saiba_como_celular_agua

Seu celular caiu na água? Saiba como salvá-lo

É uma cena bizarra, mas pra lá de comum. Você deixa o celular no bolso/bolsa e — de repente — ele adquire vida própria e “se joga” na privada (ou piscina, etc)

Mas nem tudo está perdido. Assim como num incêndio, você deve estar preparado para agir rapidamente.

Siga os seguintes passos para um resgate seguro:

1 >>> Cuidado! Na alopração você pode “colocar o trenzinho pra andar”, ou seja, dar a descarga.

Resgate o celular suicida o mais rápido possível e dê uma ligeiríssima secada numa toalha ou papel higiênico para tirar o excesso d’água.

2 >>> Desligue o aparelho imediatamente e retire todas as peças móveis que puder (bateria, chip, cartão SD, etc).

3 >>> Se tiver à mão, use um secador (modo frio), um ventilador, um ar condicionado (na ventilação) e fique “fuçando” por pelo menos uns 5 minutos.

Nem precisaria dizer: nunca use o forno ou microondas.

4 >>> Aqui o item mais controverso. Para secar o celular totalmente, muitos ensinam a colocá-lo no sol e até mesmo dentro de uma tijela de arroz. Não faça isso.

A minha dica é: envolva seu aparelho em chumaços de algodão. Já fiz e deu certo. Ou (essa eu ainda não fiz) envolva-o entre dois absorventes (limpos, é claro!), como num sanduíche.

(Faça o mesmo com a bateria, o chip e as demais peças).

5 >>> Após uma hora, retire o algodão ou absorvente e, se tiver muito encharcado, repita a operação quantas vezes forem necessárias.

6 >>> Tá seco? Dê mais uma ventilada com secador (modo frio) e use um pano macio e limpo para tirar a sujeira que ainda ficou.

7 >>> Hora do teste. Mantenha a calma, segure as lágrimas e… aperte o botão power.

Ah, desculpa ter que dizer, mas segundo alguns testes – feitos por sites de fora que têm grana de sobra para fazer isso – de cada três celulares (ou smartphones) que caem na água, apenas um sobrevive.

Espero que seja o seu!!!

 

Atenção: esses são os passos que devem ser feitos quando o celular cai em um lugar que contenha água “limpa” (piscina, prato se sopa, balde, etc).

Mas se o aparelho cair na privada? Bem, aí é um caso para o Dr. Bactéria. Se for um celular Xing-Ling a dica é comprar outro. Se for um smartphone que passou dos 1 mil reais, aí o melhor é tentar limpá-lo cuidadosamente com álcool.

Por isso, é importante que você se lembre em retirar o chip e o cartão SD o mais rápido possível.

 

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Rebecca

    Com secador é pior ainda, pode fazer com que as particulas de água passem para partes internar e prejudiquem ainda mais o aparelho. O certo é usar um aspirador de pó e água, ou só de pó.