ipad_word_pages

Veja como editar documentos Word no iPad

Para muitas pessoas ler, editar e salvar documentos de texto é uma tarefa que remete imediatamente ao Microsoft Word.

Não existe uma versão do Word para o iPad, mas isso não significa que você não possa trabalhar com ele no seu dispositivo Apple.

Só para visualizar? É fácil

Deseja apenas ler um documento Word no iPad? Para isso não é necessário nenhum aplicativo extra. Você pode, por exemplo, enviar do seu PC um email para você mesmo, com um arquivo Word anexado. Depois, no iPad, abra sua conta de email e clique no link de anexos.

Outra opção é usar aplicativos para a transferência e visualização de documentos, como o ReaddleDocs ou o GoodReader.

Editar já é outra história

Editar um documento Word no iPad é um pouco mais complicado.

Apenas alguns poucos aplicativos são capazes de editar documentos do Word e um número menor ainda é capaz de manter a formatação do arquivo original.

Uma opção natural para trabalhar com o Word no iPad é o Pages da Apple, que mantem a maioria das principais características do Word. São preservados estilos de parágrafos, listas, colunas, tabelas, gráficos, formas, gráficos importados, cabeçalhos e rodapés.

Pages, da Apple, o melhor para edição

No entanto, o Pages não suporta notas de rodapé ou notas, hyperlinks, comentários. Assim, qualquer um desses itens presentes em um documento original do Word será removido quando você importá-lo, e alguns outros elementos (como as fontes, objetos agrupados e tabelas multi-page) serão alterados conforme o necessário.

Durante a importação o Pages alerta sobre todas as alterações feitas durante o processo, como a substituição de fontes, por exemplo.

Documentos Google

Esta poderia ser uma boa solução para editar documentos do Word no iPad, mas infelizmente o Google só oferece uma versão limitada para o navegador Safari.

Para fazer este “meio de campo” entre o Google Docs e o seu iPad existe a opção de usar aplicativos como  o Doc2 HD e o Office2 HD.  Ambos os aplicativos permitem controlar fontes, estilo, cor e alinhamento. Eles também são compatíveis com marcadores e listas numeradas, podem inserir e manipular tabelas e gráficos, e incluir a pesquisa, desfazer e refazer funcionalidades. Perde-se algumas formatações (estilos e bookmarks).

ipad_word_google_docs
Google Docs: gratuito com menos recursos

A vantagem de usar o Google Docs é poder enviar arquivos via anexos de emails ou salvá-los em outros sistemas de armazenamento baseado em nuvem. Como desvantagem, o Google Docs oferece menos opções de fontes, pouco controle sobre o layout e estilos de parágrafo limitados.

Preservando a formatação

Se você quiser preservar a formatação do seu documento Word original, pode escolher dois outros aplicativos da DataViz: Documents To Go e o Documents To Go Premium. Com eles você será capaz de editar arquivos Word, com a vantagem de ter o controle sobre a maioria dos controles de formatação. A nota negativa é que o Documents To Go Premium tem apresentado algumas falhas(bugs), conforme divulgou o site Macworld.

E mesmo que não seja possível adicionar elementos como gráficos e tabelas, eles são preservados na importação, assim como é preservada também toda a formatação original.

Quickoffice preserva grande parte da formatação original

Por fim, temos ainda o QuickOffice Pro HD, que preserva a grande maioria da formatação original ao editar e exportar um documento Word. Infelizmente sua capacidade de edição é mais limitada do que o  Documents To Go. São suportados apenas os estilos básicos de fontes (bold, italic, underline); tamanho de fonte e alguns atributos de parágrafo como bullets.

Conclusão

Se você precisa editar documentos Word no seu iPad a melhor escolha provavelmente fique entre o Pages (grande capacidade de edição/perda de alguma formatação original) e o Documents To Go ou QuickOffice Pro HD (que preservam a formatação original mas têm menos recursos de edição).

Mas com o iPad ninguém precisa editar um documento pensando apenas no Word. O Pages, por exemplo, é bem mais simples e fácil de usar. É verdade, não tem os mesmos recursos do Word. Mas para aqueles que precisam de um processador de textos sem muitas frescuras ele pode ser uma boa escolha.

E para quem deseja um editor mais sofisticado, também existem muitos outros aplicativos. E novos deverão ser criados também.

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.

  • Ana

    Comecei a digitar um trabalho no pages, mas não consigo mudar a página para continuar, o que faço ?

  • Ana paula

    Boa noite, não estou conseguindo configurar meus documentos no word 2013 , alguém pode ajudar? Obrigada!

  • Edu

    Boa tarde Paz. Eu tenho um Word for Mac no meu Macbook, e também o Pages. Eu gostaria de exportar arquivos de textos do Word para o Pages, incluindo as notas de rodapé. Existe alguma forma de fazer isto? Obrigado.

  • Heck

    O que eu queria saber na verdade é como eu seleciono uma linha de texto para deixa-la em negrito por exemplo.
    Eu tenho o World no meu IPAd mas sempre que tento selecionar uma linha de titulo por exemplo para deixa-la em negrito ele so seleciona se for o testo todo. Pode me ajudar?

  • Glauber oliveira

    Caro Paz posso conectar o iPad Air a um projetor?

    • Paz

      Em princípio sim, vai depender mais do projetor que você tem. Para fazer esta conexão é preciso ter um cabo adaptador para VGA (230 pila). Neste link:
      http://goo.gl/Aze3oj

  • Marcelo Moreira Rebouças

    Olá boa noite, estou encerrando agora minha faculdade, e acabei de ganhar um ipad2.
    Minhas principais necessidades atualmente é em relação a gráficos.
    Como faço para visualizar gráficos, elaborar, manter, editar gráficos dentro do word ou excel?
    Grato.

    • Paz

      Marcelo, para fazer isso provavelmente vc vai precisar de um aplicativo pago, como o Documents To Go, ou parecido.

  • Paz

    Bem, Maíra, infelizmente isso pode acontecer com qualquer arquivo. Melhor é fazer um contato com o desenvolvedor (a Bytesquare).

    http://www.bytesquared.com/contact-info

    Boa sorte!!

  • Paz

    Prof., primeiro é preciso saber se o tablet tem uma saída HDMI. Aí, se o projetor tiver uma entrada HDMI é só fazer a conexão através de um cabo.
    Mas se o projetor não tiver entrada HDMI, só comprando um conversor HDMI/VGA.
    Obs: é preciso conferir – com o fabricante – o conversor correto para cada modelo de tablet.

  • .Fernanda

    Olá Paz. Comprei um ipad 2 e estou apanhando horrores dele. Já baixei um monte de programas mas nenhum ainda faz o que eu quero.
    Gostaria de saber qual programa devo usar para fazer o seguinte: Gostaria de poder editar um texto word recebido por e-mai e armazená-lo no i pad. Gostaria também de poder armazena-lo para poder editá-lo e abri-lo sem o uso da internet

    • Paz

      Fernanda, vamos lá…
      Para fazer isso, existem várias opções, a maioria aplicativos pagos, como o Pages (mais simples) e Documents to Go (mais completo).
      Mas, veja bem, esses aplicativos para edição de texto do iPad tem menos recursos do que o Word original. Assim, vc talvez perca alguma formatação quando abrir o arquivo no iPad.

  • Alexandrechazan

    O Documents Togo lê automaticamente os arquivos do Offce Microsoft ou precisa de transferência como o numbers?
    Grato

    • Paz

      Alexandre, o DoToGo abre estes arquivos diretamente. Isso não quer dizer que você vai conseguir abri-lo com toda a formatação original, principalmente se for um documento com muitos índices, indexações, etc.

  • Alexandrechazan

    O Documents Togo lê automaticamente os arquivos do Offce Microsoft ou precisa de transferência como o numbers?
    Grato

    • Paz

      Alexandre, o DoToGo abre estes arquivos diretamente. Isso não quer dizer que você vai conseguir abri-lo com toda a formatação original, principalmente se for um documento com muitos índices, indexações, etc.

  • Thaisa

    oi paz. vou comprar um ipad 2 e gostaria de saber algumas coisas: se
    alguém mandar um documento p meu email, seja em word, excel, power
    point,pdf, tem como abrir esses emails?

    • Paz

      Oi Thaisa, desculpa a demora mas por um erro teu comentário entrou como spam (infelizmente tenho que manter isso pois recebo muito lixo comercial).
      Já comprou o iPad??? Bem acho que sim, mas se ainda não a resposta é: dá sim, o iPad abre estes arquivos. Talvez não mantenha toda a configuração, quando for um documento de word, excel ou power point.
      Um abç.

  • Irllas

    olá, estou com ipad 2 e baixei o microsoft word 2010, não estou sabendo
    usá-lo, onde pego informações? baixei ele fica lá nos meus aplicativos
    porém achei que era como no pc normal que abrimos o word e seguimos em
    frente.

    agradeço se puderem me ajudar obrigada

  • fernanda

    Oi, Paz

    Me parece que te achar foi um “achado”.

    Estou tentando instalar o Pages no meu IPad e vem a mensagem que o
    aplicativo nao é compatível e que requer atualização de software 5.1 do
    iPhone.

    Achei estranho, não só por ser uma atualização de iPhone, mas também
    porque tal aplicativo se chama Secrets for iPhone – Tips and Tricks.

    Alguma dica?

    Já agradeço.

    • Paz

      Mizifio, suncê pitô o fumo que passarim num fuma? Sei a resposta não, Fernanda…

      • fernanda

         Nossa, Paz! Não me tire as esperanças.

        Se alguém pitô esse fumo aí foi o meu iPad, eu tô fora.

        Tem algum oráculo pra indicar?

        Grata.

        • Eduardo

           Oi, Fernanda. Me parece que você e confundiu e comprou/baixou o
          aplicativo errado. Cuide para comprar o Pages, o aplicativo cujo link é
          uma caneta tinteiro dentro de um vidro azul hehehe. Cuide também que
          existe duas versões, uma para iPhone e outra para iPad.

          Abraço!

          • Fernanda

            Foi esse app mesmo que eu estava tentando baixar.

            No final, sincronizei tudo de novo e acabei conseguindo. Valeu a resposta de qualquer jeito.

  • Sussuarana

    PAZ, parabéns pelo post, aliás por todos os seus posts, que sempre são muito elucidativos.

    Estou nas vésperas de adquirir um iPad2 com Wi-Fi, 3G e 64Gb. Minha
    intenção é usar o equipamento em campo, para colher informações e
    preencher planilhas excel pré-configuradas em PC, e editar arquivos Word
    em geral. Ainda estou na dúvida sobre a possibilidade de usar o iPad2
    para este procedimento (não quero e não vou usar jailbreak).

    Então, de forma “oficial” há alguma solução para o meu caso? É possível
    criar arquivos do formato word no iPad (ainda que com outros programas) e
    depois abrí-los sem maiores problemas num PC? E da mesma forma, é
    possível de alguma maneira, ainda que com outros programas, ter uma
    planilha excel criada em PC, abrí-la num iPad2 para lançar dados?

    Basicamente, o que preciso com o iPad2 é isso: criar documentos que
    possam ser lidos e editados posteriormente num PC (preferencialmente num
    formato Word) e abrir para lançar dados no iPad2, uma planilha excel
    criada em PC.

    Com relação ao envio dos arquivos de um para outro eu entendo que email
    seria a maneira mais fácil e tranquila, mas com relação aos arquivos
    (possibilidade de criar, editar, etc) ainda tenho dúvidas.

    Abraços

    • Paz

      Pô, Sussuarana, teu comentário ficou perdido aqui, desculpa mas foi um problema técnico…

      Vamos lá: o maior problema em editar documentos no Office e abrir no tablet é a possibilidade de perder algumas configurações, dependendo do aplicativo que vc usar.

      Agora, se fizer o contrário, ou seja, criar um documento no tablet, é quase certo que não vai perder nenhuma configuração ao abri-lo no PC.

  • Keroleen

    olá vc poderia me indicar um modelo que tenha a função de lê word, pdf, excel e etc, desses tablets mais em conta?

    • Paz

      Olha só: o que determina se um tablet pode ler word, excel, é o sistema operacional, e não o dispositivo em si. E todos leem.

  • Miguel

    Me ajudou muito as informações contidas aqui. Obrigado!

  • Marco Klasener

    Olá Paz, então existe sim um “word para Ipad”? Digo, eu poderei escrever
    textos no Ipad? Fazer um trabalho escolar ou algo assim?

    E se tiver
    como, ele já vem junto no Ipad 2 ou é necessario um aplicativo? Se for
    necessario um aplicativo qual vc recomendaria?

    • Paz

      Marco, olha só: na verdade não existe um Word mas sim outros programas que aceitam algumas das suas formatações originais.

      O iPad já vem com um editor de textos, no qual – acredito – dá para fazer o que você quer.

      O Word, para mim, é um programa superado, pesadão, com recursos inúteis que quase ninguém usa.

  • Patricia Flores

    Olá Paz, gostaria de saber o seguinte. Estou no Mail, querendo responder
    um e.mail para uma pessoa que me enviou uma mensagem e gostaria de
    acrescentar na mensagem um anexo de um documento que tenho salvo no Docs
    to Go. Tenho como fazer isso?

    Só estou conseguindo enviar um anexo indo primeiro no Docs to go e
    escolhendo enviar para poder enviar o anexo. Mas se quero responder a
    uma mensagem com anexo não consigo. Você saberia me ajudar?

    • Paz

      Oi Patrícia. Em princípio você deveria enviar qualquer anexo. Uma dica: faz alguns testes, mandando email com anexo para vc mesma.

  • Ricardo

    Tenho um tablet genérico sem marca e roda com android 2.2. Ele já veio
    carregado da fábrica Documents To Go (versão simples e também full).

    Consigo abrir praticamente todos os arquivos com as configurações
    originais preservadas, porém quando tento editar um documento word 97 do
    pendrive já previamente editado no PC, não consigo efetuar qualquer
    alteração nele, parece aqueles documentos que permite apenas a leitura.

    Toda vez que tento alterá-lo no meio de algum parágrafo, o cursor logo
    sobe até o topo, e o que é digitado apenas aparece de lá em diante. Se
    criar um novo documento a partir do tablet, ele escreve e salva
    normalmente. Como posso contornar este problema?

    Obrigado.

    • Paz

      Ricardo, para saber por que está acontecendo isso, primeiro é preciso que vc veja a configuração do arquivo (veja se ele está habilitado apenas para leitura).

  • marcia

    muito bom mesmo

  • Ciomar

    Muito bom.

  • Thaisa

    oi paz. vou comprar um ipad 2 e gostaria de saber algumas coisas: se
    alguém mandar um documento p meu email, seja em word, excel, power
    point,pdf, tem como abrir esses emails?

    • Paz

      Oi Thaisa, desculpa a demora mas por um erro teu comentário entrou como spam (infelizmente tenho que manter isso pois recebo muito lixo comercial).
      Já comprou o iPad??? Bem acho que sim, mas se ainda não a resposta é: dá sim, o iPad abre estes arquivos. Talvez não mantenha toda a configuração, quando for um documento de word, excel ou power point.
      Um abç.

  • Irllas

    olá, estou com ipad 2 e baixei o microsoft word 2010, não estou sabendo
    usá-lo, onde pego informações? baixei ele fica lá nos meus aplicativos
    porém achei que era como no pc normal que abrimos o word e seguimos em
    frente.

    agradeço se puderem me ajudar obrigada

  • fernanda

    Oi, Paz

    Me parece que te achar foi um "achado".

    Estou tentando instalar o Pages no meu IPad e vem a mensagem que o
    aplicativo nao é compatível e que requer atualização de software 5.1 do
    iPhone.

    Achei estranho, não só por ser uma atualização de iPhone, mas também
    porque tal aplicativo se chama Secrets for iPhone – Tips and Tricks.

    Alguma dica?

    Já agradeço.

    • Paz

      Mizifio, suncê pitô o fumo que passarim num fuma? Sei a resposta não, Fernanda…

      • fernanda

         Nossa, Paz! Não me tire as esperanças.

        Se alguém pitô esse fumo aí foi o meu iPad, eu tô fora.

        Tem algum oráculo pra indicar?

        Grata.

        • Eduardo

           Oi, Fernanda. Me parece que você e confundiu e comprou/baixou o
          aplicativo errado. Cuide para comprar o Pages, o aplicativo cujo link é
          uma caneta tinteiro dentro de um vidro azul hehehe. Cuide também que
          existe duas versões, uma para iPhone e outra para iPad.

          Abraço!

          • Fernanda

            Foi esse app mesmo que eu estava tentando baixar.

            No final, sincronizei tudo de novo e acabei conseguindo. Valeu a resposta de qualquer jeito.

  • Sussuarana

    PAZ, parabéns pelo post, aliás por todos os seus posts, que sempre são muito elucidativos.

    Estou nas vésperas de adquirir um iPad2 com Wi-Fi, 3G e 64Gb. Minha
    intenção é usar o equipamento em campo, para colher informações e
    preencher planilhas excel pré-configuradas em PC, e editar arquivos Word
    em geral. Ainda estou na dúvida sobre a possibilidade de usar o iPad2
    para este procedimento (não quero e não vou usar jailbreak).

    Então, de forma "oficial" há alguma solução para o meu caso? É possível
    criar arquivos do formato word no iPad (ainda que com outros programas) e
    depois abrí-los sem maiores problemas num PC? E da mesma forma, é
    possível de alguma maneira, ainda que com outros programas, ter uma
    planilha excel criada em PC, abrí-la num iPad2 para lançar dados?

    Basicamente, o que preciso com o iPad2 é isso: criar documentos que
    possam ser lidos e editados posteriormente num PC (preferencialmente num
    formato Word) e abrir para lançar dados no iPad2, uma planilha excel
    criada em PC.

    Com relação ao envio dos arquivos de um para outro eu entendo que email
    seria a maneira mais fácil e tranquila, mas com relação aos arquivos
    (possibilidade de criar, editar, etc) ainda tenho dúvidas.

    Abraços

    • Paz

      Pô, Sussuarana, teu comentário ficou perdido aqui, desculpa mas foi um problema técnico…

      Vamos lá: o maior problema em editar documentos no Office e abrir no tablet é a possibilidade de perder algumas configurações, dependendo do aplicativo que vc usar.

      Agora, se fizer o contrário, ou seja, criar um documento no tablet, é quase certo que não vai perder nenhuma configuração ao abri-lo no PC.

  • Keroleen

    olá vc poderia me indicar um modelo que tenha a função de lê word, pdf, excel e etc, desses tablets mais em conta?

    • Paz

      Olha só: o que determina se um tablet pode ler word, excel, é o sistema operacional, e não o dispositivo em si. E todos leem.

  • Miguel

    Me ajudou muito as informações contidas aqui. Obrigado!

  • Marco Klasener

    Olá Paz, então existe sim um "word para Ipad"? Digo, eu poderei escrever
    textos no Ipad? Fazer um trabalho escolar ou algo assim?

    E se tiver
    como, ele já vem junto no Ipad 2 ou é necessario um aplicativo? Se for
    necessario um aplicativo qual vc recomendaria?

    • Paz

      Marco, olha só: na verdade não existe um Word mas sim outros programas que aceitam algumas das suas formatações originais.

      O iPad já vem com um editor de textos, no qual – acredito – dá para fazer o que você quer.

      O Word, para mim, é um programa superado, pesadão, com recursos inúteis que quase ninguém usa.

  • Patricia Flores

    Olá Paz, gostaria de saber o seguinte. Estou no Mail, querendo responder
    um e.mail para uma pessoa que me enviou uma mensagem e gostaria de
    acrescentar na mensagem um anexo de um documento que tenho salvo no Docs
    to Go. Tenho como fazer isso?

    Só estou conseguindo enviar um anexo indo primeiro no Docs to go e
    escolhendo enviar para poder enviar o anexo. Mas se quero responder a
    uma mensagem com anexo não consigo. Você saberia me ajudar?

    • Paz

      Oi Patrícia. Em princípio você deveria enviar qualquer anexo. Uma dica: faz alguns testes, mandando email com anexo para vc mesma.

  • Ricardo

    Tenho um tablet genérico sem marca e roda com android 2.2. Ele já veio
    carregado da fábrica Documents To Go (versão simples e também full).

    Consigo abrir praticamente todos os arquivos com as configurações
    originais preservadas, porém quando tento editar um documento word 97 do
    pendrive já previamente editado no PC, não consigo efetuar qualquer
    alteração nele, parece aqueles documentos que permite apenas a leitura.

    Toda vez que tento alterá-lo no meio de algum parágrafo, o cursor logo
    sobe até o topo, e o que é digitado apenas aparece de lá em diante. Se
    criar um novo documento a partir do tablet, ele escreve e salva
    normalmente. Como posso contornar este problema?

    Obrigado.

    • Paz

      Ricardo, para saber por que está acontecendo isso, primeiro é preciso que vc veja a configuração do arquivo (veja se ele está habilitado apenas para leitura).

  • marcia

    muito bom mesmo

  • Ciomar

    Muito bom.