Sempre que começo um novo trabalho fico imaginando: e agora, por onde começar!?  Muitos clientes – e você sabe muito bem como é – talvez nem imaginem como é penoso se partir do zero, quanta pesquisa é gasta, quantos sites precisamos visitar. Com o tempo cada profissional acaba criando o seu próprio método, que na maioria das vezes segue um padrão pré-estabelecido e inconsciente.

Eu, por exemplo, tento não cair na tentação de adaptar uma solução desenvolvida por um site concorrente. Quase nunca dá certo. O ideal é pararmos um minuto e tentarmos descobrir porque aquele determinado site nos fez literalmente “babar”. Foram as fontes? As imagens? O fundo? As cores?

Eu arriscaria uma outra resposta: foi o conjunto e a forma como o profissional adaptou uma necessidade de comunicação ao layout. E nunca o contrário. Por isso,  partir de um layout pronto quase nunca dá certo. E, se der, vira uma cópia do que já foi feito.

Isso não quer dizer que não podemos usar uma idéia que já deu certo como ponto de partida. É claro que mesmo sem nos darmos conta estamos quase sempre usando fórmulas que já vimos antes. Mas elas estão apenas servindo de inspiração para um determinado trabalho.

J Paz Filho

J Paz Filho

Jornalista, faço a produção de conteúdo e a criação de websites - incluindo e-commerce.///Especialização em design na Unisinos///Editor de jornais e revistas especializados.///Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato.
J Paz Filho

Últimos posts por J Paz Filho (exibir todos)