windows8b

Confira as principais novidades do Windows 8

Criar um sistema operacional que funcione em quase todos os dispositivos. Hoje este é o grande desafio da Microsoft.

Acompanhe a seguir quais são as sua principais características:

(Fonte: Mashable Tech)

1 – Windows 8 roda em tablets, notebooks e desktops

Talvez a maior diferença entre o Windows 8 e suas versões anteriores é que ele foi projetado para funcionar não apenas em laptops e desktops, mas em tablets e smartphones também.

Para se adaptar aos dispositivos móveis, a Microsoft se viu obrigada a criar uma interfece totalmente nova, que recebe o nome de Metro (já usada no Windows Phone).

O Windows 8 também foi projetado para funcionar em telas sensíveis ao toque, assim como em processadores baseados na tecnologia ARM.

A tecnologia ARM está integrada à maioria dos smartphones e tablets no mundo. Chips ARM são mais adequados para esses formatos menores, devido ao seu menor consumo de energia.

Até mesmo o A5 Apple, o chip do iPad 2, contém uma CPU ARM dual-core Cortex-A9. O resultado é que o Windows 8 pode rodar em praticamente qualquer dispositivo que tenha um processador Intel, AMD ou ARM.

2 – Mais leve e mais rápido

O Windows 8 apresenta melhorias significativas de desempenho sobre os seus antecessores . O consumo de memória foi reduzido, assim como o tempo de boot (Windows 8 inicializa em menos de oito segundos).

O sistema operacional também suporta USB 3.0 e Hyper-V . Resultado: ele é tão rápido como o iOS e Mac OS X Lion. Será? Vamos esperar, mas esta é uma promessa da Microsoft.

3 – Loja de aplicativos: inspiração no sucesso da Apple

A Microsoft terá uma loja de aplicativos. Isso não deveria ser uma surpresa para ninguém. O sucesso da Apple App Store obrigou os concorrentes a abrirem suas próprias lojas também.

E a inclusão de uma loja do Windows oferece novas oportunidades de negócios para os desenvolvedores. Ela cria um incentivo para que os desenvolvedores criem aplicativos no estilo Metro, que poderiam vender bem no sistema operacional mais popular do mundo.

E é uma clara indicação de que a Microsoft pretende bater de frente no terreno dominado pela Apple e sua App Store.

4 – Aposta total na computação móvel

O Windows 8 foi projetado em função das telas sensíveis ao toque. Mas ele também funciona com um teclado e um mouse. Sim, o Windows 8 inclui a interface, já conhecida, do usuário de desktop.

E sim, você pode instalar seus aplicativos de desktop padrão (o primeiro aplicativo que eu instalei no meu Windows 8 foi o Firefox). No entanto, a verdadeira magia do SO ocorre quando você está passando através da interface dos quadros, como a abertura de jogos, interagindo com o dispositivo através do toque.

A Microsoft trabalha contra o relógio; ela sabe que os dispositivos móveis estão ocupando uma parte importante do mercado.

E é nisso que a empresa está apostando. Se a Apple foi pioneira no sistema operacional baseada em toque com o iOS, a Microsoft está tentando aperfeiçoá-lo. É uma aposta radical.

5 – Interface renovada

O Windows 8 vem com um layout claramente inspirado no Android Honeycomb. Mas não é igual.

A tela inicial é composta por quadros, que podem ser mudados de acordo com a preferência do usuário. Eles substituem os widgets do Windows 7, mas agora são dinâmicos.

A ideia é a de que a tela principal seja uma agregadora dos serviços Microsoft, como o Windows Live, e das redes sociais, como o Facebook.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.