Office para iPad em novembro

Uma versão do Microsoft Office para o iOS — sistema operacional para dispositivos móveis da Apple — estaria pronta para ser lançada.

Não é a primeira vez que esta informação aparece. Em março (como já tinha divulgado aqui), o tablóide sensacionalista britânico The Daily já tinha afirmado que a Microsoft preparava um Office para iPad. Notícia que não foi levada muito à sério.

Mas agora outros sites especializados, e mais confiáveis, começam a dar mais crédito à informação.

Segundo estas fontes, a Microsoft estaria mesmo preparando o aplicativo e até uma foto do (suposto) novo app apareceu. Mas é bom (re)lembrar que a Microsoft já negou a autenticidade de outras fotos já veiculadas.

Alguns (talvez para dar mais força à notícia) foram ainda mais precisos: existiria até uma data para o seu lançamento, exatamente no dia 10 de novembro.

A interface do aplicativo do usuário é semelhante ao aplicativo OneNote atual, mas com o desenho do Metro, a nova linguagem de design que pode ser vista no Windows Phone e no ainda beta sistema operacional Windows 8. Word, Excel e PowerPoint poderiam ser criados e editados localmente e online.

Trabalho já estaria no fim

A equipe de desenvolvimento do Office para dispositivos móveis já teria terminado o seu trabalho.

O aplicativo estaria agora nas mãos de uma equipe que avalia a usabilidade do software, que utiliza a linguagem de design Metro. Em seguida o app deverá ser enviado para a Apple para receber a sua aprovação, o que poderia levar algumas semanas ainda.

E o Windows 8?

Transformar uma das suites (conjunto de programas) mais conhecidas do mundo em um aplicativo para smartphones e tablets é uma consequência natural e esperada.

Mas a pergunta que muita gente ainda faz (e eu estou incluído) é: por que a Microsoft vai lançar um Office para os dispositivos Apple antes de lançá-lo para o seu novo Windows 8?

Talvez a lógica possa estar em não fortalecer o Android.

Bem, isso nós só saberemos mesmo no dia 10 de novembro…

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.