Muitos leitores me perguntam: é possível montar uma rede wi-fi tendo apenas uma conexão 3G? A resposta é: sim, é possível, e não é muito complicado. Uma das formas mais fáceis de se fazer isso é através de um mini modem roteador 3G.

saiba_como_mini_modem_zte

Mini modem 3G da ZTE: 90 gramas

Usando um mini modem 3G

Um dos mais conhecidos à venda no do mercado brasileiro é o ZTE, que pode ser encontrado por uns 250 reais. A vantagem de se usar um mini modem roteador – em vez de se usar um celular com roteador – é que ele fica como um aparelho exclusivo, executando apenas esta função. Segundo alguns vendedores, como os do Mercado Livre, o ZTE aceita o chip de qualquer operadora. Mas antes de fechar a compra, é melhor conferir se ele realmente vem desbloqueado. Este modem faz o compartilhamento da conexão com até 5 outros dispositivos, tem um alcance de 50 metros e a autonomia da sua bateria é de aproximadamente 5 horas, . Fora isso, o “aparelhinho” vem com um slot para cartão micro SD com capacidade de até 32GB, para armazenamento de dados para qualquer usuário que estiver conectado à rede. Ah, e a configuração é automática, você só vai precisar anotar a senha que já vem configurada de fábrica. Mas, se quiser, também pode colocar outra, é claro!

Rotear com celular, smartphone ou tablet

Outra forma de usar o 3G para enviar dados para aparelhos wi-fi é o uso de um celular, smartphone ou tablet. Neste caso, é necessário uma configuração, que varia de acordo com o fabricante. Mas também não é muito complicado. Confira no manual.

Plano 3G deve ser poderoso

Obviamente, se quiser compartilhar a sua conexão 3G entre vários dispositivos, vai precisar de um plano “poderoso”. Melhor é contratar um plano ilimitado. Ou você já se imaginou compartilhando uma conexão 3G entre cinco aparelhos, através de um plano que reduz a sua velocidade quando você excede os Mbytes determinados pela operadora? Nem um modem discado seria tão lento! Veja como funciona este mini modem da ZTE. Aliás, muito bem explicado por este vendedor: