galaxy_s3

Samsung aposta tudo no Galaxy S3 e promete bater o iPhone 4S

O novo modelo começa a ser vendido nesta quarta-feira (6 de junho). Pelo menos um site já anunciou o preço de 1.850 reais.

Para mim o smartphone com o maior potencial para enfrentar o iPhone 4S é o Motorola Razr.

Mesmo com um design e acabamentos impecáveis e uma configuração de primeira, o Razr tem um problema crônico: as vezes ele engasga. Quando testei o smartphone da Motorola, só não dei uma nota 10 exatamente por isso.

Para ser justo, acho que este problema pode ser uma falha da versão do Android testado, e não do Razr. O que poderia desaparecer com o uso do Android 4.0.

Quanto ao Galaxy S3, por enquanto só podemos analisar os seus recursos através de sites especializados estrangeiros.

Mesmo assim, já dá para fazer um pequeno comparativo entre os dois.

Super Amoled x Retina Display

A Samsung decidiu apostar as suas fichas na tela, o principal item de qualquer dispositivo móvel touchscreen (leia-se, tablets e smartphones).

Nesse item a empresa coreana caprichou: o Galaxy S3 vem com uma tela de tecnologia Super Amoled, com resolução de 1280×720 e Gorilla Glass, um vidro super resistente e proteção contra riscos.

Comparando, o iPhone 4S oferece a tecnologia Retina Display, mas com uma resolução menor, de 960×640. Se a resolução fosse o único parâmetro para definir a qualidade de uma tela, o smartphone da Samsung seria o vencedor.

O que faz a diferença mesmo é o tamanho. Aqui a tela do Galaxy ganha fácil: tem 4,8 polegadas, contra 3,5 polegadas do iPhone.

Design e interação

Vendo o Galaxy S3 de frente, ligado, percebe-se claramente as vantagens de uma tela maior. O design fica mais limpo, nem parece que roda um Android.

Méritos também para o pessoal da Samsung, que não encheu a área de trabalho com ícones desnecessários.

Já os cantos arredondados do aparelho passam a impressão de um dispositivo mais antigo, bem diferente do belo design do Motorola Razr, por exemplo.

Outra preocupação da Samsung foi com a interatividade. Assim, não faltam recursos interessantes, como permanecer aceso enquanto você olha para a tela; ou informá-lo sobre novas ligações ou mensagens enquanto você esteve longe do aparelho.

Vale a pena?

Bom, com tudo isso, valeria comprar um Galaxy S3 em vez do iPhone 4S?

Se analisarmos apenas o design, a tela e as configurações, a resposta é, sem dúvida, sim. Mesmo por que, vamos combinar, o design do iPhone não é dos melhores. Muito menos o seu peso.

Mas o smartphone da Apple ainda tem pelo menos duas grandes vantagens: o seu ainda imbatível sistema operacional iOS, mais estável e intuitivo; e os seus milhares de aplicativos.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.