google_documentos

Editor de textos do Google mudou. Eu gostei.

Para quem sempre achou o Word muito pesado, com as suas “mil e uma inutilidades”, o novo Google Documentos, ou simplesmente Google Docs, é uma boa opção para a edição de textos.

Além disso, ele também funciona muito bem para a importação, criação e edição de planilhas (do tipo Excel) e apresentações (do tipo PowerPoint).

E não é nada bom para criar formulários, desenhos e tabelas (a não ser que estas sejam feitas diretamente em um documento de texto).

Se não quiser partir do zero, o Google Docs até oferece alguns modelos prontos (quase todos muito ruins).

A primeira grande vantagem é que não é preciso instalar nada, ele é online. A segunda vantagem, e a melhor: ele é gratuito; basta ter uma conta no Gmail.

Microsoft contra-ataca

Uma indicação de que o Google está no caminho certo foi a forma com que o Docs foi recebido pela Microsoft.

O gerente de produtos Office, Andrew Kisslo, ironizou: “Foi acrescentada uma régua ao Google Docs. Há rumores de que a equipe do WordPad está bem preocupada com o salto de produtividade que isso poderá causar”.

O Google Docs também tem recebido críticas dos usuários, principalmente por que as modificações ainda não são definitivas. Mas isso tem seu lado bom: qualquer um pode sugerir alguma mudança.

Claro, ele não tem tantas ferramentas como o Word, mas tem o suficiente para uma edição com quase tudo o que se precisa.

Principais recursos / o que você pode fazer:

  • Copiar e colar textos e imagens entre todos os documentos on-line, mesmo que passe de um tipo de documento para outro.
  • Suporte a pelo menos 15 tipos de arquivos, como .doc (Word); .xls (Excel); .ppt (Powerpoint); pdf; .pages (Apple Pages); .ai (Adobe Illustrator); .psd (Adobe Photoshop); .tiff; zip e rar (arquivos compactados).
  • Enviar arquivos do Microsoft Office para o Google Docs, e abri-los no Microsoft Office usando o Google Cloud Connect.
  • Quebras de página na tela. Usando o Google Chrome, você também pode imprimir sem ter que fazer download e abrir um PDF.
  • Pesquisar, visualizar e compartilhar o Google Docs de qualquer lugar com o aplicativo do Google Docs para Android.
  • Converter arquivos PPTX para as apresentações do Google fazendo upload do arquivo do computador ou convertendo um arquivo de sua lista de documentos.
  • Arrastar e soltar imagens de computador diretamente em um documento.
  • Copiar o estilo do texto, incluindo fonte, tamanho, cor e outras opções de formatação e aplicá-lo em qualquer lugar do documento.

Corretor de textos precisa melhorar

Uma das principais ferramentas de qualquer editor é o seu corretor de textos.No Google Docs ele não funciona como deveria.

Este artigo por exemplo foi feito originalmente no Docs. E o aplicativo teimava em sublinhar em vermelho a palavra textos, digitada corretamente. Marcando a palavra e acionando o botão direito do notebook as opções de correção indicavam apenas expressões em inglês. Até dá para resolver isso, escolhendo a opção “Adicionar ao dicionário”. É um trabalho extra que não deveria ser feito.

No OpenOffice, por exemplo, existe um dicionário à parte e todas as correções são executadas automaticamente. A diferença é que este programa precisa ser baixado.

Alguns recursos foram retirados

Alguns recursos da versão antiga do Google Documentos não estão mais disponíveis. O Google afirma que muitos deles serão adicionados aos poucos.

Estes são os recursos da versão anterior que não estarão mais disponíveis na nova versão:

  • Acesso a documentos off-line por meio do Google Gears. Mas permanece
  • Editar HTML.
  • Editar CSS.

Conclusão

Comparado às primeiras versoões, o Docs evoluiu muito. Seu editor de textos é simples e eficiente. O mesmo se pode dizer do editor de planilhas e de apresentações.

Ele é extremamente útil para a transferência de arquivos entre smartphones, tablets, PCs e Macs. E para o dia a dia, é mais do que o suficiente.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.