miracast

Tudo o que você precisa saber sobre o Miracast e conectar seu dispositivo a uma TV digital

Miracast é um padrão de exibição de vídeos, sons e imagens, projetado para o espelhamento de um smartphone, tablet ou PC em uma TV ou projetor, sem a necessidade de cabos HDMI ou de um roteador.

Resumindo: você pode transmitir qualquer coisa da sua tela diretamente para a sua TV, sem precisar de cabos.

Tecnicamente falando, é um protocolo de transmissão de dados wi-fi, com o aval/certificado de grandes fabricantes mundiais (Sony, Samsung, LG, Panasonic…), reunidos na organização Wi-Fi Alliance.

O Miracast permite a transferência de conteúdo de áudio e vídeo (alta resolução/H.264) com a proteção de dados no padrão WPA2.

O “problema” é que — diferentemente do Chromecast (do Google) e do Airplay (Apple TV) — a tecnologia Miracast funciona como um espelhamento “total” do tablet ou smartphone.

Um exemplo: você escolhe um vídeo (no YouTube ou Netflix, por exemplo) e envia os dados para o Chromecast ou Apple TV. Eles então armazenam estas informações, assumem o comando e começam a “trabalhar” diretamente com a TV.

É por esta razão que, neste caso, você pode voltar a usar o tablet/smartphone normalmente, enquanto o vídeo fica “rodando”.

No Miracast é diferente: o smartphone/tablet precisam ficar “travados” naquilo que estiver sendo transmitido. Ou seja, só funciona através de um espelhamento.

A vantagem: você não precisa comprar nenhum dongle, nem fica preso à conexão de um roteador. Por isso, dá para assistir a um filme no quarto de um hotel ou fazer uma apresentação no escritório da sua empresa, com a única condição de que a TV também disponha do recurso Miracast, é claro.

Obs: alguns fabricantes já estão oferecendo aparelhos com Miracast capaz de realizar várias tarefas independentes e ao mesmo tempo (veja abaixo).

Como o Miracast funciona?

O Miracast cria a sua própria rede wi-fi, sem depender da rede wi-fi que você já tem.

É bem semelhante ao recurso de bluetooth: você só precisa emparelhar dois (ou mais) dispositivos e pronto, tudo o que fizer no smartphone ou tablet vai aparece na tela da sua tv.

Não é necessário instalar nada. No Android 4.2+ isso é feito através do recurso “Wireless display” ou “Display sem fio”.

Todos os dispositivos e tvs funcionam da mesma maneira?

Um dos maiores problemas do protocolo Miracast é que — na prática — não existe um padrão, nem certificados.

Assim, um dispositivo Miracast talvez não consiga se conectar com uma tv Miracast. Semelhante ao padrão DNLA,  no qual só os aparelhos da mesma marca conseguem uma conexão livre de incompatibilidades.

Outro problema é que a norma não obriga os fabricantes a usarem a marca Miracast. A LG usa o “Smartshare”,  a Samsung “AllShare Cast ou Screen Mirroring”,  a Sony “Screen Mirroring”, a Panasonic “DIsplay Mirroring”.

Não é difícil entender o motivo: as empresas tentam “forçar” uma venda casada. Assim, o comprador de um tablet Samsung só poderia comprar uma tv Samsung, os dois aparelhos com o padrão “AllShare Cast”  –  que na verdade é Miracast,  e que talvez não funcione mesmo em outra marca…

Vá entender esse mundo fora da Apple!

Miracast ou Chromecast?

No Chromecast você só fica conectado por alguns momentos, até que os dados do tablet ou smartphone sejam enviados e armazenados pelo dispositivo.

No Miracast os dois dispositivos precisam estar sempre ligados, porque a conexão depende sempre do sistema operacional (Android, Windows Phone ou BlackBerry).

Pela mesma razão, o Chromecast também tem a vantagem de deixar o usuário livre para outras ações multitarefa, como navegar na internet, editar um texto, etc.

Isso pode estar mudando. O LG G2, o Sony Xperia Z, e o Optimus G Pro são os primeiros smartphones que oferecem Miracast multitarefa, permitindo espelhar sua tela enquanto você continua a navegar no smartphone.

Além disso, o Miracast é bem mais dinâmico para reproduzir aplicativos de vídeo e música e conteúdo protegido por DRM.

Infelizmente o Miracast não está totalmente livre de algum “travamento” nas conexões e isso precisa ser corrigido nas próximas versões deste protocolo.

O Chromecast também trava, mas o delay talvez seja um pouco menor.

Obs: isso é péssimo para quem quiser jogar mas para assistir vídeos não vai fazer tanta diferença.

Como saber se o meu aparelho tem Miracast?

Entre os fabricantes de tablets dá para citar o Nexus 7 (Google), Acer A500, Sony Xperia Z2, HP Slate, Huawei, Surface 3 (Microsoft), Samsung, ZTE, Toshiba.

Fabricantes de TV: alguns modelos da Sony, LG, Panasonic, Samsung.

Quer saber se o o seu tablet ou sua tv tem Miracast?

wi-fi-alliance-miracast

Faça uma consulta aqui.

E se a minha TV não tiver Miracast?

O ideal é estabelecer uma conexão sem fios, direta, mas para quem não possui uma tv com Miracast,  existem no mercado inúmeros aparelhos – chamados dongles –  que podem ser encaixados numa porta HDMI.

Já dá para encontrar vários fabricantes de dongles com Miracast: Microsoft, Belkin, Asus, EzCast, LG, LeMe –  sem contar dezenas de outros made in China.

Os preços variam entre 30 e 80 dólares.

Fique esperto: Chromecast/Ezcast não existe,  como fazem parecer alguns vendedores do Mercado Livre. Ezcast é um produto e Chromecast é outro.

Adaptador da Microsoft
Adaptador da Microsoft: custa 60 dólares e funciona no Windows Phone  8.1 e Android 4.2 +

Quais são os requisitos mínimos de hardware e sistema operacional?

Em primeiro lugar, o aparelho deve ter – ao menos – a versão Android 4.2+ ou o Windows Phone 8.1.

E para completar uma conexão, a sua tv também precisa suportar o Miracast.

Notebooks e tablets com Intel Core i4 e Core i5 e os processadores Intel com chips 7260 com tecnologia WiDi.

Notebooks com AMD de terceira e quarta gerações com tecnologia AMD Wireless Display.

Android 4.2+ e Windows Phone 8+.

O Miracast não é compatível com os dispositivos da Apple: OS X e o iOS.  ou seja,  os MACs., iPod Touch,  iPhone e iPads.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Lazaro

    Me ajudem!

  • Lazaro

    Ai no meu dispositivo não aparece a rede wecast

  • Lazaro
  • Lazaro

    Ola comprei um we cast mas não consigo entra naquela pag(192.168.49.1)para configurar.
    Alguem pode me ajudar?

  • tiago

    assino NBA LEAGUE PASS e gostaria de mandar o jogo para a tv atraves do meu Iphone , e minha tv tem Miracast , tem jeito ?

  • Marcio

    Para espelhamento do celular é melhor ter uma TV com miracast ou adquirir um chromecast?

    • Paz

      Para espelhamento não vai ter diferença.

  • Eda Martins

    aparece na tela da sua tv, preste atenção na parte superior

  • Anthony

    Oi tenho um Samsung gram praime e minha smart tv Philips 43 midia cast conecta no Wifi diret conecta mas não aparece NADA FICA com a tela PRETA e pede pra reiniciar e eu reinicio e NADA ……
    OQUE FAZER …ME AJUDE …OBRIGADO. ..

  • Fenix Phoenix

    Bom dia a todos ! vou dar uma dica que irá ajudar muita agente aqui sobre o uso do Mirascreen
    mo Wphone 10 Android e Iphone, vamos lá, se você deseja espelhar a tela do seu smart phone na tela da tv precisa saber o seguinte!
    Existe duas formas de conexão e uso uma é esta espelhamento de tela ok? a outra e streaming =envio de dados tipo videos etc… (dlna ou airplay) oque você precisa fazer para espelhar ?
    1º w.phone não tem essa função nativa nos aparelhos neste caso você se conecta a mesma rede do Mira Screen via dlna e faz stream de video atrvés de APPs que vc instala tipo Tubecast . etc.No caso do espelhamento via android e Iphone 1º lugar seu aparelho precisa ter em suas configurações nativas a opção espelhamento de tela ou emparelhamento de tela pois esta é uma atribuição do seu aparelho não do mirascreen ok? como por ex:existe no Sony xperia.
    Espelhamento via Iphone 1º lugar existe um pequeno botão que aciona o airplay no ap. mirascreen pois este é a protocolo que usa o iphone
    por ultimo e mais importante ! Para espelhar você deve estar conectado a sua rede comum e não a do mirascreen ai emparelha a tela e pronto,
    Agora para fazer stream pode ser no android ou windows phone ou iphone conecte-se a rede do misrascreen instale APPs apropriados para isso por ex:tubecast allcast existe muito fique a vontade.

    • Ricardo Soares Vieira

      “1º w.phone não tem essa função nativa nos aparelhos…”
      Desculpe mas você está enganado…
      Tenho um Lumia 930 Windows Mobile 10 e utilizo a função nativa como pode ser visto no vídeo a seguir (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=th4_bJf2Qn0

  • Joe Rodrigues

    Tenho uma tv 48 polegadas 4k da Samsung smart com recurso Screen Mirroring (uma das mais novas). Essa tv é compatível com Windows Phone ( Windows 10 )? Tenho outros celulares um gram prime e um galaxy table not, mas sempre que vou emparelhar com a tv não consigo, nenhum dos dispositivos encontram a tv ja tentei com Iphone e nada. Será que é problema com a tv? Ja baixei vários app de todas a s plataformas e nenhum funciona.

  • jose moreno

    è possivel baixar um aplicativo miracast em um smartphone LG?

  • henrique pires peixer

    Bom dia!! alguém poderia me ajudar nao estou conseguindo emparelhar meu iphone 6 na tv lg 6900, desde ja agradeço! meu email: hpeixer@eucatex.com.br

  • Suzana Vasconcelos

    Oi tudo bem? 😀

    no meu Android: quando clico na rede que o miracast produz aparece: “Galaxy J5 DO P2P conectionn” e depois “DO RTSP” e logo em seguida desconecta. como faço pra ajeitar?

    No IOS: Consigo conectar no iphone, mas quando conecto com o wifi da tv não pego o wifi da minha internet. aí só consigo usar offline ou com a 3G. tem como conectar com a tv e usar a internet wifi?

    será que você consegue me ajudar nesses casos?

    Obrigada!

    • Egle Lima

      Suzana, Boa noite!
      Conseguir resolver???
      Estou com o mesmo problema!

  • Pedro Verderio

    Miracast (ou wi-di, screen mirroring,etc) pertence a categoria “vaporware”, ou seja, não existe na pratica. Tenho um galaxy on7 samsung e uma smart tv samsung F8000, o maximo que acontece, depois de uma eternidade, é simplesmente o smartphone indicar que localizou a tv, mas nao passa disso. Se quiser espelhar a tela do PC na TV use o Mezzmo 5.0 (dlna server), que tem uma função propria para isso, mas precisa de uma CPU quad core ou superior. Funciona ok. Dá pra resolver usando uma combinação de programas tambem (Serviio + Windows Media Encoder 9) mas fica um pouco mais complicado.

  • carlos leandro

    Quando eu tento conectar pede senha. Onde eu acho essa senha?

  • erika

    Tenho um galaxy gran prime e uma tv Philips (smart tv) que tem miracast. Meu celular encontra a tv e na hora de reproduzir dá erro. Isso acontece porque são de marcas diferentes e se eu comprar uma smart tv samsung com miracast dará certo?

    • Paz

      Erika, essa talvez seja uma das falhas do miracast. Vc já fez um teste com outras tvs?

  • thiagojmf

    Olá amigo,

    Eu tenho um TV LG que não é SmarTV, ela tem entrada
    HDMI e USB. Se eu comprar um adaptador wireless será que conseguiria
    fazer a TV se comunicar com meu smartphone através do Miracast?

    Obrigado.

    • Paz

      Thiago, sobre qual adaptador vc está se referindo? Se for o Chromecast, só precisa uma entrada HDM – e uma conexão banda larga, é claro.

  • Andre

    a qualidade da transmissão com miracast é tão boa quanto usando o cabo HDMI?

    • Paz

      Analisando apenas a qualidade, sim. Obviamente, vai depender da qualidade da fonte.

  • alex Silva

    eu tenho uma smarTv da samsung e um z2 no começo eu conseguia conectar normal mais agora não estou conseguindo mais .. ja restaurei a tv reiniciei o celular e nada .. vc pode me ajudar???

  • Adilerson Casa Grande

    preciso descobrir se é possivel enviar imagem de 1 notebook para 2 tvs ao mesmo tempo… alguem sabe me explicar? Tenho 2 tvs samsung que já tem a tecnologia mirrorscreen mas elas nao recebem 2 ao mesmo tempo… preciso saber se 2 miracast ou easycast ou qualquer outro aceita receber sinal em conjunto, no caso 1 notebook transmitindo e 2 tvs recepcionando!
    obrigado

  • Patricia Angela

    Tenho um moto g 1 geração e um Samsung j5, não consegui achar nenhuma função para espelhar(transmitir) para minha tv.
    Já encontrei na TV a função, pq a minha TV é LG F . porém no cel não.

    • Ronald Sousa

      Vc conseguiu resolver essa questão?

      Aqui eu não consegui. Por mais que eu tenha tentado.
      Parece que o wi-fi direct tem bloqueio entre o smartphone Samsung e a Smart Tv LG. Possuo tb um J5.

      Talvez o único modo de resolver, seja usar um Chromecast. Pois já usei um e não houve problemas de compatibilidade.

      É lamentável que seja assim. A gente compra uma Tv mais top, e ela vem com frescuras.

      • lulaf8

        Eu conseguir com o celular da Lenovo vibe k5, mas acho sim uma frescura deveriam pegar tds os cells

    • Ronald Sousa

      O Samsung J5 não tem a tecnologia Miracast. Possue wifidirect, mas tb infelizmente é incompatível com a TV LG. 🙁

  • Adaury

    De tudo que já se falou esse fórum foi o melhor.,e cheguei a uma conclusão o chromecast é de longe a melhor opção,até melhor que comprar uma SmarTV ou blu ray smart pois tenho um da Samsung e ele por ter pouca memória as vezes trava no meio de um filme e tenho dar um reset para voltar a funcionar e com o chromecast não tenho este problema, então um conselho antes de comprar uma SmarTV com miracast pense bem em opitar por uma TV comum que é bem mais barata e compre o chromecast que custa até 139$ no mercado livre.valeu fica a dica ae galera

  • Wellington

    PCs desktops não são compatíveis com o Miracast? Eu tenho um Intel Core i5-3330 mas não consigo fazer a projeção de telas. Apenas o processador define o requisito mínimo para o espelhamento, ou há alguma outra peça chave?

  • Lorenzzo Rodrigues Frade

    E pra quem quer espelhar a tela do notebook/pc na tv, para jogar, ver filmes, etc – como se fosse um cabo HDMI ou vga, mas por wifi? Estes dispositivos funcionam como um ‘hdmi wifi’, clonando a tela do PC, ou apenas como um streaming de mídia, onde você seleciona arquivos particulares (como geralmente fazem as smart tv)?
    Sendo mais objetivo: quero a mesma função do cabo HDMI, mas sem fios. É possível? (tolerando, é claro, algum lag ou perda de qualidade).

    • Paz

      O miracast faz uma ponte entre um dispositivo e a tv, um espelhamento sem fio, igual a uma conexão hdmi com fio – com um provável delay, como vc falou.
      Os dongles recebem os dados de dispositivos e os enviam para a tv. Alguns dongles como o Chromecast tb fazem o espelhamento (a partir do Android 42+).

  • Arthur Fonseca

    Esse Tema ainda é meio confuso e faltam muitas informações a respeito.
    EX: O camarada que tem uma tv de plasma (2008/09) com porta USB pode usar esse sistema de “espelhamento” ?

    • Paz

      Arthur, com uma tv de plasma antiga, só com USB, você não vai conseguir uma conexão com Miracast ou com dongles, que exigem uma porta HDMI.

      • Arthur Fonseca

        Tem as duas portas nesse caso.

  • Wellington Telles

    Intel Core i4 ???? não conheço este processador. Seria o i7 não ?

  • jesse moreira

    Uso o espelhamento de tela via wifi direct na minha casa e não tenho quedas de conexões, mas na escola onde trabalho (utilizando também o wifi direct) a conexão se torna instável! O que pode interferir na conexão? Você saberia me responder (obs: desabilito sempre as redes wifi para não ter interferência delas)

    • Paz

      Na minha experiência, a principal causa de uma conexão instável está ligada diretamente à distância entre o roteador e o dispositivo usado. Depois vem a qualidade e a velocidade da internet.
      Dá uma conferida também se algum aparelho elétrico não está interferindo no sinal do roteador (normalmente quando ficam muito próximos).

  • Daniel Maia

    Existe como eu espelhar meu notebook Dell Core I5 com meu smartphone. Consigo com minha TV que tem Miracast. Há como rodar no PC?

  • clarice

    Consegui espelhar normalmente meu smartphone da samsung na tv lg através do Miracast, mas não emite som nenhum! Nem o celular e nem a tv. Há alguma configuração para habilitar essa saída do som?

    • Paz

      Clarice, teria que saber o modelo dos dois dispositivos.
      Pode ser uma incompatibilidade entre as duas marcas, ou pode ser resolvido com um update do software da tv. Algumas vezes tb é causado pela interferência do wireless (tenta desabilitar).
      Se nada der certo, minha dica é vc acionar o suporte da LG.
      Veja aí e depois posta aqui no comentário se vc conseguiu resolver isso…

  • Bianca Lessa

    Estou com um problema coloquei o anycast na minha tv consigo espelhar meu gran prime pq ele tem a tecnologia screen Mirroring mais meu tab e não possui isso como devo fazer para espelhar ele?

  • Roberto Amorim

    Tenho uma LG HDTV onde eu seleciono essa opção do Miracast?

    • Paz

      Em quase todos os modelos é em Rede > Miracast

      • Roberto Amorim

        Acho que a minha não tem não então pq não tô achando isso nela

    • Wilson

      Nas smartTV LG, entre na tela Smartshare.

  • silvanio coreia

    Eu ten uma Tv LED Smart 3D PHILIPS com Miracast e um smart Phone samsung galaxy s4 só uma vez conseguir espelhar mais agora não consigo mais só fica conectando e pronto

  • GILBERTO

    Em tempo: o problema nao e na TV que sao compativeis e sim no PC. O chromecast nao e instalado na TV? Ele solucionaria o problema do all in one da HP sem entrada HDMI. Falei com o suporte da HP e o computador e caro e um lixo. Dizem nao ser compativel com essa tecnologia tao banal _ miracast – nao tem mesmo porta HDMI e nao da para espelhar. Achei estranho, mas a resposta do chat deles. vou colocar no reclame aqui.

    • Paz

      É duro ser consumidor brasileiro…
      O Chromecast fica na entrada HDMI da sua tv, Aí é preciso fazer a configuração com o roteador e usar seu hp com o navegador Chrome e a extensão Google Cast. Parece complicado mas na prática é simples.

  • GILBERTO

    Eu quero espelhar e não somente conteúdo. No caso as tvs já em a tecnologia. vejo que compram o chromecast para tvs que não tem a função embutida, tvs, mais antigas. Vou ligar no suporte da hp. Vejo que se o pc tem essa funcão o miracast parece ser a melhor opção. Também estou percebendo que o pessoal tem tido dificuldades nessa conexão no win 10. Sugere eu esquecer a tecnologia já disponível nas tvs modernas e partir para o chrome ?

    • Paz

      É isso mesmo que vc falou, o problema parece ser do win10. A tendência, eu acho, é uma pressão sobre os fabricantes para que eles resolvam isso – existe uma comunidade enorme de usuários que exigem esta conexão. Eu esperaria mais um pouco, mas a solução para vc, agora, acho que seria o Chromecast mesmo.

  • GILBERTO

    Excelente artigo. Temos duas tvs com o Miracast uma sony e uma samsung. A sony detecta aparelhos samsung. Muito bom isso. Quero conectar pcs all in one da HP. Como saber se eles tem essa possibilidade e como fazer? Poderia dizer algo a respeito. E absurdo, mas esses computadores da HP, mesmo recentes nao possuem conexao HDMI. Entao isso seria um prato cheio. Estou com o Win 10 instalado. O Pc detecta a tv Sony e ela tem o Miracast, porem nao consigo conectar, pois ele nao diz conectar a um aparelho sem fio, quando clico com o botao esquerdo do mouse na tela. Aparece uma tela, duplicar, mas nao buscar um dispositivo sem fio.

    • Paz

      Gilberto, no seu caso a primeira coisa que eu faria seria ligar para o suporte da HP. Em alguns aparelhos deles foi preciso atualizar a BIOS (eu não correria este risco).
      Você já deu uma olhada no Chromecast? É caro mas resolveria o seu problema.

  • Khris Wesker

    Eu não consigo conectar na minha Smart TV, da erro de HDCP, não sei como solucionar isso

  • Oftalmologia Clínica Cirúrgica

    Eu sempre usei o Mirrorcast normalmente no carro, porém deixei o celular cair e tive que trocar o aparelho. Quando peguei o aparelho novo, (mesmo iphone) tive que fazer as atualizações. Agora que eu estou com o aparelho atualizado, não consigo mais fazer o espelhamento. (Ele conecta ao mirrorcast como se fosse para auto falantes, a opção espelhamento não aparece)
    Vcs acham que a atualização do Iphone impede o espelhamento do Mirrorcast?
    Alguem saberia me dizer?
    Abs

  • Uelinton

    Minha smart tv tem a tecnologia miracast, mas eu não consigo executa-la, não sei se é o sistema operacional ou se é problema no notbook.