mitos_verdades_tecnologia

5 mitos e verdades sobre tecnologia

Tecnologia, hoje, é sinônimo de poder.

Mas isso não quer dizer que precisamos sair por aí consumindo tudo o que é novidade.

Do que serve comprar um iPad 2 apenas para enviar e receber emails? Ou ter uma conta no Facebook apenas para repetir o que todo mundo faz?

Vamos então aos cinco dos maiores mitos e verdades sobre tecnologia:

1 — Máquinas antigas devem ser jogadas no lixo

É mito >>> Não, não estou dizendo que você deveria ter apego àquela velharia tecnológica que tem em casa, tipo um telefone celular de 2 quilos empoeirado que você guarda no armário.

Eu sou absolutamente alucinado por novidades, mas nunca perdi o sono por não ter o último  iPhone. Eu até tenho dispositivos recém lançados no mercado, mas faço muito dos meus trabalhos em aparelhos que já têm mais de 5 anos de vida.

2 — Tablets são todos iguais, só muda a velocidade

É mito >>> A qualidade de um tablet está – além da velocidade – numa boa tela, no seu giro, na capacidade de armazenamento, na assistência técnica…

3 — Eu TENHO que ter uma conta no Facebook!

É verdade/É mito >>> Muita gente ainda acredita que o Facebook é uma revolução. E não é. Outras redes sociais na internet foram criadas há muito mais tempo.

Tá certo, o Facebook é legal, tem recursos muito bons, facilita a nossa vida.

Mas não dá para esquecer que o Facebook é um serviço comercial — que gera enormes receitas para os seus donos e para as grandes empresas que fazem paste desta rede “social”.

4 — O Windows nunca vai ser bom

É mito >>> A Microsoft fez um ótimo trabalho no Windows 7. Mas também é verdade que o Windows vem perdendo espaço para outros sistemas mais leves e mais rápidos, como o Linux, iOS (Apple) e Android (Google). A Microsoft diz que vai consertar isso no Windows 8.

5 — Não preciso mais comprar um computador veloz

É verdade >>> A lógica da indústria da informática norte-americana sempre foi a seguinte: lançar novas versões do sistema operacional dominante (o Windows) e forçar o usuário a comprar uma máquina mais potente.

Com sistemas operacionais mais leves (inclusive o novo Windows 8), não será mais preciso comprar máquinas super poderosas. Claro, elas ainda vão ter um grande peso no mercado, especialmente entre as empresas e profisiionais especializados.

Ah!, antes de aposentar o seu PC velhinho, tente colocar mais memória. Garanto que ele vai aguentar mais um tempo.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.