kindle4_tela

Amazon prepara o Kindle 4 com tela colorida

O Kindle da Amazon, é considerado o melhor e-reader (leitor de livros). Mas seu espaço está sendo ocupado pelos novos tablets. A razão é clara: ele ainda é vendido com uma tela monocromática.

Mas isso pode estar mudando. É grande a especulação sobre o lançamento do Kindle 4 em cores, com recurso touchscreen e tecnologia E-ink, ainda em 2011.

Atualização em 3 de maio de 2011 — As primeiras informações veiculadas aqui no Blog do Paz, em primeira mão, estão se confirmando: o lançamento do novo Kindle está cada vez mais quente.

A informação foi confirmada pela DigiTimes, empresa especializada na área de tecnologia. Segundo esta fonte, a Amazon já fez os primeiros contatos com a Quanta Computer, empresa de Taiwan que será a responsável pela produção do novo tablet e que receberá a tecnologia E-Ink (veja abaixo).

O novo Kindle deve chegar no segundo semestre de 2011, vai usar o Android, e está previsto uma produção de até 800 mil unidades por mês.

 

Se confirmado, isso pode ser a grande novidade do ano no mercado de leitores e tablets. A explicação é simples: apesar do lançamento de novos dispositivos, mais finos, mais velozes e com maior resolução, uma de suas maiores deficiências é a legibilidade do texto.

E na medida em que cada vez mais usuários usam os tablets para a leitura, uma tela melhor pode fazer muita diferença.

Nas telas LCD a imagem (e o texto) é formada por pequenos quadrados (os pixels). Já na tecnologia E-ink a imagem é formada por milhões de microcápsulas do tamanho de um fio de cabelo.

O que isso representa? Maior nitidez, redução dos reflexos (um dos maiores problemas das telas LCD dos tablets) e baixíssimo consumo de energia.

Amazon app store for Android é apenas o começo

A criação de sua loja de aplicativos Android pode ser um indício de que a Amazon está mesmo decidida a competir no mercado dos tablets.

A Amazon poderá assim expandir seu milionário comércio de venda de livros, vídeos, mp3s e agora aplicativos Android.

Photoshop: versão básica é gratuita

Na loja de apps você já pode encontrar centenas itens, divididos em 35 categorias, que vão desde games até utilitários, revistas, programas Adobe e muito mais… Um exemplo: com um app de mp3, por exemplo, pode-se baixar mais de 15 milhões de músicas. A maioria entre 0,90 e 0,99 dólares, mas muitas gratuitas também.

Uma das formas encontradas pela Amazon para atrair novos clientes é oferecer pelo menos um app pago por dia e a possibilidade de testar o aplicativo antes da compra, a mesma estratégia usada pelo Google na sua loja (a Apple não permite testes).

Como funciona a tecnologia E-ink

Todos os Kindle monocromáticos atuais utilizam a tecnologia E-ink, desenvolvida pela E-ink Corp. É usada uma tinta eletrônica formada por pequenas bolhas microscópicas.

Essas pequeníssimas bolhas ficam entre folhas de plástico e cada uma é composta por uma mistura de partículas pretas e brancas (ou coloridas) que flutuam sob o líquido.

O aparelho que utiliza este tipo de tela (no caso o Kindle) envia uma carga elétrica para as bolhas e isso faz as partículas se moverem para cima ou para baixo — criando a aparência de tinta das imagens e textos.

Empresa já tem a tela colorida

A E-ink Corp recentemente anunciou o desenvolvimento a sua E Ink Triton Imaging Film, uma tela e-paper colorida de alto contraste, legível à luz solar e de baixo consumo de energia.

Esta seria uma das maiores provas de que realmente existe a possibilidade de a Amazon lançar uma tela e-ink em cores.

A chinesa Hanvon Technology já testou um e-reader com uma tela e-ink híbrida (preto e branco com um filtro colorido por cima). Ainda não é uma tela e-ink colorida genuína mas pode ser um começo.

Como será no Brasil?

Bom, até aqui falamos no mercado norte-americano. Resta saber qual a importância que será dada ao mercado brasileiro, tanto na venda de novos produtos quanto de suas lojas.

Hoje a Amazon chega até o consumidor brasileiro através de importadores independentes, que muitas vezes se negam a dar a assistência técnica obrigatória. Veja aqui.

Futuro dos Tablets

Se confirmada, a informação do lançamento de um novo Kindle com tela E-ink poderá estar abrindo as portas para o que, acredito, seja o futuro dos tablets e e-readers daqui para adiante.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Rafael Barreto

    Olá, bom dia. Estou na dúvida em qual Tablet comprar e uma informação se faz muito importante para mim.

    Gostaria de saber, portanto se o Samsung Galaxy Tab de 7″ possui a possibilidade de ser ligado a um projetor multimídia ou a uma TV, ou ainda, basta saber se ele apresenta uma saída de vídeo.

    Se não puder fazer a conexão direta dele com o equipamento (TV ou datashow), gostaria de saber se ele possui algum dispositivo (assessório) que realize esta tarefa?
    Em caso afirmativo, você saberia informar onde será possível realizar a compra destes dispositivos.

    Desde já agradecido pela atenção dispensada.
    No aguardo de um retorno.
    OBS.: Se alguém puder me ajudar neste sentido, ficaria muito agradecido.

  • Rafael Barreto

    Olá, bom dia. Estou na dúvida em qual Tablet comprar e uma informação se faz muito importante para mim.

    Gostaria de saber, portanto se o Samsung Galaxy Tab de 7" possui a possibilidade de ser ligado a um projetor multimídia ou a uma TV, ou ainda, basta saber se ele apresenta uma saída de vídeo.

    Se não puder fazer a conexão direta dele com o equipamento (TV ou datashow), gostaria de saber se ele possui algum dispositivo (assessório) que realize esta tarefa?
    Em caso afirmativo, você saberia informar onde será possível realizar a compra destes dispositivos.

    Desde já agradecido pela atenção dispensada.
    No aguardo de um retorno.
    OBS.: Se alguém puder me ajudar neste sentido, ficaria muito agradecido.