hotlink_stop

Saiba como evitar o hotlink

Existe uma praga disseminada pela rede e que vem crescendo a cada dia. O hotlink.

Mas não se assuste, não se trata de nenhum hacker (ou cracker, melhor dizendo).

Alguém pode estar usando os serviços do seu servidor – é, este mesmo que você está pagando.

Essa “pessoa” está usando uma parte do diretório do seu serviço de hospedagem que está aberta ao público, e assim deve ser, é claro. Fazem parte desta área o html, fotos, textos e tudo o que você colocar na pasta pública.

Mas o que isto pode afetar no meu site, você deve estar perguntando. Bom, se você não está usando um serviço de hospedagem gratuito o “gatuno” está usando a sua largura de banda.

Vou explicar: um site qualquer, em vez de hospedar uma foto no seu próprio servidor faz um link para uma foto sua, que está no teu servidor. Ou seja, ao criar um post, por exemplo, em vez de apontar a localização da foto  para um diretório dele (tipo /imagens/minha_imagem.jpg), usa o endereço da tua foto (tipo http://www.seusite.com/sua_imagem.jpg).

Bom, aí o “cidadão” já fez duas cacacas. Está usando o teu servidor e ainda por cima não pediu autorização para usar a imagem.

Existem várias formas de bloquear esse tipo de rapinagem:

  • Primeira opção: tente entrar em contato com o responsável pelo site. Vamos acreditar que ele está fazendo isso sem saber.
  • Segunda opção: entre em contato com o servidor dele.
  • Terceira opção: se você está usando um blog, tente achar algum plugin que redirecione a imagem original para outra qualquer, quando alguém tentar praticar o hotlink.
  • Quarta opção: no painel do seu servidor deve existir algum ícone do tipo “Proteção de Hotlink”. Lá você pode configurar quais sites podem ter acesso e quais tipos de arquivos.
  • Quinta opção: modificando o arquivo .htaccess. Este é o último recurso (eu não recomendaria) e não vou explicar aqui como fazer, mas você pode encontrar o assunto na web.
  • Sexta opção: chute o balde. Redirecione o hotlink para uma foto sacana.
  • Sétima opção: redirecione o hotlink para uma propaganda do seu site.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.