iphone5_box

Apple devolve entre 5/8 milhões de iPhones e Foxconn pode ter um prejuízo de 256 milhões de dólares

De acordo com os sites China Times e China Business, a Apple fez, em março, a devolução de pelos menos 5 milhões de iPhones 5 à Foxconn, sua parceira chinesa responsável pela montagem de dispositivos móveis da empresa norte-americana. Este número poderia chegar aos 8 milhões.

Não se conhece os detalhes de quais seriam estas falhas de produção, porém muitos usuários que adquiriram os primeiros iPhones 5 reclamaram de problemas como arranhões e peças mal encaixadas.

Mesmo com tantos aparelhos devolvidos, a comercialização de iPhones ainda não foi afetada; e, ao que tudo indica, isso não irá acontecer.

Segundo alguns executivos da Foxconn, as falhas estariam relacionadas à complexidade de montagem do novo iPhone. 

Por isso, a Apple também foi obrigada a entregar menos aparelhos do que os solicitados pelas redes de varejo, logo após o seu lançamento, em setembro de 2012. O equilíbrio entre demanda/oferta só foi normalizado dois meses e meio depois.

Cada iPhone 5 devolvido à Foxconn vai custar à empresa chinesa cerca de 32 dólares, com um prejuízo que pode chegar a até 256 milhões de dólares.

Vendas em alta

Mesmo com problemas na montagem do iPhone 5, a Apple fechou o quarto trimestre de 2012 como líder mundial de vendas na categoria de smartphones (pesquisa feita pela Strategy Analytics).

O aparelho ultrapassou o seu principal rival, o Samsung Galaxy S3, atingindo 13 por cento das vendas de smartphones, correspondendo a 27,4 milhões de unidades vendidas.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.