xoom_desk

150 horas testando o Xoom

Pela primeira vez fiquei mais tempo perto do Xoom. Desta utilizei-o para quase todas as minhas tarefas diárias. Confira o que eu achei sobre ele:

Num primeiro contato, logo após seu lançamento, tinha achado o tablet da Motorola meio pesadão; mas depois destes dias não me pareceu um problema (na comparação com os tablets mais leves). Desconfio até que, com o tempo, este não seja mais um argumento forte de vendas.

Apesar de ter uma construção sólida e de ser um produto bem acabado, o Xoom escorrega demais para o meu gosto. E isso exige um cuidado extra para não permitir uma queda. A “pegada” é tão ruim quanto o iPad 2.

Acho que a Motorola deveria oferecer capas emborrachadas, como o Thrive da Toshiba. O melhor mesmo é comprar uma capa nos magazines ou lojas especializadas (uns 89 reais).

O material usado também é um “imã” de impressões digitais, tanto na tela como na parte de trás.

Não achei ruim a localização do botão liga/desliga, como apontaram muitos reviews. Já os botões de volume!… ficam embutidos na lateral, fora do alcance de quem não tiver alguns milímetros de unha. Deveria ser mudado no próximo modelo.

Vídeo em HD do Vimeo: aproveitando os melhores recursos do Xoom

Sem travar, mas com falhas

Para testá-lo, baixei dezenas de aplicativos, rodei vídeos, testei o som. Em nenhum momento o Xoom travou. Já o Android…

Ao abrir a página de buscas do navegador padrão, uma faixa teimava em permanecer no logo do Google. Veja na galeria de fotos no final do artigo.

Em alguns momentos o Xoom também apresentou instabilidade, fechando páginas inesperadamente. Isso aconteceu com alguns aplicativos mas, principalmente, com os navegadores testados (o nativo, Android e o Dolphin). E mesmo depois de eu baixar a versão 3.1 do Android o problema não desapareceu.

Ao consultar outros reviews, de sites especializados, quase todos apontavam para a mesma falha.

A passagem de telas é menos suave do que iPad 2.

A ligação com o Wi-Fi é tranquila para quem já tem um roteador instalado e uma conexão estável. E o acesso às configurações do aparelho é bem fácil e intuitivo.

Faltou apenas um teste dando saída HDMI em uma tv LCD (é necessário um cabo, comprado à parte). Mas fiz uma conexão com o meu jurássico Mini System Aiwa e o som ficou fantástico.

Tela de abertura: você monta do jeito que quiser

Android precisa melhorar

Não dá para falar no Xoom sem falar no seu sistema operacional, o Android Honeycomb 3.0.1.

O próprio Google sabe que precisa aperfeiçoá-lo, isto não é nenhum segredo. Novas versões devem ser lançadas nos próximos meses, para corrigir bugs e aprimorar várias funções.

A loja do Android também pede um layout menos confuso. Os aplicativos deveriam ser melhor organizados, separando as versões e tipos de dispositivos.

No dia 10 de agosto o Google liberou a versão 3.1 do Android e o Xoom ficou um pouco mais estável.

Câmera: pixels de sobra

É muito estranho fazer fotos com um dispositivo tão grande. Mas se você não tem uma câmera digital, ou a sua não tem muita qualidade, estará bem servido com o Xoom.

A lente tem boa qualidade e as cores quase sempre ficam dentro dos padrões. Fora isso, existem alguns botões de ajuste; todos eles acessíveis e fáceis de usar. Já o sensor de foco é ruim. A maioria das fotos saem nítidas, apesar de algumas vezes aparecer um “borrão” na tela.

Claro, você não vai sair por aí, tirando fotos com o Xoom. A não ser que faça um bom seguro para ele. E para fotos em ambientes fechados a qualidade cai bastante, como na maioria das câmeras digitais.

Bateria

Mesmo com um uso intensivo não precisei me preocupar com o nível da bateria. A Motorola diz que a autonomia é de 10 horas. Não fiz o cálculo mas achei que a bateria dura um pouco menos, especialmente ao rodar muitos vídeos. Para o uso diário comum ninguém deve se preocupar com isso.

Além disso, a bateria carrega rapidinho. Menos do que duas horas para uma carga total.

Transferência de arquivos

Compartilhar arquivos entre um PC e o Xoom é tranquilo. Basta usar um cabo USB que já vem de fábrica. Mas se você não quiser ter este trabalho pode usar os serviços de email ou um programa como o DropBox. (Mais detalhes: Saiba como transferir arquivos Office para um tablet).

Também tentei uma transferência via bluetooth com um Motorola Atrix. Não consegui, mesmo pesquisando sobre o assunto na internet.

Texto BrOffice enviado por email e aberto no Xoom

Assistência técnica

Durante estes dias felizmente tive um pequeno problema de conexão com o Motorola Atrix. Acompanhe o teste aqui. Digo “felizmente” por que assim tive a oportunidade de testar a assistência técnica da Motorola e ver se ela funcionava.

A ligação retorna logo; apesar das muitas opções para se chegar ao “especialista”. E tão rápido como o atendimento foi a sua solução: levar para a assistência técnica mais próxima. Não foi preciso porque, depois, eu mesmo achei a solução.

Custo x benefício

Até aqui eu diria que o Xoom é um tablet para concorrer entre os melhores do mercado. Mas, como em qualquer compra, é preciso se analisar o custo-benefício.

No varejo, Apple e Motorola travam uma batalha pelo menor preço. Hoje (12 de agosto) – o Xoom leva vantagem: 1.359 reais (Magazine Luiza); contra 1.482 do iPad 2 (FastShop). Modelos Wi-Fi.

Lembrando que o Xoom vem com 32GB de armazenamento, contra 16GB do iPad 2.

Conclusão

Depois de 15 dias de uso intensivo, a impressão mais forte que tive sobre o Xoom foi a qualidade do produto e a rapidez para realizar a maioria das tarefas (rodar vídeos, editar textos, navegar na internet).

Na comparação inevitável com o iPad 2, ele não fica devendo nada. O que realmente diferencia um do outro é o sistema operacional. E nisso o tablet da Apple ainda leva uma nítida vantagem.

O dispositivo deste teste foi cedido pela Motorola do Brasil.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Beatriz

    Queria saber se já lançaram o Motorola Xoom com 3G e Wi-Fi !Qual o 2º tablet que vcs acham que vale a pena comprar ?! Muito Obrigado

  • Sérgio Muniz

    Estive na loja um dia depois da compra do Xoom e para minha surpresa fui informado pelo gerente e vendedor que se trata de uma característica do produto da Motorola.

    Eu particularmente, considero muito mais um bug e acho que o Fabricante deveria se empenhar em corrigí-lo, até para evitar futuras reclamações e/ou insatifação por parte do usuário como eu por exemplo, que decidí pela troca por um de outro fafricante, o que foi acatado prontamente pelo fornecedor.

    Quero enfatizar que apesar do ocorrido, continuo a admirar a marca Motorola.

  • Sérgio Muniz

    Comprei o meu apenas com a versão WiFi, ontem (17/09/11) na loja FastShop do Norte Shopping, mas infelizmente não dei sorte.

    Com poucas horas de uso ele muito estranhamente apresentou o seguinte problema:Ao expandir o menu do relógio no canto inferior direito, 50% da tela escurece de maneira assustadora tirando a visibilidade da mesma quase que totalmente.

    Moral da história: Estou levando hoje para troca, possivelmente até por de um outro fabricante.

  • Beatriz

    Queria saber se já lançaram o Motorola Xoom com 3G e Wi-Fi !Qual o 2º tablet que vcs acham que vale a pena comprar ?! Muito Obrigado

  • Sérgio Muniz

    Estive na loja um dia depois da compra do Xoom e para minha surpresa fui informado pelo gerente e vendedor que se trata de uma característica do produto da Motorola.

    Eu particularmente, considero muito mais um bug e acho que o Fabricante deveria se empenhar em corrigí-lo, até para evitar futuras reclamações e/ou insatifação por parte do usuário como eu por exemplo, que decidí pela troca por um de outro fafricante, o que foi acatado prontamente pelo fornecedor.

    Quero enfatizar que apesar do ocorrido, continuo a admirar a marca Motorola.

  • Sérgio Muniz

    Comprei o meu apenas com a versão WiFi, ontem (17/09/11) na loja FastShop do Norte Shopping, mas infelizmente não dei sorte.

    Com poucas horas de uso ele muito estranhamente apresentou o seguinte problema:Ao expandir o menu do relógio no canto inferior direito, 50% da tela escurece de maneira assustadora tirando a visibilidade da mesma quase que totalmente.

    Moral da história: Estou levando hoje para troca, possivelmente até por de um outro fabricante.