windows8_consumer_preview

Revelado o novo Windows 8 !

Ainda é uma versão beta (para testes) mas segundo os dirigentes da empresa o usuário já vai ter uma visão completa do novo Windows.

Como já vou mostrado em 2011, o layout do Windows 8 é baseado em quadros, dispostos geometricamente na tela.

Nas margens esquerda e direita estão os controles do sistema. Já nas bordas superior e inferior ficam os controles dos aplicativos.

Esta distribuição tem uma lógica: facilitar a vida dos usuários de tablets, através de um acesso rápido aos comandos com os polegares.

E, segundo a Microsoft, os usuários de desktops também não terão dificuldade em usar o mouse.

Botão iniciar continua

O botão iniciar, localizado no canto inferior esquerdo, permanece, mas sua importância agora é igual ao seu tamanho: um minúsculo quadradinho, no mesmo lugar de antes.

O diretor da Microsoft, Gabriel Aul, afirma que a equipe de desenvolvedores também dedicou uma atenção especial ao sistema de toque para agilizar as mudanças entre janelas.

É multiuso

A proposta da Microsoft é audaciosa. O novo Windows foi criado para rodar em qualquer dispositivo. Desktops, laptops, netbooks, smartphones, celulares ou tablets. Em telas sensíveis ao toque ou através do mouse, teclado ou touchpads.

É um desafio e tanto, já que a lógica de uma navegação pelo toque na tela é bem diferente de outros comandos.

Mas se for pelas preferências de Aul, os tablets receberão uma atenção especial, já que ele é um fã desse tipo de dispositivo.

Aplicativos serão todos gratuitos

Uma das grandes novidades é a decisão da Microsoft em não oferecer aplicativos pagos. Só gratuitos.

Faz parte de uma estratégia para conquistar novos usuários, mas também serve como um incentivo para os desenvolvedores, que certamente serão pagos para isso.

Android: o adversário a ser batido

O maior adversário do Windows 8 será, sem nenhuma dúvida, o Android, do Google.

E nessa batalha a Microsoft leva uma vantagem estratégica: a de lançar um sistema que vai explorar as deficiências do rival.

Copiando o Linux

O novo Windows tem muito de Linux. Para rodá-lo basta um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM (na versão de 32 Bit, 2 GB para 64 Bit) 16 GB de espaço livre no HD e uma placa de vídeo compatível com DirectX 9.

O pessoal da Microsoft também pretende criar um sistema operacional tão seguro como Linux, um objetivo já previsto no Windows 7 e que não foi alcançado.

Finalmente, o Windows 8 traz um dos melhores recursos do Linux: poder rodar o sistema operacional através de um pendrive.

Como baixar o Windows 8

Baixe aqui o Windows 8 Consumer Preview (página oficial da Microsoft brasileira).

O arquivo tem 2,5GB.

Existem duas versões disponíveis: 32-bit e 64-bit.

O serial divulgado pela empresa é NF32V-Q9P3W-7DR7Y-JGWRW-JFCK8

Você pode instalar o Windows 8 em cima de uma cópia da existente ou criar uma nova partição no seu HD para instalá-lo em separado.

Também existe a opção de instalação em uma máquina virtual (é necessário um programa para isso).

Quando ele chega

Ainda não existe uma data para o lançamento do Windows 8. Especula-se que ele deva chegar só no final de 2012.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • douglas

    a diferença é pequena de desempenho para eu migrar para o windows 8 e este visual é muito feio !! tá recebendo muito crítica , porque quer impor este visual ,,,, pessoas leigas vão sofrer com ele !!
    outro grande problema é rodar aplicativos desktop em tablet ,,, não dá muito certo ,, a dependência dos aplicativos ao mouse e teclado é muito grande,,,
    isso vai por muito tempo atrapalhar !!!

  • a diferença é pequena de desempenho para eu migrar para o windows 8 e este visual é muito feio !! tá recebendo muito crítica , porque quer impor este visual ,,,, pessoas leigas vão sofrer com ele !!
    outro grande problema é rodar aplicativos desktop em tablet ,,, não dá muito certo ,, a dependência dos aplicativos ao mouse e teclado é muito grande,,,
    isso vai por muito tempo atrapalhar !!!