icloud

Apple revela seu mais novo serviço: o iCloud

Uma das maiores pragas para os usuários da Apple é a transferência de arquivos a partir do iTunes. Mas agora seus problemas acabaram… ou pelo menos tudo ficou um pouco mais fácil.

A inspiração deste serviço vem de um aplicativo que vem fazendo muito sucesso: o DropBox (veja neste artigo). Na verdade a Apple já possui um serviço semelhante – o Mobileme – que será desativado no dia 30 de junho de 2012.

O iCloud da Apple nada mais é do que um serviço de armazenamento de dados que possibilita a troca de conteúdo (fotos, vídeos, documentos) entre os dispositivos Apple e entre estes e PCs.

Funciona de forma semelhante a um serviço de hospedagem de sites. Ao enviar seus arquivos a um servidor (no caso a Apple) ele fica disponível para você acessá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar.

E se algum conteúdo é modificado, esta ação é atualizada automaticamente em qualquer dispositivo aberto. Você já usou o Google Docs? É igual.

Tudo automático

Não entendeu ? Vamos a um exemplo: você tem um PC, um iPod Touch e um iPad. Hoje, se quiser transferir arquivos entre eles vai precisar usar o iTunes e sincronizá-lo entre os aparelhos. Com o iCloud você envia o arquivo ao servidor Apple e ele fica disponível para ser aberto em qualquer um destes dispositivos.

PhotoStream: álbum disponível em qualquer dispositivo Apple

Um das coisas mais interessantes do iCloud é sua capacidade de executar várias tarefas sem a intervenção do usuário. Entre elas está a sincronização e o salvamento automáticos.

Outra grande vantagem: ao baixar um aplicativo ele fica disponível automaticamente para qualquer dispositivo Apple que você possuir. Email, lista de contatos e calendário também ficam disponíveis e sincronizados.

Finalmente, uma ótima notícia para quem possui centenas (talvez milhares) de fotos armazenadas em algum Apple, como o iPod Touch. Agora todas elas podem ficar no iClouds. E serem acessadas por qualquer outro dispositivo Apple.

A Apple também anunciou uma nova versão gratuita do iTunes que funciona da mesma forma que o iCloud, para o gerenciamento de multimidia.

O iCloud deverá estar disponível nos próximos meses e será gratuito para armazenagens de até 5GB.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.