mtv_venda

MTV pode ser vendida

Não, não é piada do Furo.

Uma nova oferta para a compra da MTV brasileira teria sido feita pelo apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, que anda desesperadamente à procura de canais VHF e UHF. (A primeira oferta foi no mês de Abril).

Do outro lado, o Grupo Abril — dono da emissora e detentor dos direitos da marca MTV no Brasil — que estaria disposto a vender a emissora. O motivo? A baixa audiência.

Estranho, por que a audiência da MTV SEMPRE foi pequena. É uma emissora com um público totalmente segmentado.

O real motivo seria mesmo a proposta milionária do pastor Valdemiro, que teria feito brilhar os olhos de Roberto Civita, presidente da Abril S.A.

Vale lembrar que está em jogo apenas os canais VHF e UHF.  A marca MTV pertence à norte-americana Viacom.

Muitos blogueiros comentaram por aí que o canal é uma concessão do governo e portanto deveria ser simplesmente devolvido. Eles têm razão.

Serviço “revolucionário”

A Abril já foi um dos mais influentes grupos de comunicação. Nas décadas de 60/70 tinha as melhores revistas do mercado. Veja (atenção!, nada a ver com a atual Veja), Realidade, Placar, Quatro Rodas…

Nos anos 80 e 90 tentou entrar em segmentos que não conhecia: primeiro a tv, depois a internet.

Montou — e depos vendeu — a gravadora Abril Music, o site Usina do Som e os canais de TV paga Fiz TV e Idea TV. Vendeu sua participação na HBO Brasil, na DirecTV Latin America, na ESPN Brasil, no Eurochannel, na TVA MMDS, na TVA Cabo  (fonte: Rodrigo Vianna). Ah, me lembrei de outro: perdeu o portal Brasil Online para o UOL (do grupo Folha).

Em 2006 a família Civita negociou 30% das ações da Abril com o grupo de mídia sul africano Naspers, por 422 milhões de dólares.

Com esta generosa injeção de capital, a ideia era ter um serviço que combinasse TV digital, internet e telefonia sem fio. Roberto Civita dizia: “É revolucionário”.

Até hoje tem gente se perguntando que raio de produto era esse!

Tudo pela educação

Em 2010 nova troca de rumo: o grupo decidiu que deveria voltar às origens e investir na mídia impressa e em educação. Adquiriu as publicações Anglo Latino por 600 milhões de reais.

Se esta for a estratégia definitiva da Abril e dos Civita, a venda da MTV parece ser mesmo o caminho natural.

E eu vou ter que dar adeus aos melhores programas de humor da tv brasileira. E passar a assistir aos milagres do “apóstolo” Valdemiro Santiago.

Me ajuda aí, pôooo… Fui….

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.