firebug

5 extensões Firefox indispensáveis para o web designer

As tarefas de um webdesigner ou de um webmaster não são poucas. Para enfrentar esta rotina nada melhor do que o auxílio de algumas ferramentas.

As extensões do Firefox são uma mão-na-roda nestas horas. Escolhi 5 extensões que considero indispensáveis:

Firebug — a que mais eu uso. Sua principal função é mostrar como podem ficar alterações de css. Tags, imagens, fundos, tudo pode ser visualizado, antes de se alterar de fato qualquer um destes itens. Se não ficar bom, basta dar um reload no navegador e pronto, tudo volta ao normal. Além disso, é possível verificar erros de css, html, javascript e monitorar o desempenho geral através do Page Speed.

Web Developer — outro campeão. Uma ferramenta indispensável para se fazer uma análise completa de uma página web. Para começar é possível desativar css, javascript, imagens, cookies; editar css; medir imagens; exibir a ordem de DIVs; destacar links internos; validar css, html, feed; e muito mais …

Screengrab! — extensão simples e eficiente. Captura qualquer imagem da tela. Você pode salvar ou copiar uma seleção ou uma pagina inteira.

LinkChecker — faz uma varredura e verifica a correção dos links de uma página web.

ScribeFire Blog Editor — compatível com a maioria dos CMs, é muito útil para a publicação de posts e artigos, sem que seja necessário se logar na área administrativa destes programas. Permite copiar-colar textos.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.