windows8_tablets

5 coisas que você precisa saber antes de comprar um tablet com Windows

Falta apenas uma semana. No dia 26 de outubro a Microsoft vai apresentar oficialmente o seu novo sistema operacional.

Para um usuário desatento é só escolher um tablet com Windows e pronto.

Mas fique atento, ao contrário dos tablets com Android, você precisa escolher à versão do Windows (que vai estar ligada ao tipo de processador e ao seu desempenho).

1 – Windows 8 ou Windows RT?

Diferentemente dos tablets com iOS (iPad) ou Android (Xoom, Galaxy, etc), o novo sistema operacional da Microsoft para tablets terá duas versões: o Windows 8 e o Windows RT.

O Windows RT foi projetado para o toque, conectividade com a internet, baterias de longa duração e foi feito para rodar em processadores ARM.

O Windows 8 está direcionado para os donos de PCs que procuram um tablet que tenha compatibilidade entre aplicativos rodando nas duas máquinas e foi feito para rodar em processadores Intel.

2 – Aplicativos compatíveis

Com poucas exceções, os atuais aplicativos do Windows não irão funcionar no RT.

Por que? A resposta está no processador ARM, que não é compatível com os sistemas operacionais presentes nos desktops, como o Windows 7.

Já os usuários que escolherem o Windows 8 não terão este problema.

3 – Confira seus periféricos e acessórios

Muitas impressoras e câmeras antigas talvez não rodem no Windows RT.

Assim, antes de escolher o sistema operacional, faça uma pesquisa com o fabricante do seu periférico para saber se ele vai fornecer um driver compatível com os novos Windows.

4 – Limite de memória

O Windows RT só chega a 32 bits. Com isso, a memória do tablet fica limitada a 4GB.

Para tablets com processadores Atom Intel (Clover Trail) que rodarem o Windows 8 também ficam limitados aos 32 bits e máximo de 4Gb de memória.

Já os tablets baseados em processadores Intel Core, rodando o Windows 8, chegam aos 64 bits, ampliando o limite de memória e a capacidade de armazenamento.

A maioria dos tablets atuais rodam em precessadores de 32 bits, mas isso deve mudar com o tempo, já que aplicativos, jogos e vídeos exigem cada vez mais memória.

A ARM já anunciou a sua linha de processadores com arquitetura de 64 bits, a ARMv8, que deve entrar no mercado em 2014.

Mas, por enquanto, a Microsoft não anunciou seus planos para um Windows RT de 64 bits.

5 – Confira os tablets com ARM

A maioria dos fabricantes que usarão processadores ARM já anunciaram as suas escolhas de chips.

Microsoft Surface, Asus Vivo, Asus Tab RT e Lenovo IdeaPad Yoga vão usar o processador Nvidia quad-core Tegra 3, direcionado para usuários que procuram alto desempenho. Para jogos, por exemplo.

Samsung Ativ Tab e Dell XPS 10″ vão usar o processador Qualcomm dual-core Snapdragon S4, que equilibra performance, conectividade e bateria.

Via PCWorld

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Christiano

    Baita confusão!!!!! Quem decidir por um tablet com windows rt vai imaginar que pode instalar qualquer programa Windows. E não vai poder.
    O problema é que a Microsoft quer abraçar o mundo. A Apple e os fabricantes de tablets com Android já mostraram que isso não é possível.

  • Christiano

    Baita confusão!!!!! Quem decidir por um tablet com windows rt vai imaginar que pode instalar qualquer programa Windows. E não vai poder.
    O problema é que a Microsoft quer abraçar o mundo. A Apple e os fabricantes de tablets com Android já mostraram que isso não é possível.