retina_display

Apple pode antecipar o lançamento do iPad 3

Se você acabou de comprar o iPad 2, não se preocupe; um novo iPad talvez só venha lá pelo meio de 2012. Mas… em um mercado super aquecido como o dos tablets tudo pode acontecer.

A Amazon, um adversário potencialmente “perigoso” estaria pronta para lançar, ainda este ano, um Kindle com tela colorida e tecnologia E-ink. Isso representaria a concorrência com um dispositivo usando um display muito superior a todos os tablets comercializados atualmente.

Por enquanto são apenas especulações; a Apple obviamente não vai dar maiores detalhes sobre a nova versão do iPad.

Mas a probabilidade de a Apple lançar o próximo iPad com uma tela de Retina Display, para enfrentar o novo Kindle, é enorme.

Segundo o jornal Korean Times a Apple já estaria fazendo alguns testes com displays da LG e da Samsung.

Esta informação “esquentou” depois que executivos da LG acusaram a Samsung de fabricar telas OLED “não adequadas do ponto de vista qualidade de imagem, tempo de resposta, consumo de energia e taxas de contraste”. A LG também informou estar preparando a tela de Retina para outros fabricantes.

De olho no Amazon Kindle

Independentemente de qual empresa vá fabricar o novo monitor, não é muito difícil se prever o próximo passo da Apple em relação ao iPad 3.

A principal razão é a experiência já adquirida em seus próprios produtos que usam o Retina Display: o iPod touch e o iPhone 4.

A grande vantagem desta tecnologia é aumentar o número de pixels por polegada. No iPad 2 são 132 pixels e em uma tela com Retina são 326 pixels. O resultado prático é principalmente uma visualização mais nítida do texto (e de imagens também).

Ou seja, está aberta a briga por um mercado que pretende cativar os consumidores que procuram por um dispositivo para a leitura de livros, jornais e revistas.

Pela Apple, a comercialização do novo iPad não deveria acontecer antes de 2012. Mas isso vai depender dos próximos passos da Amazon.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.