adobe_flash2

Razões para não fazer um site com Flash

O Flash bloqueia isso. Vira um código fechado para o Google, que não consegue estabelecer uma lógica da estrutura de um site feito em Flash.

Como bem explica Luiz Augusto, Diretor de Operações da Media Factory, no seu artigo “Esqueça o Site em Flash“, se você for dono de uma pizzaria, por exemplo, e digitar “pizzaria em tal bairro”, não vai achá-lo.

iPad não reconhece

O Flash não roda no iOS. Assim, construir um site desprezando os dispositivos da Apple não é uma boa idéia. Afinal, segundo a própria empresa, já foram vendidos 25 milhões de iPads, sem contar os iPod Touchs e iPhones.

Site no iPad: não roda Flash

Quando usar o Flash

É claro que você não precisa banir o Flash da sua vida. A solução é onde e quando usá-lo. Fernando Kanarski, especialista em Google AdWords, vai direto no ponto: “Flash é bom para ilustrar uma história, mas não para descrevê-la”.

Existem muitos “truques” para deixar um site em Flash mais amigável para os buscadores, mas uma das mais importantes e simples é criar um sitemap (veja como criar um sitemap).

Para encerrar apenas uma provocação interessante colocada por muitos especialistas na web: porque o site da Adobe não é feito em Flash? Bom , a resposta acho que já foi dita: utilize o Flash apenas em alguns blocos específicos do seu website. Esta é a dica.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.