samsung_tab2_7

Samsung revela o Galaxy Tab 2 de 7”

Enquanto empresas como a Motorola, Acer ou Sony entraram timidamente no mercado de tablets, a coreana Samsung decidiu apostar muito mais alto.

São tantos dispositivos que chegam a confundir o consumidor. Começando por um de 4 polegadas e chegando até o seu tablet de 10.1″.

Só na faixa dos aparelhos de 7 polegadas a Samsung já lançou uns quatro. Digo “uns” por que eu mesmo não consegui descobrir quantos são.

Explico: o Galaxy Tab brasileiro, por exemplo, é o único do mundo a vir com TV. Analógica e digital.

A principal diferença do novo Galaxy 7″ em relação aos modelos anteriores está no seu preço. 250 dólares. Nada mal!

Foi a fórmula encontrada pela Samsung para se distanciar da concorrência com o iPad, e se posicionar em uma faixa próxima ao Kindle Fire, da Amazon (199 dólares) e do Nook Tablet, da Barnes&Noble (250 dólares).

Maior e mais pesado

Claro, para chegar a um preço tão competitivo, a Samsung teve que abrir mão de muitos “mimos”. A começar pela sua base, composta por um plástico cinza fosco, ao invés do alumínio, presente nos tablets top de linha.

Mesmo assim, permanece o que havia de bom no modelo antigo, como um slot para cartão SD para se adicionar mais 32GB de armazenamento.

Ele ficou um pouco mais “gordo”, é verdade: 10,4mm, contra 9,9mm do modelo Tab 7″ Plus, ou 7,85mm do Tab 7.7. Não representa uma grande diferença, mesmo por que os usuários não dão tanta importância à espessura, como ficou provado com o lançamento do iPad 3. O peso também aumentou um pouco.

Mas se comparado ao novos rivais Kindle Fire e Nook Tablet, o Tab 2 ele é mais fino e mais leve.

Tela “comum”

Quem já teve a oportunidade de ver a tela de um iPad 3 funcionando talvez se decepcione um pouco com a tela TTF 1024 x 800 do Tab 2. O texto fica bem mais serrilhado. Sua tela também perde em qualidade para a tela Super AMOLED Plus, com 1280 x 800, do Tab 7.7.

Mas vamos ser justos: comparado às telas de tablets da mesma faixa de preço, a do Tab 7 é uma das melhores.

Android 4.0 melhora desempenho

Mesmo com uma tela inferior ao Tab 7.7, o novo Tab 7 “compensa” essa deficiência oferecendo o Android 4.0. Comparado às versões anteriores, ele é muito mais suave na rolagem das telas. E mais confiável também.

O Android ainda sofre com pequenos travamentos, mas bem menos agora na versão 4.0. O giro de tela ficou mais rápido, mas perde feio para o iPad.

Tirando isso, o Android 4.0 melhou muito. Especialmente na renderização das páginas web e no zoom. Sem contar no aperfeiçoamento da interface, agora com um layout muito mais bonito e intuitivo.

O que também ajuda é a interface da Samsung, batizada como TouchWiz, que oferece algumas funções extras, como o um acesso rápido aos menus.

Aplicativos ainda são poucos

Um defeito crônico no Ice Cream Sandwich ainda é a falta de aplicativos para rodarem em tablets. A oferta tem aumentado, mas continua pequena.

Não que você não possa usar um aplicativo feito para originalmente para smartphones; mas, vamos combinar, ninguém quer ver enormes espaços vazios.

A Samsung até que tenta melhorar isso, pré instalando alguns apps. Mas isso você também pode fazer. Destaque para o DropBox e os seus 50GB de armazenamento gratuito para os donos do Tab 2, durante um ano.

Tem ainda o Peel, que transforma o tablet em um controle remoto universal.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • BrunoBk

    Vc tem que comprar um tablet desbloqueado com tecnologia GSM. A operadora ATT vende em GMS e a Verizon em CDMA, que não é usado aqui no Brasil.

  • Leandro Rezende

    Vou para os EUA e pretendo comprar um Tablet Samsung Galaxy ou um Motorola Xoom, ambos com 3G. Alguém sabe informar se o 3G funcionará normalmente no Brasil?

  • BrunoBk

    Vc tem que comprar um tablet desbloqueado com tecnologia GSM. A operadora ATT vende em GMS e a Verizon em CDMA, que não é usado aqui no Brasil.

  • Leandro Rezende

    Vou para os EUA e pretendo comprar um Tablet Samsung Galaxy ou um Motorola Xoom, ambos com 3G. Alguém sabe informar se o 3G funcionará normalmente no Brasil?