nokia_tablet

Nokia prepara o lançamento do seu tablet

A pelo menos dois anos, já se fala no lançamento de um tablet da Nokia.

Pois agora parece que isso está bem próximo de acontecer.

Durante o MWC (Mobile World Congress) – o maior evento de telecomunicações do mundo – que aconteceu em fevereiro de 2013, Stephen Elop, diretor-executivo da companhia, já tinha anunciado que a apresentação de um tablet estava “bem próximo”.

Ainda em fevereiro, o Nokia Tablet apareceu rapidamente em um evento da empresa, no Paquistão (veja foto abaixo). Aparentemente teria sido uma ação involuntária.

Aliás, é até surpreendente como uma empresa que já vendeu milhões de celulares e smartphones ainda não tenha o seu tablet.

Talvez isso possa ser explicado pela crise de identidade pelo qual a Nokia passou nos últimos tempos.

A razão principal está na poderosa concorrência dos dispositivos móveis com Android, cujo principal representante é a família Galaxy, da Samsung.

A Nokia decidiu não adotar o sistema operacional do Google, preferindo usar o Windows Phone, e mantendo assim a sua antiga parceria com a Microsoft.

O problema é que o Windows para dispositivos móveis nunca foi um sistema popular, nem mesmo com o lançamento do Windows 8, em outubro de 2012.

nokia_tablet2

Cantos arredondados

Se as informações estiverem corretas, o tablet da Nokia será um 10 polegadas, com um processador Qualcomm dual core, rodando Windows 8.

O novo tablet deverá integrar a linha Lumia, da qual já fazem parte três smartphones (Lumia 620, Lumia 820 e Lumia 920).

Se for assim, o dispositivo virá em cores “vivas” (rosa, amarelo, azul) e cantos arredondados.

Segundo alguns especialistas em dispositivos móveis, a Nokia poderia estar preparando ainda uma capa com teclado (semelhante ao Microsoft Surface), com uma bateria acoplada.

Tablet apareceu "sem querer" em evento da Nokia no Paquistão. Fonte: Nokia Gadgets
Tablet apareceu “sem querer” em evento da Nokia no Paquistão. Fonte: Nokia Gadgets

Aplicativos exclusivos

Uma das estratégias da Nokia para tentar convencer o consumidor a escolher o seu tablet deverá ser a inclusão de aplicativos exclusivos.

Um destes apps até já “vazou” na internet. É o adidas miCoach, direcionado a treinadores de futebol.

O A aplicativo vai utilizar chips em produtos Adidas, permitindo assim que os treinadores monitorem todos os aspectos do desenvolvimento dos atletas.

Adidas miCoach pode vir pré-instalado
Adidas miCoach pode vir pré-instalado

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.