cloud_computing

Saiba o que é computação em nuvem e por que ela vai mudar a sua vida

Uma das grandes revoluções da tecnologia nos últimos tempos foi a implantação da computação em nuvem.

O “cloud computing” (em inglês) é muito mais do que uma ideia de técnicos de TI ou estudantes de tecnologia; é uma forma de facilitar a vida das pessoas.

Mas você sabe realmente o que significa computação em nuvem?

O conceito refere-se ao armazenamento de dados em computadores, localizados em servidores, espalhados por todo o mundo, que compartilham informações por meio da rede mundial de computadores, a internet.

Resumindo, tudo o que você armazena na “nuvem” pode ser acessado em qualquer parte do mundo, de qualquer computador, sem a necessidade de instalar softwares ou qualquer outro programa. Basta sua senha de acesso e login.

O computador passa a ser apenas uma plataforma para você ter acesso às suas aplicações e documentos, que estariam em uma grande nuvem. Daí o termo, “computação em nuvem”.

Vantagens x desvantagens

Entre as principais vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de utilizar programas que não estão instalados no seu computador e que são atualizados automaticamente, além da facilidade em acessar as informações na rede, de qualquer lugar, principalmente para corporações e empresas, que podem gerar economia de gastos com o serviço.

A principal desvantagem é a segurança. Se cada usuário da computação em nuvem tomar medidas de proteção, como a criptografia, por exemplo, isso pode gerar uma sobrecarga para os servidores, que não estão na nuvem, e que terão de “descriptografar” o documento toda vez que o usuário quiser acessá-lo.

Algumas pessoas também simplesmente não confiam em um documento ou arquivo que está na “nuvem”, achando que estes podem ser acessados por qualquer pessoa ou hacker.

Empresas como a PSafe e a Adobe oferecem diversos serviços para o armazenamento de dados, fotos, arquivos, que fazem parecer você possuir um verdadeiro HD na internet.

Netflix e o streaming

O serviço em nuvem ajudou a gerar outras inúmeras revoluções tecnológicas, como o crescimento do streaming.

O streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a internet, e que foi criada para tornar as conexões mais rápidas.

Assim como os serviços de vídeos “on demand” como Netflix.

O streaming também ajudou a combater a pirataria; o serviço barateou os custos de manutenção, distribuição e imagem das obras de artistas musicais, filmes, séries, programas e outras mídias com direitos autorais.

Logo, o crescimento tecnológico alcançou não só as empresas e produtoras, como as pessoas comuns, já que os serviços estão disponíveis para qualquer um com acesso à internet.

Finalmente, eles foram responsáveis pelo barateamento e por um número maior de acessos às mídias, aumentando a audiência – e os lucros.

Redação|colaborador: Marcos Souza

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.