netgeo_segunda_guerra

NatGeo mostra documentário incrível sobre a Segunda Guerra Mundial

Se você gosta de história e documentários não pode perder o Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial, no National Geographic.

Além de uma coletânea de imagens sensacionais, muitas delas inéditas, o documentário tem um texto primoroso.

Nada é colocado ao acaso. Não há excesso de adjetivos. É uma história contada por imagens.

O melhor deste documentário é a valorização dos aspectos pessoais dos principais protagonistas, como Hitler, Mussolini e dirigentes do exército alemão.

Nazistas e comunistas

Assim não é estranho que esta história comece pelo ódio de Hitler aos franceses (que haviam humilhado os alemães após o tratado de Versailles). E que a decisão da eliminação de judeus e comunistas talvez tenha começado na oposição que estes exerciam através dos seus jornais.

Hitler teria ficado furioso quando alguns meios de comunicação, comandados por judeus e comunistas, fizeram insinuações sobre suas preferências sexuais e sobre a sua sanidade mental.

Mas o documentário também mostra que nazistas e comunistas se aliaram no início da guerra e –  juntos,  em colaboração mútua –  eliminaram milhares de poloneses.

Depois,  isso também é verdade,  os primeiros a serem enviados aos campos de concentração, em 1933, não foram os judeus mas os parlamentares comunistas.

História que se repete

Depois de um destes episódios uma pergunta ficou martelando a minha cabeça: por que afinal os alemães acabaram apoiando uma figura tão medíocre como Hitler? E logo em seguida me lembrei que esta história se repetiu muitas outras vezes. Com George Bush, por exemplo.

E como muitas destas estratégias de marketing eleitoral ainda são utilizadas. Assista a um destes episódios e vai ver uma estranha coincidência entre a campanha nazista e a campanha de Collor de Melo em 1989.

Não, não estou comparando Collor à Hitler. Estou dizendo apenas que muitas daquelas práticas de comunicação ainda são usadas até hoje.

Apenas uma coisa ficou faltando no “Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial”. O julgamento dos oficiais nazistas, em Nuremberg.

Para relembrar: os Estados Unidos preferiram inocentar muitos generais alemães. Para em troca receberem informações secretas, como a tecnologia de propulsão de foguetes, o que resultou na primeira viagem tripulada à Lua, em 1969.

Até um tempo atrás o canal NatGeo oferecia todos os episódios desta série num Hot site do canal.

Felizmente eles estão agora no YouTube,  no canal do do Ygor Guerreiro:

 

Episódio 1 – –   A agressão nazista

 

Episódio 2 – –  A Guerra Relâmpago 

 

Episódio 3 – –  O Pesadelo Alemão 

 

Episódio 4 – –  Momentos Decisivos

 

Episódio 5 – –  O dia D

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Everaldo Silva

    Paz, ótimo comentario.
    É realmente uma série muito boa, assisti todos.
    Abç.