Foto: divulgação

Mundial do Palmeiras não foi reconhecido oficialmente pela FIFA

A homologação do título de campeão mundial interclubes de 1951 concedida ao Palmeiras não é oficial.

A FIFA apenas analisou e validou a Copa Rio de 51, em resposta a uma requisição do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, torcedor do Palmeiras. Um reconhecimento ao governo brasileiro por ter patrocinado a Copa do Mundo.

De acordo com a nota do Ministério do Esporte, em novembro de 2014, a FIFA teria enviado uma cópia de uma ata de uma reunião do Comitê Executivo da entidade:

“Depois do grande sucesso da Copa do Mundo Fifa no Brasil em 1950, a CBD[*] decidiu promover outro campeonato em parceria com a Fifa visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951”.

[*] CBD — Confederação Brasileira de Desportos, que em 1981 virou Confederação Brasileira de Futebol – CBF

Mas tudo termina por aí. Nenhum documento oficial foi enviado à CBF ou ao Palmeiras.

Josef Blatter, Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Jérôme Valcke: os donos do futebol em 2014
Josef Blatter, Marco Polo Del Nero, José Maria Marin e Jérôme Valcke: os donos do futebol em 2014

A mídia esportiva brasileira, percebendo que esta notícia poderia render grandes manchetes, anuncia, então, o Palmeiras como campeão mundial interclubes.

Mas, por enquanto, havia apenas uma nota do Ministério do Esporte. Tanto isso é verdade, que, em 2015, o jornal O Estado de São Paulo envia um novo pedido à FIFA, questionando a validade do título do Palmeiras.

Em resposta, a FIFA teria remetido um documento, não oficial, através  de um “porta-voz” da entidade:

“Em reunião realizada em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio disputado em 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição interclubes e o Palmeiras como o seu vencedor”.

O Estado então publica uma matéria revelando que a FIFA tinha validado o torneio do Rio como sendo o primeiro Mundial Interclubes.

Parece não ter sido o que reamente aconteceu. O texto, não oficial, apenas reconhece um torneio. Relembrando que nessa época  também eram realizados vários  outros torneios interclubes entre nações. 

Mas em 1951 a posição do Estado de São Paulo era outra. Colocava em xeque a denominação “campeonato mundial”:

“Talvez haja êxito econômico, apesar dos pesares. Mas, com ele ou sem ele, é aconselhável, além de honesto, que se mude a denominação do certame, mesmo porque, pelo simples exame da relação dos concorrentes, verifica-se que ele não é dos Campeões e muito menos Mundial…”

A justificativa do jornal era simples: Palmeiras e Vasco representavam apenas dois Estados e os demais clubes não tinham como representantes os seus clubes campeões.

Para reforçar este sentimento entre torcedores e jornalistas da época, o Estadão noticiou o campeonato seguinte, o de 1952, apenas como “Taça Rio”.

fluminense-campeao-1951
O Estado de São Paulo: Fluminense campeão da Taça Rio de 1952

Em 2007, a Fifa, sob o comando de Joseph Blatter, chegou a homologar a Taça Rio de 1951 como o primeiro Campeonato Mundial. 

Depois voltou atrás e tentou contar como oficiais apenas títulos internacionais organizados a partir de 2000.

Cartolas, clubes e governos

A homologação de títulos no futebol, após a sua realização, tem exposto a relação promíscua entre os dirigentes de entidades (FIFA, confederações e federações regionais), clubes e governantes de todos os níveis.

No Brasil, como exemplo, o pedido de reconhecimento do título nacional do Flamengo em 1987 foi definitivamente negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2016, que declarou o Sport como único vencedor do campeonato brasileiro daquele ano.

O estranho é que a própria CBF já havia rejeitado o pleito do Flamengo. Mas em 2011 voltou atrás, numa decisão do seu ex-presidente Ricardo Teixeira. O objetivo: beneficiar politicamente a então presidente do seu clube de coração, Patrícia Amorim. 

Patrícia Amorim com Ricardo Teixeira: ação entre amigos e distribuição de títulos
Patrícia Amorim com Ricardo Teixeira: ação entre amigos e distribuição de títulos

O argumento oficial, na palavra do então diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, é uma pérola da enrolação dos dirigentes brasileiros:

“O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém”.

Estudo complexo?? Problemas jurídicos?? O Brasil talvez seja o único país do mundo onde existiram dois campeões nacionais. Num mesmo ano!

Em 2010, em outro canetaço, a CBF já tinha reconhecido como campeões os clubes vencedores do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão).

E por aí vai…

Pois bem, e agora voltando a Copa Rio, como bem observa o colega Márvio dos Anjos (globoesporte.com); na mesma época em que aconteciam os torneio de 51/52 no Brasil ocorriam outras competições semelhantes pela América do Sul, com a denominação de torneios mundiais e com a presença de clubes europeus campeões, convidados.

E nem por isso algum clube da Colômbia, por exemplo, foi declarado campeão mundial de clubes.

palmeiras-1951-texto-estadao

palmeiras-1951-estadao
Estadão de 24 de julho de 1951: “Nem todos os competidores eram campeões”

Entenda como funciona o mundial de clubes

A verdade é que a FIFA sempre se esforçou em “esvaziar” o mundial de clubes.

É uma disputa política. A FIFA é uma entidade privada, com interesses econômicos, cujo principal retorno financeiro sempre foi a disputa entre seleções, a Copa do Mundo.

A primeira briga aconteceu entre a FIFA e a UEFA (Union of European Football Associations) e durou até 1961, quando finalmente a FIFA decidiu criar uma competição internacional de clubes, inicialmente chamada de Campeonato Mundial de Clubes.

A primeira Copa Intercontinental só aconteceu mesmo em 1962, no jogo Santos x Benfica, com duas vitórias do time brasileiro por 3×2 no Maracanã e 5×2 em Lisboa.

Gol de Pelé em 1962, no Maracanã, contra o Benfica
Gol de Pelé em 1962, no Maracanã, contra o Benfica – o “primeiro Mundial”

Mas a briga entre várias confederações continentais, entre elas a Conmebol (América Central), foi esvaziando o campeonato. Os clubes europeus também não levavam o mundial muito a sério.

Na década de 1970 o campeão europeu participou de apenas três edições. Em 1978/79 nem houve final.

O Mundial Interclubes retomou a sua tradição e importância somente na década de 1980 — quando a violência de alguns times argentinos foi diminuindo e os clubes brasileiros ganhando vários campeonatos.

Carimbo da FIFA

O primeiro mundial com o “carimbo” da FIFA só aconteceu mesmo a partir de 2000.

Mesmo tendo acontecido no Brasil, o torneio de 2000 não alcançou muito interesse.

Os torcedores, especialmente os sul americanos, já estavam acostumados a uma decisão final única, entre um clube da América do Sul contra outro da Europa.

Foi tão ruim que só voltou em 2005, no Japão, com mais força – sendo jogado depois, também, nos Emirados Árabes e agora no Marrocos.

 

Clubes brasileiros campeões mundiais

 

clube-santos Santos fifa-taca-campeao-mundial-clubes fifa-taca-campeao-mundial-clubes  
     1962  1963  
clube-flamengo2 Flamengo fifa-taca-campeao-mundial-clubes    
    1981    
clube-gremio Grêmio  fifa-taca-campeao-mundial-clubes    
    1983    
clube-sao-paulo São Paulo fifa-taca-campeao-mundial-clubes  fifa-taca-campeao-mundial-clubes  fifa-taca-campeao-mundial-clubes
    1992 1993 2005
clube-inter Internacional  fifa-taca-campeao-mundial-clubes    
    2006    
clube-corinthians2 Corinthians  fifa-taca-campeao-mundial-clubes    
    2012    

 

Saiba mais sobre este assunto:

Entidades que comandam o futebol são públicas?

O ‘dono do futebol brasileiro’ abriu a chave do esquema corrupto na FIFA

10 mitos e verdades sobre o Mundial de Clubes de 2000

 

Mundial ganho pelo Palmeiras. Narração | Marcelo Adnet / Rede Globo

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Osmar Menezes

    O fato é que não só o Palmeiras foi reconhecido oficialmente como primeiro campeão mundial como foi reconhecido o título mundial do Palmeiras e isso é fato, contra fatos não há argumentos. todos que são contra o Palmeiras podem dizer o que quiserem isso não vai mudar o fato de que o Palmeiras tem sim um titulo mundial e assunto encerrado.

    E vocês que querem comparar a década de 50 com os tempos atuais são um bando de tolos desesperados que não querem aceitar o fato de que o Palmeiras tem mundial sim segundo a própria FIFA e se as decisões da FIFA não valem nada para vocês o que vocês querem com futebol já que a FIFA é organização mundial que organiza, coordena e toma todas as decisões de eventos relacionados a futebol? Isso não passa de uma atitude de gente que não sabe o valor do esporte e admitir algo de um time só porque torce pro rival.

    Aceitem o fato de que Palmeiras foi reconhecido oficialmente como primeiro campeão mundial e sigam suas vidas isso é fato e não nada nem ninguém que possa mudar isso a FIFA decidiu, então tá decidido. Morreu Maria Preá*

    *Os nordestinos vão entender.

    • William Charles

      AHAHAHAHAHAHHA, Nunca será campeão mundial, ao não ser que ganhe uma libertadores e ganhe o mundial no final do ano. Simples. Parem de inventar titulos, já chega considerarem taças brasil como brasileiro e 2 em um ano só ainda. Uma falta de respeito aos outros clubes brasileiros. Vocês tiveram a chance de ganhar um mundial e perderam para o Manchester. FIM DE PAPO.

  • Marcelo Marcelex

    Olha o que diz o site da “fofa” (na integra): “Venho por meio dessa esclarecer que o Guarani da Pompéia é sim campeão mundial. Em 1951 houve uma copa com as 7 maiores fabricantes de pinga do mundo. e após grande disputa o grande Guarani da zona oeste sagrou-se campeão mundial Pirassununga 51. E a “fofa” já pensa em realizar mais 3 campeonatos desse molde. Vem aí a “Copa 3 Fazendas” a “Copa Pitu” e a “Velho Barreiro”. Caso Guarani vença, terá a chancela da “fofa” como tetra campeão mundial”. Atenciosamente: zézinho brater

  • Marcelo Marcelex

    Essa decisão foi politica, como disse o blogueiro. Por dois fatores: primeiro, a Fifa fez uma média com o brasil, e por uma “briga” particular do ex ministro Aldo Rebelo (torcedor do Guarani da Pompéia) lembrando que Fluminense e até o América do Rio ganharam esse mesmo título (Copa Pinga) mas ficaram constrangidos de reclamar junto a Fifa. Portanto bugrinos, criem vergonha na cara e ganhem um mundial de verdade e parem de comemorar títulos via fax. Torcedor do Guarani comemorando “Mundial” de 51 é a personificação da expressão “vergonha alheia”.

  • Marcelo Marcelex

    Guarani é tão campeão do mundo, quanto o meu querido União de Mogi tem a maior torcida do brasil kkk

  • Rodney Oliveira

    Acho que agora não tem mais discussão.. foi reconhecido no dia 18/12/2015

  • Felipe Virolli

    Creio que o link abaixo tira qualquer dúvida, tanto sobre o que representou a Copa Rio de 1951 quanto a posição oficial da FIFA (com documentos):

    http://rankingdeclubes.com.br/o-primeiro-campeonato-mundial-de-clubes.htm

  • Alex

    Logo vão falar que o primeiro mundial foi o time dos jesuítas x índios…

  • Lincoln – Campeão Mundial 1951

    KKKKKK contra fatos não há argumentos os rivais vão ter que aguentar, o verdão é o primeiro campeão mundial de clubes… então foi um joguinho não, foram 7 jogos contra times de ponta na época. O blogueiro quer lutar contra o reconhecimento da FIFA kkkkk o inveja!!!

    • RonaldoLakers

      Chora Peppa iludida… ninguém no Brasil reconhece esse título e nem no mundo… ninguém conhece o verdinho no exterior!!! 😛 Se for assim tem q reconhecer tb o título Mundial de 1953 q o Coringão ganhando duas vezes de Barcelona e da Roma! CHORA PORCO IMUNDO, JAMAIS SERÁ CAMPEÃO DO MUNDO!!!

      • Noite Clara

        se vcs ganharam em 51,ganhamos em 53 SOMOS TRI DO MUNDO ENTÃO PEPPA IMUNDA DO C…

    • ADRIANO

      O MAIS ENGRAÇADO É QUE VOCÊS PALMEIRETES ACREDITAM MESMO NESSA TAL COPA PIRAPÓRA DE 51 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Lincoln – Campeão Mundial 1951

        Como disse a fifa a inveja é verde e a sua ta bem verdona kkkkk

  • Alexandre Fernandes

    É tão contraditório este blog, que fala que a FIFA só carimbou o primeiro mundial em 2000 e o blog coloca como campeões mundiais Santos Flamengo e Grêmio.
    O Blogueiro está bêbado ou tomou o quê????

    • Paz

      É… primeiro a “Faifa” tentou mostrar a sua força ao validar apenas os campeões dos seus torneios oficiais, a partir de 2000.
      Depois recuou, incluindo os torneios anteriores.
      E agora resolveu fazer uma média com o o país da Copa, e incluiu o Palmeiras.

      • Bruno Takahashi

        A FIFA não quis confusão sobre os torneios antes de 2000, e disse que os clubes podem se considerar campeões simbolicamente e somente os campeões do Mundial FIFA que podem se considerar verdadeiros campeões do mundo. Pesquise direito, seu blog está tendencioso e sensacionalista demais.

        • Paz

          Não tenho nada contra o Palmeiras, é um grande clube. Mas a FIFA é apenas uma “gestora” do futebol mundial – quem faz este esporte são os torcedores, os clubes, os atletas, profissionais da área, patrocinadores, a mídia.
          Essa validação do torneio de 1951 é apenas uma média com o organizador da Copa de 2014. Aliás, vamos combinar, a FIFA não tá com moral nenhuma para tomar qualquer decisão.

          • Bruno Takahashi

            Validou simbolicamente o torneio de 51 do Palmeiras e de 52 do Fluminense, mas a FIFA sempre se colocou em linha única: os únicos que podem se considerar campeões mundiais oficialmente são aqueles que ganharam o Mundial de Clubes da FIFA.

  • Verdão Campeão Mundial

    Blog ridiculo, olha a notificação completa da Fifa “Após minuciosa pesquisa, temos o prazer em anunciar que a FIFA concorda com sua proposta e aceita a Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial dos Clubes. Portanto, gostaríamos de solicitar que façam chegar essa designação diretamente à Sociedade Esportiva Palmeiras”, fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2014/11/ministro-recebe-da-fifa-confirmacao-palmeiras-e-campeao-mundial-de-1951.html

    • Paz

      globoesporte….(!)(?)…

    • Palestrina

      Palmeiras foi sim campeão mundial, a FIFA concordou em aceitar a Copa Rio como a Primeira Copa Mundial de Clubes!! Os gambás não tem muito oq falar, pois mesmo sem ter liberta participaram do mundial (o qual foi apenas convidado). Portando os dois são campeões “igual”, porém o verdão foi o primeiro campeão mundial. Leia aí http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2014/08/11/o-palmeiras-e-campeao-mundial-sim-e-o-titulo-da-taca-rio-1951-vale-muito-mais-do-que-o-torneio-de-verao-conquistado-pelo-corinthians-em-2000/

      • Carlos Eduardo

        Nossa como seu time é pequeno, precisa do ministro do esporte encher o saco da fifa em ano de copa do mundo aqui pra eles falarem que esse amistoso foi um mundial com as proporções que tem hj em dia.

        E realmente vc não entende a diferença entre convidado e participante do país sede.

        Faça como o corinthians, foi zoado a vida toda por nao ter libertadores e foi lá e ganhou uma invicto. Talvez o ex da parmalat nao consiga fazer o mesmo com o mundial de verdade né ?

    • ADRIANO

      VOCÊ ACREDITA QUE A FIFA VERIFICOU A COPA PIRAPÓRA DE 51 ??????????????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • ADRIANO

      COPA RIO ??? ENTÃO VOCÊS PALMEIRÉTIS SÃO AGORA CAMPEÕES MUNDIAS CARIOCAS POR FAX ???? QUE BAGUNÇA SÓ NO BRASIL MESMO ….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Thiago Alencar Nogueira

    Ganhar um mundial em cima do Barcelona com o Raí dando chapéu num tal de Pepe Guardiola não tem preço!

    • Eng. Gilson ⎝⏜⏝⏜⎠

      intercontinental né…. kkkkkkkk