ipad4_ou_ipad2

Qual a melhor compra: iPad 2 ou iPad 4?

Depois do lançamento do iPad 4, a Apple brasileira seguiu os passos da matriz norte-americana e retirou da sua linha o iPad 3.

Ficaram então o iPad 2 e o iPad 4.

A diferença de preço agora é de 400 reais (1.349 reais contra 1.749), considerando-se o modelo wi-fi com 16GB para armazenamento. .

A dúvida que fica é: vale a pena esta economia?

A maior diferença entre os dois modelos está no processador. O iPad 4 vem com um processador A6X, com uma capacidade de processamento duplicada (dados e vídeo) em relação ao A5, que equipa o iPad 2.

Outra diferença significativa está na tela com tecnologia retina display. A resolução passa dos 1024×768 pixels (132ppi) para os 2048×1536 pixels (264ppi).

Finalmente as câmeras. Para quem considera este um item fundamental em um tablet, deve esquecer o iPad 2. Suas duas câmeras tem a qualidade de um tablet xing-ling de segunda categoria. Isso ficou resolvido no iPad 4.

Nem tudo são maças (desculpa aí)

Eu poderia falar no Siri, o sistema de voz da Apple, mas ele só funciona bem no idioma inglês.

Ah, já ia me esquecendo… Nenhum desses dois modelos é compatível com a rede 4G brasileira.

Aliás, o iPad 2 nem possui esta tecnologia embutida no aparelho, e o iPad 4 só se conecta à frequência usada nos EUA.

Bem, feitas as contas a escolha é então o iPad 4?

Calma lá! O iPad 2 tem vantagens em relação ao seu irmão maior.

Ele é 50 gramas mais leve, é mais fino e usa um conector de 30 pinos (o iPad 4 usa o conector Lightning). Isso pode ser uma vantagem na hora de comprar um acessório, já que a maioria dos fabricantes ainda usa o conector antigo.

Conclusão

Para o mercado norte-americano não há dúvida de que o iPad 4 representa uma grande evolução.

Mas para o mercado (e usuário) brasileiro essa diferença é “enfraquecida” pela inutilidade do sistema de voz Siri e da conexão 4G.

A escolha é sua.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Tiago

    Considerando que o iPad 4 tem a possibilidade de compartilhar a internet 3g via wifi e o processador é mais de duas vezes mais rápido que o iPad 2, fico como 2!

  • Tiago

    Considerando que o iPad 4 tem a possibilidade de compartilhar a internet 3g via wifi e o processador é mais de duas vezes mais rápido que o iPad 2, fico como 2!