browsers

Conheça 4 ótimos navegadores para tablets com Android

Se você fizer uma pesquisa por browsers na Google Play vai encontrar dezenas, sim, dezenas de navegadores.

Eles ainda são os aplicativos mais populares da loja do Google, com nada mais, nada menos do que 2 bilhões de downloads!

O layout da maioria segue uma mesma lógica e possui basicamente os mesmos recursos dispostos mais ou menos nos mesmos pontos. Barra de endereços no topo, acompanhado de um atalho para outras guias e um acesso para as configurações.

Mas por qual razão alguém trocaria o Chrome (navegador padrão do Android) por algum outro desconhecido?

Algumas razões já me fizeram procurar por um novo browser:
Maior velocidade Recurso de tradução Mostrar apenas texto

 

Não encontrei nenhum que englobasse todas essas características – e mais outras – num mesmo navegador.

Para este post eu escolhi quatro navegadores O critério seguiu a tradição e a popularidade de cada um na loja de aplicativos do Google.

UC Browser HD

O que realmente chama a atenção neste browser é o seu layout limpo, o que permite uma rápida troca de telas. Está tudo a poucos centímetros do dedo. Histórico, favoritos, etc.

Na Google Play ele aparece como direcionado para tablets. Não vejo isso como uma vantagem, já que os websites atuais devem se encaixar em qualquer disposição (layout responsivo).

O mesmo vale para a função “speed mode”, que talvez funcione em smartphones na função 3G/4G, mas em tablets com wi-fi não faz nenhuma diferença.

Por alguma razão que eu não consegui identificar, o UC Browser travou no meio do teste e eu tive que reinstalá-lo.

Mas tudo isso não apaga as virtudes deste navegador: a simplicidade e o layout.

Negativo

O recurso de “só texto” na verdade é um “sem imagens”. Pode parecer a mesma coisa, mas não é.
Não está traduzido para o português.

Positivo

My Video. Um recurso bem interessante e ausente nos outros navegadores. Mostra a lista de vídeos armazenadas no tablet e os vídeos já acessados (histórico).

Dá para entrar direto no YouTube, o que é uma mão na roda. Só que isso tem um “custo” ; você precisa ter uma paciência extra para ver os 30 segundos de propaganda, vendida pelo próprio browser.

 

Avaliação

linha

Screenshot_2015-10-10-00-43-46 Screenshot_2015-10-10-00-48-54

Puffin Free

É… O nome em português não ajuda muito.

O Puffin ficou conhecido no mundo iOS, como uma opção para rodar os vídeos em flash, quando o flash dominava o mercado.

Hoje isso é um recurso praticamente desnecessário; os vídeos em html5 substituíram o flash.

O desenvolvedor afirma que o Puffin economiza até 90% da sua largura de banda em uma navegação “comum”, ou seja, em páginas com imagens e textos. Isso é útil em smartphones usando o 3G/4G, mas meio sem sentido para um tablet wi-fi.

Também afirma que o navegador é mais rápido do que seus concorrentes por usar a navegação em nuvens, reduzindo o tempo da troca de dados entre o usuário e o endereço visitado.

Pelos testes do site especializado Phonearena, o Puffin atingiria uma velocidade perto de 50% maior do que os outros browsers.

Traduza estes dados com alguma cautela. Afinal, a velocidade da Internet está vinculada a fatores como a operadora que você usa, a velocidade de conexão, a estabilidade, o local, etc… Além disso, os servidores que sustentam a navegação em nuvem do Puffin ficam apenas nos EUA.

Uma boa opção deste Browser e a função de salvamento na nuvem. O desenvolvedor diz que essa tarefa acontece com uma redução do tempo de download. Fiz um teste baixando um arquivo com 125Mb, num site especializado. A partir do Chrome levou 4 minutos. Com o Puffin, 1 minuto.

Mas, no final, ele merece estar nesta lista pela sua velocidade.

Negativo

Mesmo que faltem alguns recursos, ele monta as páginas web com bastante rapidez.

Positivo

Apesar de ser um browser clean, o layout é meio confuso.
Tem uma tradução do backend/configurações bem tosca (e cheia de erros) para o português, o que mostra uma falta de cuidado dos desenvolvedores deste navegador com o público brasileiro e português.

 

Avaliação 

linha

Baidu HD

O Baidu segue as mesmas virtudes que fazem do seu concorrente UC Browser um dos mais baixados na loja do Google.

Surpreendentemente o Baidu vai além. Fora o design limpo, acessível e descomplicado, ele oferece recursos extras bem úteis: captura de imagem e bloqueio de tela são dois bons exemplos.

A montagem da páginas é rápida e consistente.
Outro “mimo” bem interessante para o usuário é a troca de páginas através de dois dedos.

Negativo

Ao habilitar o teclado bluetooth apareceu uma faixa de rolagem cinza no topo, totalmente inútil e atrapalhando a navegação. Provavelmente um bug – a ser corrigido.

Positivo

Simplicidade e bom layout.

 

Avaliação 

linha

Maxtron

Eu não conhecia este browser. E quando comecei a usá-lo, logo me chamou a atenção a falta de recursos extras.

Mas eu gostei. Ele passa a sensação de ser uma ferramenta sólida, que não vai ficar travando por qualquer coisinha.

Não é só impressão: ele faz – muito bem – o básico, que é afinal aquilo que todo o usuário no final deseja: achar e montar páginas e websites de uma forma consistente e com clareza.

Ele não é do tipo “olhai, eu cheguei”; bem ao contrário, é discreto em tudo. Quer a navegação privativa? Então nada de telas pretas ou outras frescuras, apenas marque no menu.

O layout é minimalista, inspirado no iOS e no que ele tem de melhor. E para quem já usou um iPad, fica evidente as semelhanças com o design – e a lógica – da Apple.

Uma barra de endereços e opções de compartilhamento e download no topo e uma barra de alegação e recursos básicos abaixo. Simples assim.

Negativo

Poderia trazer algum recurso extra como a leitura só texto.

Positivo

Browser sólido, o que demonstra uma preocupação dos seus desenvolvedores com a estabilidade do navegador.
A navegação por menus flutuantes – muito bom.

 

Avaliação 

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.