windows8

Novo Windows vai abrir em 8 segundos. Será?

Uma das coisas mais irritantes no Windows (XP, 7) é o tempo que o programa leva para abrir. O chamado “boot de arranque”, quando a máquina é ligada.

Logo depois da instalação, ele até que é bem rápido, mas basta instalar alguns programas que carregam ao iniciar e pronto, o Windows fica uma lesma.

Uma das maneiras de se evitar isso é deixar o sistema no modo “hibernar”, mas poucos usuários usam isso. Fora que para se ativar esse modo é preciso um espaço enorme do disco.

Microsoft corre contra o tempo

Abrir rápido é uma preocupação de todos os sistemas operacionais e o Windows estava ficando para trás. Um exemplo são os SO para smartphones e tablets.

Coincidência ou não, estes 8 segundos anunciados pela Microsoft são os mesmos da abertura do ChromeOS, o novo sistema operacional do Google e, é claro, os mesmos do número deste próximo Windows.

Uma conclusão a que se pode chegar é a de que o Windows 8 deverá emagrecer, e muito. Afinal, ele também vai ser usado para rodar em tablets. Leia o artigo: Veja como será o novo Windows para tablets.

Uma coisa também é quase certa: esta nova versão vai ficar muito mais próxima do usuário comum, ao contrário da salada de frutas do Windows 7, com  suas versões Starter, Home Basic, Home Premium, etc…

Principais mudanças:

  • Maior rapidez de boot.
  • Sai o menu “iniciar”. Entram menus flutuantes de rápido acesso (UI Metro). São personalizáveis.
  • Alternar entre programas abertos (Alt +Tab). Basta arrastar a tela para o lado enquanto o outro programa continua em execução.
  • Várias formas de notificações dentro dos aplicativos, com atualizações sempre visíveis.
  • Capacidade para dimensionar o tamanho que cada programa ocupará na tela ou monitor. Basta segurar a barra lateral e depois arrastá-la.
  • Vários programas podem ficar abertos e visualizados ao mesmo tempo
  • Uso do HTML 5.
  • Navegação otimizada para dispositivos com telas sensíveis ao toque (Full Touch Screen). Adaptação de todos os programas, com destaque para o Internet Explorer e o Microsoft Office
  • Navegação em tela cheia e em modo panorâmico do Internet Explorer otimizado. Barra de endereços na parte de baixo da tela.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.