google_chromecast

Chromecast: Smart TV a preço de banana

Eu dei um soco no ar quando li a notícia de que o Google estava lançando o Chromecast, um “aparelhinho”, parecido com um pendrive e que, ligado a entrada HDMI de uma tv digital, se transforma em algo parecido a uma Smart TV. Por míseros 35 dólares.

É… mas no Brasil ele custa 250 reais! (preço de janeiro de 2015).

Explico a minha euforia: no ano passado comprei um tv LED Samsung no Ponto Frio. Sem Smart TV.

Eu já sabia que essas smart tvs não são tão espertas como o nome em inglês sugere, mas, mesmo assim, fiquei p*** quando descobri depois que a loja também estava vendendo naquele dia uma tv Smart igualzinha ao modelo que eu estava comprando. Pelo mesmíssimo preço. Eita, Ponto Frio!

Agora é a hora da revanche. E eu não vejo a hora de testar um Chromecast para ver se funciona mesmo.

Central multimídia

Não se engane. Apesar de pequenininho e barato, o Chromecast pode servir como uma verdadeira central multimídia, comandada – via wi-fi – por um notebook, tablet ou smartphone.

Mas atenção: o Chromecast não serve como um espelho do seu dispositivo, replicando o que está na sua tela.

Obs: como o aplicativo do ChromeCast está sempre sendo atualizado, já é possível espelhar a tela de dispositivos com Android 4.4 / KitKat.

Ele atua em conjunto com serviços do tipo Netflix, YouTube ou reproduz vídeos de alguns sites especializados como o Vimeo.

E, com certeza, também será possível baixar outros apps que o Google provavelmente irá lançar nos próximos meses.

Fora isso, o Chromecast também é capaz de reproduzir arquivos de som e de imagens do seu tablet ou smartphone.

Precinho xing-lig, mas só lá fora

O melhor deste Chromecast é o seu preço camarada (35 dólares). Nos EUA…

Hoje, a única maneira para se conectar um dispositivo a uma HDTV, além de uma Smart TV, é adquirindo um setup box.

Para aparelhos Android nem existem muitas opções. O próprio Google tem a sua Google TV, que é usada por outros fabricantes e chega a custar perto de 160 dólares (Sony NSZ-GS7).

Para iPads, iPhones e iPods tem a Apple TV, este sim um box mais decente. Mas o seu preço também assusta: 350 reais é o mínimo que você irá pagar por ele.

O que você precisa

O Chromecast funciona em uma tv digital, fazendo a conexão com notebooks, smartphones e tablets com Android.

E…acredite… ele também é compatível com iPads, iPods Touch, iPhones e Macs.

Depois que você “espeta” o Chromecast na sua HDTV, aí é só fazer uma pequena configuração no seu dispositivo e digitar um código de segurança.

Números de cair o queixo

Segundo um executivo do Google, durante a apresentação oficial do Chromecast para a imprensa, o YouTube e o Netflix já representam quase a metade de todo o espaço de banda da internet nos EUA.

No Brasil talvez não chegue a tanto, mais em função do Netflix, que é um serviço pago.

O certo é que o vídeo realmente domina boa parte da web, e não é por nada que empresas como o Google vêm a anos tentando emplacar um produto que faça essa ponte entre as telinhas e as imensas tvs digitais.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.