hospedagem_vizinhos

O perigo mora ao lado: saiba quem são seus vizinhos de hospedagem

A maioria dos websites está hospedado em servidores pagos. O seu provavelmente está no UOL, HostNet, Locaweb, etc. E quase com certeza a sua conta é a mais comum: com compartilhamento de ip.

Isto significa que você divide um espaço compartilhado com dezenas de outros sites dentro do seu servidor. Até aí nenhum problema, a menos que você não saiba responder o seguinte:

Quem são os seus vizinhos?

Quando eu fui indexar meu site no Yahoo descobri que as palavras-chave – que aparecem automaticamente no cadastro deste buscador – continham expressões que rebaixam qualquer website no ranking de pesquisas. Poker era uma. E outras que nem vou citar aqui.

Fiz uma pesquisa e descobri que eu dividia meu site com vizinhos suspeitos (só faltava a luzinha vermelha e uma cortina na primeira página). Fiz um contato com o meu servidor que imediatamente resolveu a situação.

Mas fica aqui a dica: dá uma olhadinha nos seus queridos vizinhos e veja se não tem algum site suspeito que possa prejudicar o seu ranking de pesquisas (o Google diz que isso não influencia. Mas sei lá…).

Outras opções de hospedagem

Se você quiser mesmo se livrar dos vizinhos indesejáveis uma alternativa é optar pela contratação de um servidor dedicato. Mas aí a conta fica bem mais salgada: algo em torno dos R$ 300,00. Mesmo assim, é uma ótima escolha para sites com grande número de acessos e dedicados à venda de produtos.

Como saber quem são os vizinhos indesejáveis:

My-ip-neighbors.com

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Augusto

    Isso é algo que eu desconhecia. Excelente dica.

    Obrigado.

  • Augusto

    Isso é algo que eu desconhecia. Excelente dica.

    Obrigado.