ipad_compra

Apple deverá produzir um tablet de 8 polegadas

O mercado dos tablets não está marcado apenas pela disputa entre o iPad 2 e os dispositivos Android.

A divisão pelo tamanho assume cada vez mais importância. De um lado estão os tablets de 7 polegadas (Kindle Fire e o Samsung Tab). De outro, o líder iPad 2, com 9.7 polegadas e seus concorrentes diretos (Motorola Xoom e Galaxy 10.1).

É por isso que a Apple não descarta a produção de um dispositivo menor, com 8 polegadas talvez.

Segundo o Wall Street Journal, citando uma fonte da Ásia, a tela teria a mesma resolução do iPad 2 (eu apostaria em uma resolução maior).

Liderança ameaçada

A Apple ainda é a líder isolada no mercado dos tablets. Como o esperado, vem perdendo participação. Não é muito, é verdade; eu 2010 passou de 63,3% para 61,5% de acordo com a empresa de pesquisas IDC.

Mas no setor de marketing a liderança, antes de ser uma posição confortável, representa um risco se a empresa não se mantiver alerta.

E a Apple sabe muito bem disso. Lançar um tablet de 8 polegadas representa expandir seu portifólio de produtos, estratégia já usada pela rival Samsung. Também é uma forma de marcar posição numa fatia de mercado (dos tablets menores) cada vez mais disputada.

Só especulação?

A maioria dos sites afirma que as notícias sobre os novos lançamentos da Apple são mera especulação. Mas não é bem assim. A Apple trabalha com fornecedores, a maioria asiáticos. É quase impossível que as informações não vazem.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.