yelp

Chegou o Yelp, o guia feito pelos usuários e terror dos donos de restaurantes

Tá certo, o Yelp é uma rede social que abrange muitos outros serviços além da avaliação de restaurantes. 

Mas fiquei alguns minutos pensando em um título que pudesse chamar a atenção.

Funciona mais ou menos assim: se você autorizar o app a acessar a sua localização (altamente recomendável) vai ter a relação de produtos e/ou serviços que estão próximos ao lugar onde você está.

Bem isso não é novidade, pelo menos aqui no Brasil. O Foursquare e até o Google já fazem isso.

Só que eu achei o Yelp mais bem organizado do que o Foursquare.

Vai mais direto ao assunto e entrega as opções com mais rapidez. Exemplo: escolha um lugar e já vai dar de cara com a rota (via Google Maps) de como chegar ao seu destino

Além de encontrar produtos e serviços, você ainda pode compartilhar suas avaliações e atividades com seus amigos de outras redes, como o Facebook.

Fora os restaurantes, o Yelp tem as categorias de bares, cafeterias, postos de combustíveis, farmácias e compras (shoppings, etc).

yelp_mapa

Cronista de bar

Um das coisas mais legais neste tipo de aplicativo está mesmo nos recursos para o usuário poder avaliar qualquer coisa que desejar.

Claro, isso pode gerar uma certa dúvida sobre a credibilidade destas avaliações, já que podem ser feitas por “qualquer um”.

Mas eu entrei num destes aplicativos para conferir as avaliações dos usuários sobre dezenas de lugares, muitos deles nas quais eu também já havia frequentado e percebi que a grande maioria eram, vamos dizer assim, verdadeiras.

Mas o melhor mesmo – para mim – está nas críticas “negativas”. Eu me divirta com isso. Mas não é por mal, é apenas uma forma mais rápida para decidirmos o que é o melhor.

“Não tem estacionamento, muito caro, esperei duas horas na sexta-feira”. 

Ok, mas se você não tem carro, está ganhando bem e aproveita as filas para azarar, este é o lugar certo.

Então, eu não entendo muito bem um certo pavor dos donos de alguns estabelecimentos quando alguém menciona o nome de uma destas novas redes sociais.

Deveriam aproveitar este novo canal de comunicação para falar com seus clientes.

Afinal, a grande maioria só quer mesmo é conhecer novos lugares e/ou ter serviços e produtos melhores.

yelp_configura

No começo, poucas informações

Como a versão brasileira do Yelp ainda não completou um mês de lançamento, o número de estabelecimentos e de avaliações de usuários ainda é pequeno.

Claro, não dá para comparar, por exemplo, com a versão norte-americana, que já tem quase dez anos.

A inscrição de novas empresas, que também é feita livremente, através de um formulário, também deve ser um pouco lenta nos primeiros meses.

Baixe aqui:

Yelp para Android

Yelp para iPad, iPhone e iPod touch

 

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.