ipad3

iPad 3 deverá chegar em 2012: com algumas novidades

Um iPad mais grosso e mais pesado. Claro, esta com certeza não será a próxima campanha publicitária da Apple.

Mas se anunciasse assim não estaria mentindo. Depois de perder o trono de mais fino e mais leve para o Galaxy 10.1 da Samsung, a Apple percebeu que estas “vantagens” não impressionam potenciais compradores de tablets.

Para implementar uma nova tela, a Apple teria que engordar o novo iPad em 8%, passando dos atuais 8,8mm para 9,5mm de espessura.

Como na brincadeira do “quente e frio” vamos ver o que está mais próximo da realidade:

Nova tela, maior resolução

Quase certo: uma tela boa para leitura, com maior resolução. Poderia ser a tela de retina display, com uma resolução de 2048 x 1536 pixels (já presente no iPod e iPhone).

Não está descartado a escolha de uma outra tecnologia, como a tela Amoled, da Samsung. Ou até mesmo uma tela da LG.

Junto com o aumento da resolução deverá vir uma tecnologia chamada “dual LED lightbar”, usada para contrabalançar o aumento de brilho causado pela densidade super alta de pixels.

Novo conector

Um conector dock 30 pinos, para ligar o iPad aos periféricos (teclado, etc).

Modelo com 128GB

Um novo modelo com capacidade para 128GB de armazenamento flash. Esta é uma probabilidade bem grande, já que a tendência natural da indústria é a queda gradativa de preços de componentes com alta produção.

Thunderbolt, conexão ultra rápida

Uma porta “tipo USB”. Já presente nos MacBook Pro 2011 e MacBook Air a Apple poderia transferir a tecnologia Thunderbolt para o iPad 3. Criada pela Intel, serve para a transferência ultra rápida de dados (até 20 vezes mais rápido que o USB 2.0 ).

Conexão 4G

Unidade Qualcomm Gobi 4G LTE 4000 chip. O que isto significa? Muitos dizem que é apenas uma forma de vender mais e que, na verdade, o aumento de velocidade seria pequeno.

Slot para cartão SD

Prometido para o iPad 2 parece que o slot vai finalmente ser colocado no iPad 3. O atual slot com cabo não aprovou.

Uma câmera melhor

Bem, já disse, e repito, que uma câmera não deveria fazer parte de um tablet de quase 10 polegadas. Mas fazer uma câmera melhor do que a do iPad 2 é muito fácil.

Controle de gestos como o Kinect

Este é o recurso mais improvável de todos. Talvez esteja presente no iPad 4.

Fibra de carbono

A Apple estuda o uso deste material, o que tornaria o iPad bem mais leve e resistente. Mas o seu uso ainda é muito caro. Talvez no iPad 5.

Novo fornecedor

Especialistas no mercado de tecnologia, em especial a DigiTimes, dizem que a parceria da Apple com a chinesa Foxconn estaria em crise. A nova escolhida pela Apple seria a Pegatron, fabricantes de componentes de informática.

Lançamento

O lançamento do novo iPad deverá acontecer no primeiro trimestre de 2012. Especula-se que seria em janeiro, mas o mais provável mesmo é que o iPad 3 chegue ao mercado depois de março.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.