nokia_lumia-capa

Nokia apresenta seus novos smartphones

A empresa filandesa quer ocupar uma fatia de mercado ocupada pelos smartphones de concorrentes poderosos, como a Apple e a Samsung.

A grande novidade dos novos dispositivos da Nokia é o sistema operacional Windows Phone 7.5 “Mango”.

Esta é uma tentativa de a empresa acertar de uma vez por todas a escolha de um SO popular, abandonando a ideia de usar softwares próprios como o Symbian e o MeeGo.

O Nokia Lumia 800 segue o desenho do Nokia N9, já à venda no Brasil. (O N9 ainda usa o sistema MeeGo).

Word, Excel, etc…

Para quem é fã do Windows e não dispensa o pacote Office, o Windows Phone traz as versões “de bolso” do Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

Além disso há uma integração com servidores Microsoft SharePoint, 25 GB de espaço grátis para armazenamento de arquivos no Windows Live SkyDrive.

A Nokia também manteve no Lumia 800 o Nokia Drive, um GPS integrado que dispensa conexões de dados. O Drive vem com mapas pré-instalados e serviço de voz.

A tela é um pouco menor do que a do N9, de 3,7 polegadas em vez de 3,9 polegadas. O menor tamanho é para acomodar os três botões do Windows Phone (Back, Home e Search).

O display é um AMOLED, encaixado em um corpo de poliuretano de plástico injetável. Preto e  fosco na frente e colorido atrás.. O display usa a tecnologia “ClearBlack”, que aumenta a sua visibilidade sob luz solar intensa.

Vantagem para o material usado, que não deixa as marcas dos dedos, mas sendo “macio” ao mesmo tempo.

Hardware

O Lumia 800 é alimentado por um processador Qualcomm single-core 1.4GHz S2 (o Galaxy Nexus e o iPhone 4S, têm chips dual-core).

Mas um ponto forte neste Nokia é a qualidade de sua câmera, que mantem a tradição dos dispositivos anteriores da marca.

A começar pela lente: uma Carl Zeiss com 8 megapixels. Fora outros recursos técnicos, que não interessam muito aos leigos, mas que fazem uma grande diferença na qualidade final das fotos.

Nokia x concorrentes

É claro que não podemos comparar este Nokia com um iPhone 4S ou um Samsung Galaxy S II. O Lumia 800 vem com um processador de um núcleo e o restante do hardware também é “inferior”.

Isso não acontece por acaso; a Nokia quer entrar com um preço bem mais em conta, quase a metade do preço dos concorrentes.

E isso também não quer dizer que o Lumia 800 tenha a metade da velocidade de um iPhone 4S, por exemplo. Na prática, a velocidade do Nokia fica a alguns segundos do dispositivo da Apple, numa conexão wi-fi.

Nokia 710

O Nokia Lumia 710 é um irmão menor, mais barato, com uma tela de 3,7″ e com os mesmos aplicativos do Lumia 800.

Para ele a Nokia escolheu as cores branca e preta, com tampas coloridas traseiras descartáveis.

Lançamento

O Lumia 800 tem seu lançamento previsto para novembro (Europa). Em “outros mercados”, como o Brasil, a previsão é a de que ele chegue em 2012.

Preço? Ao redor de 410 euros (1 mil reais).

O Nokia 710 deverá chegar ao mercado asiático ainda este ano; com um preço ao redor dos 270 euros (660 reais).

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.