mozilla_b2g

Mozilla prepara sistema operacional para tablets e smartphones

A disputa pelo domínio entre os sistemas operacionais para dispositivos móveis está apenas começando.

O maior ainda é o iOS, presente nos iPhones, iPods e iPads. Logo depois vem o sistema Android, usado em quase todos os rivais da Apple.

Eu ousaria dizer que o Android, desenvolvido pelo Google, só está nessa posição pela falta de concorrentes.

Android ameaçado

Em 2012 esse quadro vai sofrer uma mudança radical. Além do Windows 8 a Fundação Mozilla acaba de anunciar o seu sistema, batizado “Boot2Gecko”, ou B2G.

O sistema B2G segue a mesma filosofia do Chrome OS. Tudo vai ser rodado a partir do navegador Gecko, combinando HTML5, JavaScript e aplicativos rodando “na nuvem”.

Talvez a grande diferença em relação ao Android seja oferecer um sistema totalmente aberto, à semelhança do Linux.

O Boot2Gecko deverá ser apresentado no Mobile World Congress, que será realizado em Barcelona no final de fevereiro.

Guerra dos browsers

A disputa pelo domínio do mercado do sistema operacional já vem de longe. Começou na guerra dos browsers.

É bom lembrar que o Explorer já chegou a dominar quase 90% do mercado. A razão deste liderança absoluta não estava apenas na qualidade do browser mas principalmente na estratégia da Microsoft ao embuti-lo no pacote do Windows.

A fundação Mozilla, desenvolvedora do Firefox, fez o que pouca gente acreditava: encostou no Explorer da Microsoft como um dos navegadores mais usados pelos usuários.

Aí veio o Chrome do Google e logo conquistou muitos novos usuários. Um navegador rápido e muito simples de usar.

Em 2011 o Chrome atingiu um novo padrão entre os browsers ao lançar a sua Web Store, com centenas de ótimos aplicativos gratuitos. Tudo isso sem a necessidade de reiniciar como acontece com o Firefox.

De olho nos Smartphones

A fundação Mozilla sabe que o mercado de aplicativos para smartphones e tablets é uma mina de ouro. E que nenhum sistema operacional ou browser sobreviverá sem investir neste segmento.

Assim, a Mozilla decidiu que não podia esperar mais.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.