motorola_xoom

Conheça o Xoom: o tablet da Motorola para enfrentar o iPad

Enfrentar o iPad definindo-se como o tablet mais rápido do mercado parece pouco. Confira o que Xoom tem de melhor — e ‘pior’:

Os pontos fortes

1 — Um processador Tegra Dual core (dois núcleos) com 1GHz.

2 — Memória RAM de 1GB DDR2.

3 — Planos (norte-americanos) de conexão 4G, dez vezes mais rápida que a conexão 3G.

4 — O Xoom virá com uma tela de 10.1 polegadas de alta definição, uma câmera frontal para vídeo chat, mais uma câmera de 5 megapixels que pode gravar vídeos de alta definição.

Vai permitir o conteúdo em vídeo Flash — a grande e conhecida lacuna do iPad — e pode funcionar como um Wi-Fi para conexão com até cinco aparelhos ligados à Internet.

5 — O novo Android 3.0 (Honeycomb) – desenhado pelo Google exclusivamente para tablets. As versões atuais do Android rodam nos tablets mas foram criadas para os pequenos smartphones.

Em uma demonstração da Motorola, os aplicativos na tela do Xoom agora se assemelham agora mais a um computador desktop do que com a tela de um smartphone. E a navegação na Web também comporta-se como em um computador de tamanho maior.

O sistema Honeycomb inclui ainda uma versão redesenhada do YouTube e tem a capacidade de fazer chamadas de vídeo através do Google Talk.

Os pontos fracos

1 — Em um mercado dominado pelo iPad, oferece apenas um modelo com 32GB de memória interna.

2 — Possui um tamanho maior do que o iPad, quando poderia entrar no mercado com um modelo menor e disputar as vendas com o Galaxy.

3 — Entregar um software já adaptado aos tablets como o Android 3.0 já é um grande avanço, mas ainda há um longo caminho a percorrer para encostar nos 65 mil aplicativos oferecidos pela Apple.

4 — O preço é meio salgado. Por um contrato de 1 ano com operadora norte-americana Verizon o preço do Xoom fica em 800 dólares (32GB, Wi-Fi), baixando para 600 dólares se o contrato for por no mínimo 2 anos. Para comparar: o Samsung Galaxy Tab 7″, se adquirido junto à Verizon, em um contrato de dois anos, sai por 400 dólares.

No site da Walmart ele custa 599 dólares (32GB, Wi-Fi), mas por enquanto (dia 9 de abril de 2010) está fora de estoque. Nesta mesma rede é possível encontrar o iPad 2 (16GB, Wi-Fi) por 499 dólares.

5 — Outro ponto, as vezes esquecido pelo consumidor brasileiro, é o pós-venda. Qual a estrutura da Motorola Brasil para atender os seus clientes? Se a referência for o site da empresa muita coisa ainda tem que mudar.

Conclusão

Especialistas que testaram o Xoom destacaram a sua velocidade e os avanços do Android 3.0. Como é um sistema novo, os aplicativos ainda são em pequeno número. Mas, ancorados pelas vendas dos tablets, os apps para Android devem crescer, e muito, nos próximos meses.

É o concorrrente direto do iPad 2 e tem um grande potencial.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.