google_museu

Quem disse que museu é coisa chata?

 

Vamos ser sinceros. A visita a um museu de verdade é uma experiência bem mais interessante do que ver obras em uma tela.

Mas visitar os mais importantes museus de todo o mundo só mesmo para quem tem muita grana. E tempo.

Para facilitar nossa vida, o Google acaba de lançar o seu portal de museus, o Google Art Project.

São 17 dos mais importantes museus de todo o mundo, entre eles o Van Gogh Museum de Amsterdam, o The Museum of Modern Art (MOMA) de Nova Iorque e o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía de Madri.

Baseado na tecnologia do Google Street, é a primeira experiência da empresa em simular o 3d em ambientes internos.

Busca pela qualidade é um dos pontos fortes do Google Art

Nem todas as áreas dos museus estão disponíveis e apenas algumas obras estão em alta definição, deixando claro que o serviço vai ser expandido e aperfeiçoado aos poucos. Mesmo assim, ao dar um zoom, os detalhes impressionam.

São mais de mil obras disponíveis, com alguns recursos bem interessantes como a possibilidade do usuário criar a sua própria coleção. Para algumas imagens está disponível até uma visão em 3d, para quem tiver um óculos especial para isto, é claro.

Para não se “perder” dentro dos museus o Google criou — no lado direito do programa — uma planta baixa, além de informações gerais sobre as entidades, e as principais obras expostas.

Navegação é diferente

Não há como negar que uma experiência simulando o ambiente 3D em monitores simples, de tela plana, ainda é meio desajeitada. Seria preciso o auxílio de uma nova tecnologia para isto. Mas nada que impeça uma rica experiência virtual.

E, assim como uma visita real a um museu, é preciso ter calma e paciência ao apreciar as obras, observar seus detalhes aos poucos.

Minha conclusão: uma ótima oportunidade para designers (e público em geral com certeza) ampliarem seus conhecimentos sobre cores, formas, texturas, tendências, história, etc, etc…

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.