fotos_free_capa

5 ótimos sites para baixar imagens grátis

As principais opções são: usar a sua câmera digital; contratar os serviços de um fotógrafo profissional; comprar uma foto em um site especializado; ou baixar fotos free em sites que autorizam o seu uso. Antes de mais nada não custa observar quais são as condições do seu uso, para não ter problemas depois.

Fotos free não significam necessariamente fotos ruins. Podemos encontrar imagens de ótima qualidade, mas isso exige um certo esforço de pesquisa e exige quase sempre uma passada pelo Photoshop, para corte, correção de cores, aplicação de efeitos…

Estes são os meus eleitos:

Flickr

Um dos maiores portais de fotografia. Depois de encontrar a foto procure pelo item “Licença”. Clique no item e veja qual são os direitos. O Flickr é todo estruturado pela licença Creative Commons que atribui um direito de uso para cada imagem.

Uma forma mais simples e eficiente para se encontrar uma imagem do Flickr é usar o Compfight. Do lado direito da caixa de pesquisa você tem várias opções. É só ir clicando nos “ons” e “offs” para filtrar a busca. A principal é a primeira, com as opções do Creative Commons (escolha a opção “only”).

Stock.XCHNG

Até esta data já são quase 400 mil fotos e ilustrações. Tem muitas excelentes, divididas por tema, mas é preciso dar um garimpada. Pede registro antes de baixar.

Public Domain Photos

Site modesto pelo número de imagens: “apenas” 5 mil. Seu forte é a qualidade. Também possui uma seção de cliparts bem interessante. Vale uma visita.

Morguefile

O site com o melhor visual e mais bem organizado. Difícil não encontrar uma foto.

CGTextures

Bem, este site é para quem busca por texturas, mas tem muitas fotos também. Todas as imagens são em alta definição, muitas acima dos 3 mil pixels. É necessário fazer um cadastro.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.