tablets_porque

Por que eu preciso de um tablet?

Não é só por estar na moda que você deveria comprar um tablet.

Como já falei em outros posts/artigos, ele será um peso morto se você procura um dispositivo para trabalhar com edição de textos, planilhas ou softwares dedicados, como o Photoshop, programas 3D ou edição de vídeo.

Estudar fica muito mais divertido

Mas o tablet é muito bom para outras coisas, como estudar.

A Apple, por exemplo, já percebeu este potencial. E apostou alto na sua biblioteca digital e nos seus iBooks.

Qual o pai/mãe não gostaria de ver seu filho carregando um tablet, como o iPad, ao invés de uma mochila pesadíssima, entupida de livros e cadernos?

Os novos ibooks, ou ebooks, levam ainda uma outra vantagem: ao contrário dos livros tradicionais é possível se adicionar áudio, vídeos e animações 3D.

É sem dúvida uma experiência muito mais intensa e que deverá ter uma repercussão imensa na educação a partir de agora.

Além disso, os tablets podem servir como verdadeiras bibliotecas. Sem contar na facilidade para se encontrar um livro específico, um tema ou uma palavra qualquer.

O processo de aprendizagem fica ampliado. Pode-se usar recursos adicionais de multimídia ou usar ferramentas como os cartões de memória. E tudo pode ser atualizado instantaneamente, online.

A Apple também oferece uma outra ferramenta, o iTunes U, dedicada aos professores, para a organização e comunicação com os seus alunos.

Apenas uma dica: se você quiser, pode publicar gratuitamente nos servidores da Apple. Mas se está pensando em ganhar dinheiro, a Apple vai “comer o seu fígado”.

O melhor para música e vídeos

A menos que você queira ver um filme completo junto com os amigos ou a família numa TV LCD, não existe dispositivo melhor para se assistir vídeos do que num tablet. YouTube? Perfeito.

É bem melhor do que em um PC; você não precisa ficar preso a uma mesa e a uma cadeira.

Para ouvir música eles também são perfeitos. Não que os alto falantes que acompanham os tablets sejam lá essas coisas, mas experimente ligá-lo no seu sistema de som!

Para tirar o melhor do som do seu tablet baixe um aplicativo do tipo Grooveshark.

Navegando com os dedos

Se ele é bom para a leitura, para vídeos, sons e imagens então o tablet tinha que ser bom para se navegar na internet.

Muitos usuários, acostumados com o Windows e Pcs, tiveram que se adaptar aos novos controles de toque e rolagem de páginas, mas a experiência de usar a internet adquiriu uma nova dimensão.

Um belo exemplo disso foi dado pelo Google, ao melhorar a interface do usuário no seu Google Maps para dispositivos multitoque.

Rodando games

Tá certo, ninguém vai preferir um tablet a um console como o Xbox ou PS3.

São dispositivos completamente diferentes para isso. Eu diria que o aplicativo que serve como modelo para os games para tablets é, com certeza, o Angry Birds.

Assim, é óbvio, não dá para jogar o Fifa 2012 num Android – da mesma forma com que se jogaria num console dedicado.

A indústria de jogos para tablets está apenas na sua infância e ainda precisa evoluir muito. A boa notícia é que os desenvolvedores estão investindo pesado em novos lançamentos.

Lendo, lendo, lendo…

Quando a Apple lançou o seu tablet ainda não tinha muita certeza se ele seria usado para a leitura de livros, jornais e revistas.

Afinal, a tela não tinha sido projetada especificamente para a leitura, ao contrário do Kindle, o e-reader da Amazon.

Agora, com o iPad 3 as coisas ficam um pouco diferentes. A resolução aumentou muito e a oferta de novas publicações também.

O maior problema para a leitura em tablets ainda é o baixo contraste e o reflexo de luz na tela, especialmente o da luz natural.

Para usar no trabalho

Talvez o maior potencial dos tablets esteja localizado no ambiente dos negócios.

Quase 70% dos donos de iPads nos EUA já usam o dispositivo no trabalho, ainda que a grande maioria não sejam fornecidos pelos empregadores. Desses, 93% usam o aparelho para se comunicar.

Essa crescente participação dos tablets no mundo dos negócios é alimentada, em grande parte, pelos esforços dos desenvolvedores de aplicativos . Entre na seção de produtividade da App Store e você vai encontrar mais de 12.000 aplicativos disponíveis para download.

Entre os aplicativos mais populares estão: processamento de texto, leitura de documentos, comunicação e colaboração.

Um bom exemplo de como as empresas estão utilizando os tablets para aumentar a produtividade e a comunicação tem sido o uso de aplicativos para reuniões online, como o GoToMeeting.

Tablets, PCs ou notebooks?

Os tablets ainda não estão preparados para substituir os notebooks/laptops e desktops ainda, um fato confirmado por uma pesquisa do IDG.

Apenas 6% dos entrevistados disseram que o seu tablet iria “substituiu completamente” o seu PC e 16% disseram que o iPad tinha eliminado o laptop de suas vidas. E quase todos afirmaram que o tablet servia como um dispositivo suplementar.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.