hosts_uolcai

UOL Host perde a liderança isolada

O UOL Host teve uma queda de 3,4% na sua carteira de clientes em menos de três meses (entre 21 de fevereiro e 28 de março). Estes são os dados do webhosting.info, um site independente que acompanha o número de domínios das maiores empresas de hospedagem de sites na web.

Pode parecer pouco, mas isso representa a perda de 4 mil domínios hospedados.

Entre os cinco maiores, neste mesmo período, o Locaweb teve um aumento de 1,7%, ou 1.785 novos domínios. Também subiu a Redehost (mais 874 domínios no seu host).

Hostnet e Terra também apresentaram queda, mas como suas carteiras de clientes é menor isso não representou uma perda expressiva.

As possíveis causas

Talvez não seja difícil explicar esta queda do UOL.

A principal, a compra de várias hospedagens menores. Como resultado desta estratégia, os clientes destas empresas, acostumados com um atendimento personalizado, passaram para um atendimento unificado do UOL, com inúmeros problemas.

Alguns clientes que assinaram contrato com a Digiweb (comprada pelo UOL) tiveram seus sites simplesmete banidos de uma hora para outra em função de erros de cobrança pelo cartão de crédito. Uma situação inaceitável. Veja aqui.

Outra atitude comum do UOL é o envio de boletos bancários para “clientes” que jamais solicitaram qualquer tipo de serviço. Isso aconteceu comigo e está longe de ser um caso isolado. Veja aqui.   E mais um outro aqui.

É verdade, erros acontecem, especialmente nesta área. Mas o que os clientes do UOL mais tem reclamado é a prepotência de seus atendentes e da lentidão em resolver os problemas.

Consumidor brasileiro é tratado como criança

Para sermos mais justos temos que admitir que este tipo de comportamento com o consumidor brasileiro infelizmente não é privilégio do UOL ou de outras empresas de hospedagem. Lendo a edição de abril da revista Quatro Rodas me deparei com uma interessante matéria na seção “Autodefesa”, dedicada às críticas dos consumidores:

Existe um problema comprovado e admitido pela Fiat em relação ao seu câmbio Dualogic. O carro pode parar no meio da rua. Uma situação de risco de vida se isso acontecer em uma ultrapassagem na estrada.

Resposta da Fiat, falando sobre o recall que foi obrigada a fazer: “ao longo da vida dos produtos é possível ocorrer atualizações; isso não significa correção de falhas”.

Então tá…

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • dmtackle

    uolhost, péssimo atendimento. Aguardo a resolução do protoloco 179691673 e a atendente Lais Yokoyama me deixou na mão, abandonando o chamado.