borracha

Os 5 maiores erros em web design

Se dependêssemos do humor de alguns “técnicos” da internet — especialmente os britânicos — a maioria dos websites não teria a menor graça. E se não existissem web designers que quebrassem as regras, todos os websites teriam a mesma “cara”.

Então, ditar regras indiscriminadamente não parece ser uma atitude compatível com uma mídia tão dinâmica quanto a internet. Mas talvez possa dar mais status a alguns “experts” de revistas especializadas.

Mesmo assim em alguns pontos eles têm razão: é importante seguir alguns princípios básicos logo no início, para que não seja preciso refazer-se tudo depois. Escolhi os que considero os mais importantes:

1 — Seguir a moda

É tentador navegar pela web e encontrar dezenas, centenas de novas funcionalidades e recursos. Inserir um ícone estilo web 2.0 com sombras e transparências, por exemplo, não vai acrescentar nada ao seu trabalho e vai fazê-lo parecido a tantos outros por aí. Tente direcionar o foco para o conteúdo, para o marketing e análise dos concorrentes do seu cliente.

2 — Confundir o usuário

A interação com o usuário é um dos pontos mais importantes em um website. É preciso que haja uma consistência em todo o projeto para não confundi-lo. Assim, mudar a posição de um menu de navegação entre uma página e outra deve ser evitado.

3 — Começar pelo design

Comece um projeto pelo conteúdo. Primeiro defina o objetivo do website. A seguir decida com o cliente quais serão as categorias, seções, tamanho dos títulos e textos, das imagens. E – por último – o design.

4 — Design sem consistência

Ter à disposição milhares de fontes não autoriza um web designer a usá-las de forma indiscriminada. Escolha duas ou três fontes principais. O mesmo se aplica à paleta de cores e ao background. Os usuários precisam ter uma noção clara sobre os elementos visuais.

5 — Não seguir um padrão

Existe uma grande variedade de ferramentas gratuitas para se produzir uma página web a partir de folhas de estilo e markups. Esta é uma forma de simplificar o trabalho.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.