site_turbinado

5 tarefas rápidas para turbinar o seu Blog

Digamos que você tenha algumas horas livres e que pretende dedicar esse tempo ao seu blog.

Não estou falando de um tempo para assumir um grande projeto, como a construção de um novo tema ou refazer completamente categorias / tags (ainda mais se você tem um site grande). Falo de um tempo para deixar o seu blog mais afinado.

Se tiver esse tempo, aqui estão cinco tarefas que você pode fazer agora para melhorar o seu blog. E tudo isto pode levar menos de uma hora e, em alguns casos, apenas alguns minutos.

E o melhor de tudo: botar a mão na massa, na maioria dos casos, têm um impacto imediato nos acessos ao seu site. Ao torná-lo mais amigável, com melhor visual e melhor conteúdo.

Então, aqui estão algumas dicas que você pode seguir para melhorar o seu site agora:

1 — Ajustar o tema

Você pode não ter o tempo necessário para reformar um tema por completo, mas porque não ajustá-lo um pouco? Que tal melhorar a tipografia, tornando o texto mais fácil de ler? Ou quem sabe não seja hora de repensar o logo?

Embora, em um mundo perfeito, o visual de um site não tenha tanto impacto quanto o conteúdo, a aparência ainda tem muita importância na web, especialmente quando afeta a legibilidade.

Reserve algum tempo para observar o seu site, analisar seus pontos visualmente mais fracos e refazê-los. Mesmo que seja tão simples quanto adicionar novos botões de RSS, pode ser uma grande ajuda.

2 — Faça uma análise completa do seu site

Você sabe qual a velocidade de abertura das páginas do seu site? Se não sabe, execute uma análise de velocidade para descobrir. Então, tudo que tem a fazer é eliminar o que está retardando a velocidade, e – quase sempre – vai perceber uma diferença drástica.

Para isso, baixe o complemento Firebug para Firefox e, se já baixou, o complemento Page Speed, que roda sob o Firebug.

Você também pode testar a velocidade com o PageSpeed online, do Google.

Agora, se quiser fazer uma análise completa, use o  Woorank.com, que literalmente vira o seu site do avesso, mostrando o que você deveria fazer para melhorá-lo.

Woorank: faz uma análise completa. Online.

3 — Adicione páginas estáticas

Embora a maioria das pessoas acessem os blogs para ler o conteúdo do dia-a-dia, quase todas tornam-se leitores regulares, pelo menos em parte devido a algum conteúdo disponível nas páginas estáticas.

Se verificar suas estatísticas de tráfego, provavelmente vai descobrir que as páginas estáticas estão entre as mais populares. Reserve algum tempo para atualizar ou adicionar conteúdo às suas páginas estáticas. Escreva um pouco sobre si mesmo, inclua uma foto para reforçar uma ligação mais humano e adicione outras páginas que complementem os conteúdos regulares do seu blog.

Funciona muito bem.

4 — Adicione novos recursos

Embora a adição aleatória de novos recursos possam trazer problemas – especialmente em relação à velocidade e ao visual – se você está querendo adicionar uma interação com o Twitter não perca mais tempo.

Quase todos os CMS como o Joomla, WordPress e outras plataformas tornaram a tarefa de adicionar plugins, widgets e outros elementos muito mais fácil. Se quiser experimentar uma nova ferramenta ou serviço, poderá fazer isto com relativa facilidade e segurança.

Só não se esqueça de acompanhar de perto como isso afeta o seu site para garantir que o novo recurso traga mais benefícios do que prejuízos.

5 — Anote tudo o que achar interessante

Produzir pautas a partir de ideias que aparecem enquanto você navega pela web é um ótimo exercício para criar novos posts.

Se você é um daqueles que tem tempo suficiente para dedicar-se ao seu blog, a geração de ideias e a redação de conteúdo provavelmente fazem parte do mesmo processo.

A equação é simples: quando as ideias não aparecem quando você acorda pela manhã, talvez precise gastar horas para tentar criar o post perfeito. Com a elaboração de uma pauta isso muda e a qualidade das suas mensagens vai melhorar muito.  Se postar todos os dias e levar uma hora para conseguir 15 boas ideias, terá três semanas de posts de alta qualidade.

O que pode ser melhor do que isto?

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Daniel

    Adorei as dicas, embora já tenha um certo tempo essa postagem. Mas, de qualquer forma, quero agradecer. É sempre bom adiquirir conhecimento de quem já entende do assunto e aproveitar o momento e deixar aqui o meu blog para vocês acessarem e dar uma forçinha. É um blog sobre internet em geral, tecnologia, novidades do mundo virtual, etc.

    http://tecnologiccworld.blogspot.com/

    Desde já agradeço!!!

  • Daniel

    Adorei as dicas, embora já tenha um certo tempo essa postagem. Mas, de qualquer forma, quero agradecer. É sempre bom adiquirir conhecimento de quem já entende do assunto e aproveitar o momento e deixar aqui o meu blog para vocês acessarem e dar uma forçinha. É um blog sobre internet em geral, tecnologia, novidades do mundo virtual, etc.
    http://tecnologiccworld.blogspot.com/

    Desde já agradeço!!!