cores_capa

Melhores sites sobre cores

Sites sobre cores

Poynter.org

Acho que vi esta animação em flash pela primeira vez faz uns bons 10 anos. O trabalho é tão bem feito que ainda permanece atual. Você vai passeando pelas lições, interagindo e aprendendo sobre noções básicas de cores, contraste e proporção.

Obs: infelizmente este link desta animação em flash não existe mais. Tentei descobrir se eles tinham colocado em outro lugar mas não achei.

 

 

Adobe Kuler

Se eu fosse dar um prêmio para a empresa que mais entende de cores na web este título eu daria para a Adobe. Entre as suas muitas ferramentas online o destaque é o Kuler. Ele vem em duas versões: na sua página da web é possível escolher uma paleta, modificá-la, salvá-la e exportar o resultado para o Photoshop, Illustrator, etc.

A sua outra versão é o Kuler para Adobe Air. Este tem os mesmos recursos da versão online mas com uma grande vantagem: você pode selecionar/arrastar-e-soltar a paleta (no Photoshop, por exemplo).

 

Web Developer

Esta extensão para o Firefox (e agora também para o Chrome) possui opções que muitas vezes passam despercebidas. Uma delas é a “Visualizar informações sobre as cores”, localizada no menu “Informações”. Ao clicar, aparecem – em uma nova janela – todas as principais cores usadas no site que está aberto, com o seu respectivo código.

Aviary Toucan

O que você acha criar uma paleta de cores para o seu website a partir de uma imagem? O “programinha” Aviary pode fazer isto. Clique em “image picker” e “import image”. Arraste o “pixel width” para a direita para aumentar a visualização dos pixels. Lá em cima, clique em uma cor. Volte para a imagem e escolha a nova cor com o conta-gotas. Salve o resultado ou dê um print apenas.

 

0to255

Na dúvida ao escolher qual a variação mais adequada de uma cor? O “0to225” , como o nome já sugere, mostra todas as variações de tons de uma cor.

 

ColorSuckr

Outra ferramenta para extrair as cores de uma foto. Ao contrário do Toucan, o ColorSuckr é muito mais intuitivo e simples. Escolha uma foto que você acha legal através do seu endereço http:// e pronto, a paleta de cores é mostrada.

 

Check My Colours

Vamos ser sinceros: alguém aí dá uma atenção especial à legibilidade na hora da criação de um website? Pois então faça um teste com Check My Colors e acho que você vai se surpreender com número de tags com “problemas” de contraste. Vale lembrar que a maioria dos web designers trabalha com equipamentos superiores a uma boa parte daqueles que navegam pela web. Deve-se pensar também nas dezenas de dispositivos usados (celulares por exemplo) e como as condições de luminosidade afetam na leitura.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Pedro Linhares

    Muito bom! Mas existe uma ferramenta também que é muito útil na captura de cores, paletas, contrastes e combinações que todo webdesigner deveria utilizar: ColorSchemer Studio. Vale a pena conferir e testar este programa. Muito intuitivo e de fácil manuseio. Te dá informações das cores em RGB, CMYK e tabém a referência para o código HTML/CSS

  • Pedro Linhares

    Muito bom! Mas existe uma ferramenta também que é muito útil na captura de cores, paletas, contrastes e combinações que todo webdesigner deveria utilizar: ColorSchemer Studio. Vale a pena conferir e testar este programa. Muito intuitivo e de fácil manuseio. Te dá informações das cores em RGB, CMYK e tabém a referência para o código HTML/CSS