android_aplicativos

5 aplicativos para tirar o máximo do seu tablet

Encontrar um aplicativo para os tablets que rodam o Android Honeycomb não é uma tarefa das mais fáceis.

Isso porque a Android Market (a loja de aplicativos do Android) não faz uma divisão dos aplicativos que rodam em smartphones e tablets.

Grande parte dos apps para smartphone até rodam no tablet, mas aí você vai perder uma dos melhores recursos, que é exatamente a sua tela maior.

Eu acredito que o Google poderia fazer esta divisão. E não faz porque ia ficar escancarado o pequeno número de aplicativos para Honeycomb oferecidos.

Então vamos lá:

TuneIn Radio

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é ouvir rádio enquanto trabalho no meu PC. Existem muitos programas para Windows que poderia baixar, mas quase nenhum funciona muito bem.

Com o TuneIn para Android é diferente. Logo ao abrir ele já começa a trabalhar por você. Listando as emissoras mais próximas (se o seu GPS estiver habilitado, é claro).

Na primeira vez que usei fiquei surpreso com o número de rádios existentes. AM, FM e rádios web.

A organização é muito boa. É fácil encontrar por tipo de assunto (tudo em português): notícias, esporte. Em Música dá para achar quase qualquer gênero.

Fora isso, existem recursos como um bookmark e funções como marcar um tempo para ligar e desligar.

Dolphin

O Android já vem com um navegador nativo. Mas se você procura um browser bem mais completo, vai gostar do Dolphin.

Além de várias funções já presentes em browsers como o Chrome para Windows, por exemplo, o Dolphin oferece inúmeros complementos: um tradutor, controle de brilho, um leitor de textos, um screen cut e até uma rádio (entre muitos outros).

Dolphin: ao rolar a página para esquerda, aparecem os ícones dos complementos

DropBox

Uma das maiores dúvidas de quem está comprando um tablet é: como vou transferir meus arquivos?

O DropBox resolve este problema. Baseado no armazenamento “nas nuvens” ele é o aplicativo ideal para a transferência de arquivos entre PCs/laptops, etc e um tablet.

Além de baixá-lo na loja do Android é necessário criar uma conta e baixar o programa para Windows/Mac. Mas isso é muito simples.

A versão gratuita permite o uso de até 5GB de armazenamento.

Saiba como usar o DropBox. E como transferir arquivos Office de um PC para um tablet.

Pulse

O Pulse é considerado um dos melhores agregadores de feeds (resumo de notícias). O maior problema é que ele já vem com uma configuração que embute feeds de sites estrangeiros.

Em compensação, existe um tutorial bem amplo explicando como fazer a sua personalização.

Vencida esta etapa, este aplicativo pode ser uma boa opção para você receber automaticamente as últimas notícias do seu site favorito.

Quer entender como funciona um feed? É só conferir o feed do Blog do Paz.

Pulse: últimas notícias dos seus sites favoritos

DrawFree

Este aplicativo é ideal para quem precisa traçar as primeiras linhas de um projeto de arquitetura ou design.

Riscar com um dedo em um tablet não é uma tarefa precisa, mas é bem prático. Dá para trocar de cor, usar pincéis, salvar e enviar o arquivo por email ou mídia social.

Zinio

Claro, se você fizer uma conta já viu que este é o sexto aplicativo e eu afirmei no título que seriam cinco.

Mas inclui o Zinio também. Apesar de ele ser gratuito para baixar, funciona com um sistema de assinaturas.

Uma das melhores coisas para se fazer com um tablet – além de navegar pela internet – é a leitura de jornais e revistas.

As maiores publicações de fora e aqui do Brasil podem ser encontradas, tanto para os sistemas iOS (iPad) como Android.

Algumas oferecem uma “degustação” dos seus serviços; outras só fazendo a assinatura.

O Zinio é um aplicativo que na verdade é uma extensão das versões impressas, com recursos de áudio e vídeo (dependendo da publicação).

O melhor do Zinio é a sua simplicidade. Funciona como uma “banca de jornais”, no qual as publicações são organizadas por assunto.

Ao se abrir uma delas, a tela é preenchida por uma página dupla e a navegação pode ser feita tanto pelo toque (virando as páginas), como pelo menu, que fica embaixo.

Infelizmente a maioria das revistas são estrangeiras, mas dá para encontrar muitas de ótima qualidade como Wallpaper, Vogue, Computer Arts, Marie Claire, Car and Drive, National Geographic, MacUser, PCMagazine, Surfing, Playboy.

Saiba mais sobre o Zinio.

Zinio: ótimas publicações e navegação rápida

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Ricardo

    Ah, esqueci de dizer que meu tablet é um genérico sem marca, e roda android 2.2. Obrigado.

  • Ricardo

    Bom dia. Adorei suas dicas de baixar os aplicativos Android, porém não consegui download do “TuneIn”; seja via prória APP Market do meu tablet, seja via website do APP market. Ao clicar o botão “instalar”, aparece a janela para que faça o login da conta Google.

    No entanto, após inserido corretamente a conta, aparece logo em seguida a mensagem de que “não há telefone android associado a esta conta”. Quando tento fazer download via aplicativo APP Market instalado no próprio tablet, aparece a mensagem de não encontrado. Já verifiquei na “contas e sincronização” da configuração, e está devidamente registrada a conta. O que pode ser feito para contornar o problema, obrigado!

    Aproveitando o ensejo, qual o aplicativo de segurança adequado para guarnecer o tablet dos virus e ataque dos hackers?

  • Ricardo

    Ah, esqueci de dizer que meu tablet é um genérico sem marca, e roda android 2.2. Obrigado.

  • Ricardo

    Bom dia. Adorei suas dicas de baixar os aplicativos Android, porém não consegui download do "TuneIn"; seja via prória APP Market do meu tablet, seja via website do APP market. Ao clicar o botão "instalar", aparece a janela para que faça o login da conta Google.

    No entanto, após inserido corretamente a conta, aparece logo em seguida a mensagem de que "não há telefone android associado a esta conta". Quando tento fazer download via aplicativo APP Market instalado no próprio tablet, aparece a mensagem de não encontrado. Já verifiquei na "contas e sincronização" da configuração, e está devidamente registrada a conta. O que pode ser feito para contornar o problema, obrigado!

    Aproveitando o ensejo, qual o aplicativo de segurança adequado para guarnecer o tablet dos virus e ataque dos hackers?