clientes-locais

Investir em clientes locais: mais renda para o frila

A estratégia, neste caso, é um pouco diferente. Contatos virtuais são substituidos pelos contatos pessoais. A porta de entrada mais acessível é participar de organizações, que podem estar ligadas a nossa área ou não (no caso das ONGs, por exemplo).

Apresentação

Como estamos tratando de relacionamento interpessoais, oferecer algum material em papel é fundamental e o cartão de visitas seu principal instrumento. Isso demonstra – no mínimo – seriedade e comprometimento. No cartão devem constar nome, telefone, email, site, páginas no Facebook e Twitter.

Site free

Propor um serviço sem remuneração pode representar uma completa desvalorização do trabalho de um web designer. Mas nem sempre. Se você estiver realmente interessado em trabalhar para uma empresa, esta pode ser uma boa estratégia.

É claro que você não vai se oferecer para criar nenhum portal; vai apenas produzir uma pequena amostra do que você é capaz de fazer.  É uma forma de “quebrar o gelo” com um cliente que não tem segurança em entregar um serviço a um freelancer.

Melhor ainda é propor um serviço gratuito para uma ONG. Além do prazer de estar ajudando a comunidade, esta ação melhora a sua imagem. Ok, o serviço é uma “cortesia”, mas não se esqueça de exigir os créditos, seja como colaborador ou patrocinador.

Mãos-à-obra

Se tiver interesse em determinada empresa ou organização vá em frente. Faça um contato. A maioria está aberta para conhecer novos fornecedores e serviços. Mostre como pode ajudá-los e como fará eles economizarem dinheiro. É também uma ótima oportunidade para compartilhar conhecimento.

Com os pés no chão

O primeiro impulso é sair por aí oferecendo serviços para as grandes empresas. Vá devagar. O melhor é escolher as pequenas, através de pequenos projetos que possam ser implementados sem que você perca o sono. Se o trabalho ficar bom, a tendência é você crescer junto com a empresa, com projetos cada vez mais complexos.

Esse comprometimento com a sua cidade ou região é uma estratégia que pode render bons frutos a longo prazo. Boa sorte.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.