pesquisa_vendas_tablets

Vendas crescem e iPad perde 33% do mercado

Arte: Blog do Paz

Em 2010, o iPad manteve uma participação de 94% do mercado de tablets. Nada mais natural, já que o tablet da Apple quase não teve concorrentes neste período.

Assim, é improvável que alguém dentro da própria Apple acreditasse que este percentual permanecesse igual em 2011.

Obs: todos os dados a seguir são relativos ao segundo trimestre de cada ano. Fonte: Strategy Analytics

E foi o que aconteceu: a participação dos “Androids” no mercado dos tablets passou de 3% para 30%; enquanto o iPad baixou dos 94% para 61%. Uma queda de 33%.

Os “Androids” já atingiram a marca de 4,6 milhões tablets comercializados este ano (contra apenas 100 mil unidades, em 2010). Estas vendas vem de grandes fabricantes como Motorola, Samsung, Acer, Asus, etc; mas também se acredita que os tablets chineses tenham engordado em muito esta conta. Especialmente nos mercados asiáticos onde a Apple não possui uma rede de varejo muito forte (não existem dados precisos sobre estes mercados).

Vendas continuam aquecidas

Mesmo assim, estes resultados estão longe de significar um grande desastre comercial para a Apple, já que o iPad pulou de 3,3 milhões de unidades vendidas em 2010 para 9,3 milhões em 2011.

De acordo com Neil Mawston, diretor da empresa de pesquisas da Strategy Analytics, “nenhum fornecedor Android ainda oferece um modelo de sucesso para rivalizar com o iPad, e a demanda por produtos de muitos fornecedores Android permanece irregular.”

Mawston diz que apenas uma empresa poderia causar um “estrago” na venda de iPads: a Amazon, que prepara o lançamento de seu tablet, possivelmente ainda em 2011.

Não se pode esquecer que, além do Android, também cresceu a participação de tablets com outros sistemas operacionais QNX (Blackberry Playbook OS) e até do Windows 7 para tablets.

Previsões como o da International Data Corporation (IDC) indicam que sejam vendidos 53 milhões de tablets em 2011

Segundo especialistas, um grande problema para a venda de tablets dos fabricantes como a Samsung e a Motorola tem sido a relutância dos consumidores para se inscreverem nos planos (caros) das operadoras para os modelos 3G.

Participação no mercado dos sistemas operacionais (2º trim. 2011)

Vendas em milhões (2º trim. 2011)

///

Paz

J Paz Filho - Sou jornalista, trabalho na produção de conteúdo editorial e na criação, desenvolvimento e manutenção de websites - incluindo e-commerce. Tenho especialização em design gráfico na Unisinos e já fui editor de mais de uma dezena de jornais e revistas especializados. Faça um orçamento enviando uma mensagem no contato; ou por email.