mulher_notebook

Saiba como proteger a sua webcam contra a ação de hackers

Faz pouco tempo, eu aconselhei uma colega e amiga jornalista a proteger a webcam do seu notebook, com um adesivo, também conhecido como “fita crepe”.

Mesmo sabendo que ela certamente iria rir da minha brilhante “dica”, achei melhor ir adiante e expliquei para ela que o controle de uma webcam estava sendo uma das tarefas mais comuns e tranquilas para um hacker.

Sim, pode acreditar, a sua webcam pode ser ativada (ligada) remotamente (através de um outro aparelho). Ou seja, em princípio, qualquer mané pode ficar te observando, sem que você saiba.

Bem, mesmo sabendo disso há muito tempo, eu imaginava que pudesse existir um aplicativo, um bloqueio do próprio equipamento…

Câmera escondida

Só que, para minha surpresa, o respeitável site de tecnologia norte-americano Mashable, através do seu colunista Lance Ulanoff, teve esta mesma ideia: colocar um adesivo na frente da webcam.

Tá certo, a solução dele foi um pouquinho mais “refinada”. Dobrar e colar um Post-it colorido. Enquanto a minha é bem mais tosca. Mas no final o resultado é o mesmo, proteger a sua, a nossa, privacidade.

É claro que o domínio da sua webcam por um hacker não é uma tarefa automática; o “malfeitor” precisa de uma mãozinha sua, geralmente quando você abre um email com um malware escondido.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Jesus Rodrigo

    Pode crê, no meu desktop eu viro a web cam para a parede.