tv-4k

Pensando em comprar uma TV 4K? Tire todas as suas dúvidas aqui

TVs Ultra HD, as tvs 4K, estão ficando mais baratas e populares. Mas será que vale a pena comprar uma TV 4K agora? Ou é melhor esperar os preços baixarem?

Em primeiro lugar é preciso saber o que você quer. Se o seu perfil estiver mais perto do consumo de canais de tv aberta em HD ou tv paga em HD, e se você já tem uma tv LCD/LED, talvez não exista nenhuma necessidade em comprar uma tv 4K.

Mas se você gosta muito de filmes e vídeos, é assinante do Netflix ou outros serviços de streaming, ou sua tv LCD  é antiga, aí sim, talvez valha a pena investir em uma tecnologia melhor.

O maior “problema” das 4K permanece: a pequena quantidade de filmes e vídeos disponíveis.

Fique esperto: provavelmente você vá encontrar uma tv deste tipo com a “marca” 4K. Mas alguns fabricantes também poderão falar em Ultra HD, UHD.

UHDTV (Ultra High Definition Television) é a imagem em 8K.

linha

Perguntas & Respostas

Vamos para as principais dúvidas:

Quais as vantagens das 4K em relação aos modelos LCD/LED atuais?

 Melhor visualização dos pequenos detalhes das imagens.

 Alguns fabricantes já incluem como “bônus” telas com tecnologia mais avançada (exemplo: telas OLED). Como as OLED vem com mais pixels, a imagem pode ter mais contraste, um preto mais consistente, imagens que não aparecem borradas nas cenas de alto movimento (principalmente em games). Mas as OLED são bem mais caras.

 Telonas (acima de 40 polegadas) apresentam uma imagem com cores mais consistentes e com nítidez maior do que os modelos atuais de LCD.

Quais as principais desvantagens?

 Preço alto.

 Poucos títulos de filmes e vídeos em 4K.

 Assinaturas de serviços de streaming mais caras (Netflix, Google Play, Apple TV, etc).

Quanto as tvs 4K são melhores do que as LCD/LED atuais?

Bem, se você comparar apenas o número de pixels, as 4k entregam 3840 x 2160 pixels, contra um máximo de 1920 x 1080 pixels das atuais Full HD.

Agora, o quanto o olho humano é capaz de distinguir esta diferença eu sinceramente não saberia dizer. Apenas uma experiência individual pode resolver isso.

Comprando uma 4K vou poder assistir as novelas e o futebol da tv aberta em Ultra HD?

Não. O padrão da TV aberta digital brasileira é o SBDTV e não suporta transmissões em 4K.

E o Netflix?

Na verdade os filmes em 4K são ainda muito poucos (House of Cards, Breaking Bad, Narcos). A mensalidade para planos 4K dobra de preço.

As operadoras de tv por assinatura brasileiras oferecem conteúdo 4K?

Não e nem existe uma previsão de quando isso vai acontecer. Algumas transmissões experiemntais já foram feitas durante a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014 (OI, Vivo e NET).

O maior problema é que o 4K exije quatro vezes mais espaço de banda e transmissão por fibra ótica ou satélite com a maior capacidade de transmissão de canais DTH.

Preciso ter uma conexão de internet com velocidade?

Sim. A conexão da sua operadora precisa ser veloz e estável. 25 Mpbs talvez seja o mínimo.

Investindo bastante eu garanto uma compra por muito tempo?

Não queria estragar a sua festa mas a indústria de tvs já tem uma carta na manga: as tvs com 8K.

Quanto mais eu gastar mais qualidade e recursos vou ter…

Nem sempre isso é verdade. Análise bem quais são estes recursos e se eles realmente vão acrescentar algum beneficio. Eu não colocaria mais do que uns 2.500 reais na compra de uma 4K.

Vale a pena comprar uma 4K com 3D?

Como já comentei aí em cima, as LCD com 3D foram um fracasso de vendas. Talvez com uma tecnologia que entrega mais qualidade isso mude. Só fazendo um test-drive para acabar com essa dúvida.

Pense também que, para as produtoras de vídeo, um filme ou vídeo 4K com 3D será uma tarefa muito mais difícil e cara. A indústria do setor já aposta em tvs 8K como substitutas das 3D pela extrema nitidez das imagens geradas.

Tenho que escolher uma 4K com Smart TV?

Não. Você pode comprar um dongle, tipo Chromecast ou box, tipo Apple TV. Eu prefiro estas opções do que usar o controle remoto das Smart Tvs. Mas quase todos os fabricantes já oferecem este recurso.

Quais as melhores marcas? 

A Samsung lidera as vendas de tvs LCDs, seguida pela LG.

As duas juntas detêm quase 36% deste mercado. São as marcas que mais investem na qualidade de fabricação e na tecnologia.

No mesmo nível entram as japonesas Panasonic e Sony. O problema delas é o preço maior em relação às coreanas.

Mais abaixo, ficam as chinesas AOC e Philips (sim, a Phlilips pertence a própria AOC).

E, finalmente, a Philco, da Britânia.

O que eu preciso conferir na hora da compra?

Eu particularmente ficaria atento à qualidade da tela. Mas existe outro item que merece a mesma atenção: algumas tvs 4K vêm com uma porta HDMI 1.4. Isso limita a um máximo de 30 fps (frames por segundo). O resultado pode resultar em imagens borradas nas cenas de grande movimento.

Em segundo lugar, TVs sem HDMI 2.0 não suportam HDCP 2.2, o novo padrão de proteção contra cópia. Isso é muito ruim, os mais recentes kits HD Ultra, tais como set-top boxes e players de Blu-ray não vão funcionar.

Uma das grandes vantagens das 4K é uma imagem bem melhor em telas acima de 40 polegadas. Então vou comprar logo uma tv de 50 polegadas…

Você já assistiu um filme no cinema nas primeiras filas? Existe uma relação ideal entre o tamanho da tela e a distância entre ela e o espectador.

Confira a tabela aqui.

Compro agora ou espero os preços baixarem?

As vendas de produtos funcionam quase sempre com um mesmo cronograma: custam caro no início e os preços vão caindo com o tempo e conforme o número de concorrentes.

Se as vendas forem boas para a indústria, na teoria, os custos de produção caem e os preços baixam. E se as vendas forem fracas, provavelmente os preços vão cair também.

O quanto vai ser esta redução não dá para saber, mas você pode pegar o exemplo das LCDs como base. A escolha é sua.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Elaine

    Eu tenho uma samsung 4 K de 40 polegadas ,ela é divina,vale a pena sim,a tv aberta fica esplêndida,tudo que assisto a imagem é ótima,quem comprar não vai se arrepender:))