ipad2

iPad 2: confira o que mudou

É duro ser líder. Mas para algumas empresas isso parece não ser um problema.

É o caso da Apple. Apertada pelo lançamento dos tablets da HP, Motorola, Samsung, LG e mais de uma dezenas de outros, ela correu na frente e lançou um produto por um preço que era tudo que seus concorrentes não queriam.

Conforme o Blog do Paz ja havia anunciado, o iPad 2 chega mais fino e mais veloz.

O regime para emagrecer atende a uma função de ergonomia, tornando a “pegada” do novo iPad mais firme para o usuário.

Novo processador —  A grande mudança está aqui. A Apple sabia que seus concorrentes poderiam minar suas vendas se não desenvolvesse um processador mais rápido.

Produziu o 1GHz A5 Dual-Core, um processador de dois núcleos, para avançar na velocidade de aplicações multitarefas, e na velocidade dos jogos e vídeos.

Memória

A Apple não informa as especificações de sua memória. Especula-se que o iPad 2 tenha 512MB de memória, o que seria o dobro da capacidade do iPad 1 (215MB).

Mais leve/mais fino — Segundo a Apple, o iPad 2 é agora 33% mais fino e aproximadamente 15% mais leve. (Veja na tabela no final deste artigo). Tá, é melhor, mas não faz taaanta diferença assim.

Bateria — Sua autonomia passa de 9 para 10 horas. Huuum… será???

Acessórios/design — Como uma grande empresa de design de produtos, a Apple também pensou em “mimos” tão ao gosto de seus usuários: como uma capa protetora de tela… que ao ser colocada ou retirada liga e desliga o aparelho.

E que ao ser dobrada vira um suporte. E mais: vem com dez opções de cores, como se você pudesse escolher dez iPads diferentes. É um acessório vendido separadamente mas não deixa de ser uma jogada de mestre.

Vamos admitir: é por este tipo de inovação que faz da Apple uma empresa diferenciada.

Câmeras —Não quero estragar o seu almoço ou a sua janta, mas prepare-se: as câmeras do iPad 2 são uma porcaria não tem a mesma qualidade dos seus concorrrentes. Bom, depois desta triste notícia vem a boa: quem vai comprar um tablet deste tamanho para fazer fotos ou filmes HD?

Aplicativos — Um acréscimo no hardware só se justificaria se viesse acompanhado de aplicativos. E neste campo a Apple já bateu a casa dos 65 mil apps.

Muitos deles é claro já adaptados ou lançados para o iPad 2. Como o incrível “Garage Band”, um programinha para tocar qualquer tipo de instrumento musical diretamente na tela do tablet.

Claro, ninguém deveria comprar um tablet por mais de mil reais apenas para rodar aplicativos divertidos. O iPad 2 continua oferecendo vários programas úteis como calendário, agenda e – é claro – a navegação web, para mim sua principal função.

Memória — A memória interna permanece com os mesmos 16GB/32GB/64GB. Não confirmando uma possível memória com 128GB.

Retinal Display — Ao contrário da introdução do retinal display já presente nos novos iPhone e iPod, a Apple preferiu não fazer o mesmo com o iPad 2. Certamente para não comprometer a autonomia de sua bateria. A novidade deve ser guardada para o iPad 3.

Preço — Certo, o nosso amigo aí do lado não deveria estar desanimado com isso. Mas para tristeza dos concorrentes o preço não mudou: vai ficar nos 499 dólares, praticamente forçando os rivais Motorola Xoom e HPTouchPad a reverem as suas estratégias.

Concluindo:

Os tablets parecem ter um potencial simplesmente espetacular para as empresas de tecnologia. Especialmente porque não é difícil se prever que eles irão roubar consumidores dos desktops e laptops.

Mas ainda é muito cedo para se dizer que a Apple já tenha ganho este jogo.

Os novos usuários que estão entrando neste mercado provavelmente vão agradecer à empresa norte-americana pelo lançamento do iPad 2.

Resta saber agora qual será a reação dos milhões de consumidores que já compraram o iPad 1.

Para quem está pensando em comprar um tablet eu sugiro que aguarde até o meio do ano. Samsung, HP, Motorola, LG estão lançando os seus produtos. E os preços ainda poderam cair muito.

iPad 2 Wi-Fi

Tela Resolução 9.7” (1024 x 768 pixels ) 150 pixels per inch
Peso 601 g
Dimensões 241.2 mm x 185.7 mm x 8.8 mm
Duração da bateria 10 horas
Wi-Fi Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
Browser Safari browser
Câmera Frontal VGA (640 x 480)
Câmera Traseira  —
Vìdeo 720p / 30 quadros/p.seg.
Cartão SD Sem SD
Sistema Operacional iOS 4.3
Processador 1 GHz dual core Apple A5
Memória 512MB RAM (?)
Memória interna SSD 16 GB, 32 GB, ou 64 GB
Sensores Acelerômetro, sensor de luz ambiente, giroscópio
Softwares iWorks, disponível para compra
Aplicativos Apple App Store

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.